Transbordar o cinema: anotações sobre imagem, ficção e práticas moradoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Érico Araújo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33313
Resumo: This paper is triggered by the desire to consider the aesthetic experience from an intimate contamination with social and political life. We try to raise theoretical and methodological observations about the connective relation of the image with some forces that exceed it. We work with the notion of ‘return’ to think, on the one hand, about how a film returns to the filmed people and, on the other, how it moves towards the spectator. Our scope is a recent Brazilian production that requests expressive resources from fiction to narrate experiences intimately connected to life. This fictional strategy is placed here as a fundamental possibility of engagement of the people faced by filmic writing. The analysis is dedicated to the films “A vizinhança do tigre” (“The Hidden Tiger”, by Affonso Uchoa, 2014) and “Branco sai preto fica” (“White out, Black In”, by Adirley Queirós, 2014).
id UFC-7_f65aa98460552912a483ef8bed848972
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/33313
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Transbordar o cinema: anotações sobre imagem, ficção e práticas moradorasDevoluçãoPolíticaFicçãoThis paper is triggered by the desire to consider the aesthetic experience from an intimate contamination with social and political life. We try to raise theoretical and methodological observations about the connective relation of the image with some forces that exceed it. We work with the notion of ‘return’ to think, on the one hand, about how a film returns to the filmed people and, on the other, how it moves towards the spectator. Our scope is a recent Brazilian production that requests expressive resources from fiction to narrate experiences intimately connected to life. This fictional strategy is placed here as a fundamental possibility of engagement of the people faced by filmic writing. The analysis is dedicated to the films “A vizinhança do tigre” (“The Hidden Tiger”, by Affonso Uchoa, 2014) and “Branco sai preto fica” (“White out, Black In”, by Adirley Queirós, 2014).Este artigo parte do desejo em considerar a experiência estética a partir de uma íntima contaminação com a vida social e política. Tentamos levantar algumas observações teórico-metodológicas sobre a relação conectiva da imagem com algumas forças que a excedem. Trabalhamos com a noção de devolução, para pensar, de um lado, como um filme se devolve aos sujeitos filmados e, de outro, como ele se desloca rumo ao espectador. Nosso escopo é uma produção brasileira recente que solicita recursos expressivos da ficção para narrar experiências intimamente ligadas ao vivido. Essa estratégia ficcional se insere aqui como uma possibilidade fundamental de engajamento dos sujeitos interpelados pela escritura do filme. No que tange à análise, nos dedicamos aos filmes “A vizinhança do tigre” (Affonso Uchoa, 2014) e “Branco sai preto fica” (Adirley Queirós, 2014).Vazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes2018-06-29T12:34:55Z2018-06-29T12:34:55Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLIMA, Érico Araújo. Transbordar o cinema: anotações sobre imagem, ficção e práticas moradoras. Vazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 151-168, 2017.2594-5491http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33313Lima, Érico Araújoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-27T19:46:21Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/33313Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2020-05-27T19:46:21Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Transbordar o cinema: anotações sobre imagem, ficção e práticas moradoras
title Transbordar o cinema: anotações sobre imagem, ficção e práticas moradoras
spellingShingle Transbordar o cinema: anotações sobre imagem, ficção e práticas moradoras
Lima, Érico Araújo
Devolução
Política
Ficção
title_short Transbordar o cinema: anotações sobre imagem, ficção e práticas moradoras
title_full Transbordar o cinema: anotações sobre imagem, ficção e práticas moradoras
title_fullStr Transbordar o cinema: anotações sobre imagem, ficção e práticas moradoras
title_full_unstemmed Transbordar o cinema: anotações sobre imagem, ficção e práticas moradoras
title_sort Transbordar o cinema: anotações sobre imagem, ficção e práticas moradoras
author Lima, Érico Araújo
author_facet Lima, Érico Araújo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Érico Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Devolução
Política
Ficção
topic Devolução
Política
Ficção
description This paper is triggered by the desire to consider the aesthetic experience from an intimate contamination with social and political life. We try to raise theoretical and methodological observations about the connective relation of the image with some forces that exceed it. We work with the notion of ‘return’ to think, on the one hand, about how a film returns to the filmed people and, on the other, how it moves towards the spectator. Our scope is a recent Brazilian production that requests expressive resources from fiction to narrate experiences intimately connected to life. This fictional strategy is placed here as a fundamental possibility of engagement of the people faced by filmic writing. The analysis is dedicated to the films “A vizinhança do tigre” (“The Hidden Tiger”, by Affonso Uchoa, 2014) and “Branco sai preto fica” (“White out, Black In”, by Adirley Queirós, 2014).
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-06-29T12:34:55Z
2018-06-29T12:34:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Érico Araújo. Transbordar o cinema: anotações sobre imagem, ficção e práticas moradoras. Vazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 151-168, 2017.
2594-5491
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33313
identifier_str_mv LIMA, Érico Araújo. Transbordar o cinema: anotações sobre imagem, ficção e práticas moradoras. Vazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 151-168, 2017.
2594-5491
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Vazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes
publisher.none.fl_str_mv Vazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1825332238241234944