Argumentação e produção de texto: desafios e possibilidades no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Bárbara Olímpia Ramos de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Fontinele, Simone Rego
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52900
Resumo: This paper is based on Linguistic studies and aims to analyze the argumentative sequence in texts produced by students in the senior year of high school in a public school of Teresina, Brazil, following the application of a didactic sequence. Regarding the methodological procedures, this is a documental study of analytical, descriptive and quantitative aspects. The methodological part of the investigation was supported by the application of the didactic sequence procedure, proposed by Schneuwly, Dolz and Noverraz and adapted by Costa-Hubes and Simioni. Initial and final productions consisted of essay proposals from the Brazilian National High School Exam (Exame Nacional do Ensino Médio – Enem) 2014 e 2015. The theoretical support was primarily based on Bakhtin, Schneuwly, Dolz and Noverraz and Adam. After the didactic sequence intervention, a data analysis was performed. The texts were analyzed considering the argumentative sequence category proposed by Adam. The analysis of 30 texts produced by 15 students revealed that the final production results were better than those of initial production. As a conclusion, the difficulties faced by the students in the initial production concerning the act of writing could be overcome through the application of the didactic sequence adequately situated in relation to the established theoretical and methodological purposes.
id UFC-7_f41d1c637a77914ed0b4a5a3ae02cf23
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/52900
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Argumentação e produção de texto: desafios e possibilidades no Ensino MédioArgumentation and text production: Challenges and possibilities in high schoolEnsino da escritaArgumentaçãoGênero artigo de opinião.Sequência didática – SDThis paper is based on Linguistic studies and aims to analyze the argumentative sequence in texts produced by students in the senior year of high school in a public school of Teresina, Brazil, following the application of a didactic sequence. Regarding the methodological procedures, this is a documental study of analytical, descriptive and quantitative aspects. The methodological part of the investigation was supported by the application of the didactic sequence procedure, proposed by Schneuwly, Dolz and Noverraz and adapted by Costa-Hubes and Simioni. Initial and final productions consisted of essay proposals from the Brazilian National High School Exam (Exame Nacional do Ensino Médio – Enem) 2014 e 2015. The theoretical support was primarily based on Bakhtin, Schneuwly, Dolz and Noverraz and Adam. After the didactic sequence intervention, a data analysis was performed. The texts were analyzed considering the argumentative sequence category proposed by Adam. The analysis of 30 texts produced by 15 students revealed that the final production results were better than those of initial production. As a conclusion, the difficulties faced by the students in the initial production concerning the act of writing could be overcome through the application of the didactic sequence adequately situated in relation to the established theoretical and methodological purposes.Este trabalho fundamenta-se em estudos da Linguística, objetivando analisar a sequência argumentativa em textos produzidos por alunos matriculados no 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Teresina-PI, após aplicação de uma sequência didática – SD. Em relação aos procedimentos metodológicos, a pesquisa constitui-se como estudo documental de cunho analítico, descritivo e quantitativo. A parte metodológica da investigação ocorreu com o apoio da aplicação do procedimento SD, proposto por Schneuwly, Dolz e Noverraz e a adaptação a partir de Costa-Hubes e Simioni. Foram aplicadas como propostas de produção inicial e final aos alunos as redações do ENEM (2014 e 2015). O referencial teórico concentra-se em Bakhtin, Schneuwly et al. e Adam, principalmente. Após a intervenção com a aplicação da SD, partiu-se para a fase de análise dos dados. Nesta etapa, os textos foram analisados considerando a categoria da sequência argumentativa proposta por Adam. A análise dos 30 textos elaborados pelos 15 alunos revelou que os resultados da produção final foram melhores do que aqueles da produção inicial. Constatou-se também que as dificuldades enfrentadas pelos alunos na produção inicial, referentes ao ato de escrever, podem ser superadas através da aplicação da sequência didática adequadamente situada em relação aos propósitos teórico-metodológicos.Revista Calidoscópio2020-07-14T09:39:47Z2020-07-14T09:39:47Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMELO, Bárbara Olímpia Ramos de; FONTINELE, Simone Rego. Argumentação e produção de texto: desafios e possibilidades no Ensino Médio. Revista Calidoscópio, São Leopoldo (RS), v. 15, n. 3, p. 477-489, set./dez. 2017.2177-6202http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52900Melo, Bárbara Olímpia Ramos deFontinele, Simone Regoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-17T13:32:57Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/52900Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:59:05.383491Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Argumentação e produção de texto: desafios e possibilidades no Ensino Médio
Argumentation and text production: Challenges and possibilities in high school
title Argumentação e produção de texto: desafios e possibilidades no Ensino Médio
spellingShingle Argumentação e produção de texto: desafios e possibilidades no Ensino Médio
Melo, Bárbara Olímpia Ramos de
Ensino da escrita
Argumentação
Gênero artigo de opinião.
Sequência didática – SD
title_short Argumentação e produção de texto: desafios e possibilidades no Ensino Médio
title_full Argumentação e produção de texto: desafios e possibilidades no Ensino Médio
title_fullStr Argumentação e produção de texto: desafios e possibilidades no Ensino Médio
title_full_unstemmed Argumentação e produção de texto: desafios e possibilidades no Ensino Médio
title_sort Argumentação e produção de texto: desafios e possibilidades no Ensino Médio
author Melo, Bárbara Olímpia Ramos de
author_facet Melo, Bárbara Olímpia Ramos de
Fontinele, Simone Rego
author_role author
author2 Fontinele, Simone Rego
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Bárbara Olímpia Ramos de
Fontinele, Simone Rego
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da escrita
Argumentação
Gênero artigo de opinião.
Sequência didática – SD
topic Ensino da escrita
Argumentação
Gênero artigo de opinião.
Sequência didática – SD
description This paper is based on Linguistic studies and aims to analyze the argumentative sequence in texts produced by students in the senior year of high school in a public school of Teresina, Brazil, following the application of a didactic sequence. Regarding the methodological procedures, this is a documental study of analytical, descriptive and quantitative aspects. The methodological part of the investigation was supported by the application of the didactic sequence procedure, proposed by Schneuwly, Dolz and Noverraz and adapted by Costa-Hubes and Simioni. Initial and final productions consisted of essay proposals from the Brazilian National High School Exam (Exame Nacional do Ensino Médio – Enem) 2014 e 2015. The theoretical support was primarily based on Bakhtin, Schneuwly, Dolz and Noverraz and Adam. After the didactic sequence intervention, a data analysis was performed. The texts were analyzed considering the argumentative sequence category proposed by Adam. The analysis of 30 texts produced by 15 students revealed that the final production results were better than those of initial production. As a conclusion, the difficulties faced by the students in the initial production concerning the act of writing could be overcome through the application of the didactic sequence adequately situated in relation to the established theoretical and methodological purposes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2020-07-14T09:39:47Z
2020-07-14T09:39:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MELO, Bárbara Olímpia Ramos de; FONTINELE, Simone Rego. Argumentação e produção de texto: desafios e possibilidades no Ensino Médio. Revista Calidoscópio, São Leopoldo (RS), v. 15, n. 3, p. 477-489, set./dez. 2017.
2177-6202
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52900
identifier_str_mv MELO, Bárbara Olímpia Ramos de; FONTINELE, Simone Rego. Argumentação e produção de texto: desafios e possibilidades no Ensino Médio. Revista Calidoscópio, São Leopoldo (RS), v. 15, n. 3, p. 477-489, set./dez. 2017.
2177-6202
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Calidoscópio
publisher.none.fl_str_mv Revista Calidoscópio
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029022429347840