Integração de atividades de educação em ciências utilizando TIC: uma experiência na Formação Continuada de Educadores do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Júlio Wilson
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Valente, José Armando, Freitas, Daniel Barros de, Martins, Daniel Gadelha, Santos, Maria José Costa dos
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22686
Resumo: RIBEIRO, Júlio Wilson; VALENTE, José Armando; FREITAS, Daniel Barros de; MARTINS, Daniel Gadelha; SANTOS, Maria José Costa dos. Integração de atividades de educação em ciências utilizando TIC: uma experiência na Formação Continuada de Educadores do Ensino Médio. In: SEMINÁRIO WEB CURRÍCULO USP-SP, 1, 2008, São Paulo. Anais ... São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), 2008, 10p.
id UFC-7_f5062c3927e77b0baaf41bf6b613f3ff
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/22686
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Integração de atividades de educação em ciências utilizando TIC: uma experiência na Formação Continuada de Educadores do Ensino MédioCurrículo de CiênciasTICExperimentação CientíficaFormação de ProfessoresRIBEIRO, Júlio Wilson; VALENTE, José Armando; FREITAS, Daniel Barros de; MARTINS, Daniel Gadelha; SANTOS, Maria José Costa dos. Integração de atividades de educação em ciências utilizando TIC: uma experiência na Formação Continuada de Educadores do Ensino Médio. In: SEMINÁRIO WEB CURRÍCULO USP-SP, 1, 2008, São Paulo. Anais ... São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), 2008, 10p.São questionados cenários da fragilidade do ensino médio brasileiro nas áreas de ciências e reflexos decorrentes na escola. Para reverter o quadro, se promove uma reflexão, argumentando que o uso das TIC e laboratório de experimentação científica podem ser trabalhados, adotando-se novos olhares pedagógicos. Porém, tais estratégias para serem implantadas na escola demandariam mudanças nas propostas curriculares, visando se adequar novos cenários educacionais. Para obter um relato de experiência, foi concebida e realizada uma formação a distância, para professores-alunos da rede escolar cearense, objetivando promover mudanças de visão pedagógica, através de uma aplicação relacionada ao uso em sala de aula do computador como ferramenta de auxílio pedagógico à realização de práticas laboratoriais de ciências e integração de atividades de ciências. Para tanto, foram disponibilizados conteúdos de eletricidade, via o AVA TELEDUC/PUC-SP, onde ocorreu um processo de aprendizagem telecolaborativa. Num momento final da formação, foi promovida a realização de uma atividade presencial de experimentação científica, tratando do tema circuitos de resistores elétricos. Equipes de professoresalunos executaram os procedimentos experimentais colaborativamente, onde foram vivenciadas e maturadas situações de aprendizagem significativa. Finalmente um software educacional de simulação foi utilizado interativamente e reproduziu as situações de aprendizagem anteriormente trabalhadas.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)2017-05-10T16:55:38Z2017-05-10T16:55:38Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfRibeiro, J. W.; Valente, J. A.; Freitas, D. B.; Martins, D. G.; Santos, M. J. C. (2008)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22686Ribeiro, Júlio WilsonValente, José ArmandoFreitas, Daniel Barros deMartins, Daniel GadelhaSantos, Maria José Costa dosporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:27:58Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/22686Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:45:35.913552Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Integração de atividades de educação em ciências utilizando TIC: uma experiência na Formação Continuada de Educadores do Ensino Médio
title Integração de atividades de educação em ciências utilizando TIC: uma experiência na Formação Continuada de Educadores do Ensino Médio
spellingShingle Integração de atividades de educação em ciências utilizando TIC: uma experiência na Formação Continuada de Educadores do Ensino Médio
Ribeiro, Júlio Wilson
Currículo de Ciências
TIC
Experimentação Científica
Formação de Professores
title_short Integração de atividades de educação em ciências utilizando TIC: uma experiência na Formação Continuada de Educadores do Ensino Médio
title_full Integração de atividades de educação em ciências utilizando TIC: uma experiência na Formação Continuada de Educadores do Ensino Médio
title_fullStr Integração de atividades de educação em ciências utilizando TIC: uma experiência na Formação Continuada de Educadores do Ensino Médio
title_full_unstemmed Integração de atividades de educação em ciências utilizando TIC: uma experiência na Formação Continuada de Educadores do Ensino Médio
title_sort Integração de atividades de educação em ciências utilizando TIC: uma experiência na Formação Continuada de Educadores do Ensino Médio
author Ribeiro, Júlio Wilson
author_facet Ribeiro, Júlio Wilson
Valente, José Armando
Freitas, Daniel Barros de
Martins, Daniel Gadelha
Santos, Maria José Costa dos
author_role author
author2 Valente, José Armando
Freitas, Daniel Barros de
Martins, Daniel Gadelha
Santos, Maria José Costa dos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Júlio Wilson
Valente, José Armando
Freitas, Daniel Barros de
Martins, Daniel Gadelha
Santos, Maria José Costa dos
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo de Ciências
TIC
Experimentação Científica
Formação de Professores
topic Currículo de Ciências
TIC
Experimentação Científica
Formação de Professores
description RIBEIRO, Júlio Wilson; VALENTE, José Armando; FREITAS, Daniel Barros de; MARTINS, Daniel Gadelha; SANTOS, Maria José Costa dos. Integração de atividades de educação em ciências utilizando TIC: uma experiência na Formação Continuada de Educadores do Ensino Médio. In: SEMINÁRIO WEB CURRÍCULO USP-SP, 1, 2008, São Paulo. Anais ... São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), 2008, 10p.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2017-05-10T16:55:38Z
2017-05-10T16:55:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Ribeiro, J. W.; Valente, J. A.; Freitas, D. B.; Martins, D. G.; Santos, M. J. C. (2008)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22686
identifier_str_mv Ribeiro, J. W.; Valente, J. A.; Freitas, D. B.; Martins, D. G.; Santos, M. J. C. (2008)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22686
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028935230816256