As ciências sociais e a formação em ciência agronômica
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
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Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47962 |
Resumo: | O sentido educacional dominante, no ensino profissionalizante em ciência agronômica no Brasil, está na evidente associação entre desenvolvimento econômico e o grau de modernização da cultura e da estrutura social. Esta ideologia modernizadora continua por explicar o desenvolvimento com os termos "moderno" e "tradicional". Apesar do conhecimento, já bastante difundido, de que o uso indiscriminado destes conceitos aprofundou e gerou mais desigualdades na estrutura produtiva, o processo de formação de profissionais nesta área parece não ter superado a dicotomia contida nesta conceituação. As Universidades continuam exercendo forte papel de preservação dos pressupostos desta visão de mundo, à medida que utilizam a valorização da tecnologia dominante como forma de impor os profissionais, nela formados, ao mercado. Não se trata, aqui, de assumir uma posição favorável à concepção de uma nova técnica, enquanto representação de um novo projeto político, mas de reafirmar a necessidade de propor um perfil para estes profissionais, que comporte a formação de um senso crítico capaz de observar a adequação das diferentes soluções técnicas aos interesses imediatos dos produtores, nas várias situações vivenciadas.[...] |
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