Transbordar o cinema: anotações sobre imagem, ficção e práticas moradoras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33313 |
Resumo: | This paper is triggered by the desire to consider the aesthetic experience from an intimate contamination with social and political life. We try to raise theoretical and methodological observations about the connective relation of the image with some forces that exceed it. We work with the notion of ‘return’ to think, on the one hand, about how a film returns to the filmed people and, on the other, how it moves towards the spectator. Our scope is a recent Brazilian production that requests expressive resources from fiction to narrate experiences intimately connected to life. This fictional strategy is placed here as a fundamental possibility of engagement of the people faced by filmic writing. The analysis is dedicated to the films “A vizinhança do tigre” (“The Hidden Tiger”, by Affonso Uchoa, 2014) and “Branco sai preto fica” (“White out, Black In”, by Adirley Queirós, 2014). |
id |
UFC-7_f65aa98460552912a483ef8bed848972 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/33313 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Transbordar o cinema: anotações sobre imagem, ficção e práticas moradorasDevoluçãoPolíticaFicçãoThis paper is triggered by the desire to consider the aesthetic experience from an intimate contamination with social and political life. We try to raise theoretical and methodological observations about the connective relation of the image with some forces that exceed it. We work with the notion of ‘return’ to think, on the one hand, about how a film returns to the filmed people and, on the other, how it moves towards the spectator. Our scope is a recent Brazilian production that requests expressive resources from fiction to narrate experiences intimately connected to life. This fictional strategy is placed here as a fundamental possibility of engagement of the people faced by filmic writing. The analysis is dedicated to the films “A vizinhança do tigre” (“The Hidden Tiger”, by Affonso Uchoa, 2014) and “Branco sai preto fica” (“White out, Black In”, by Adirley Queirós, 2014).Este artigo parte do desejo em considerar a experiência estética a partir de uma íntima contaminação com a vida social e política. Tentamos levantar algumas observações teórico-metodológicas sobre a relação conectiva da imagem com algumas forças que a excedem. Trabalhamos com a noção de devolução, para pensar, de um lado, como um filme se devolve aos sujeitos filmados e, de outro, como ele se desloca rumo ao espectador. Nosso escopo é uma produção brasileira recente que solicita recursos expressivos da ficção para narrar experiências intimamente ligadas ao vivido. Essa estratégia ficcional se insere aqui como uma possibilidade fundamental de engajamento dos sujeitos interpelados pela escritura do filme. No que tange à análise, nos dedicamos aos filmes “A vizinhança do tigre” (Affonso Uchoa, 2014) e “Branco sai preto fica” (Adirley Queirós, 2014).Vazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes2018-06-29T12:34:55Z2018-06-29T12:34:55Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLIMA, Érico Araújo. Transbordar o cinema: anotações sobre imagem, ficção e práticas moradoras. Vazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 151-168, 2017.2594-5491http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33313Lima, Érico Araújoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-27T19:46:21Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/33313Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2020-05-27T19:46:21Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transbordar o cinema: anotações sobre imagem, ficção e práticas moradoras |
title |
Transbordar o cinema: anotações sobre imagem, ficção e práticas moradoras |
spellingShingle |
Transbordar o cinema: anotações sobre imagem, ficção e práticas moradoras Lima, Érico Araújo Devolução Política Ficção |
title_short |
Transbordar o cinema: anotações sobre imagem, ficção e práticas moradoras |
title_full |
Transbordar o cinema: anotações sobre imagem, ficção e práticas moradoras |
title_fullStr |
Transbordar o cinema: anotações sobre imagem, ficção e práticas moradoras |
title_full_unstemmed |
Transbordar o cinema: anotações sobre imagem, ficção e práticas moradoras |
title_sort |
Transbordar o cinema: anotações sobre imagem, ficção e práticas moradoras |
author |
Lima, Érico Araújo |
author_facet |
Lima, Érico Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Érico Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Devolução Política Ficção |
topic |
Devolução Política Ficção |
description |
This paper is triggered by the desire to consider the aesthetic experience from an intimate contamination with social and political life. We try to raise theoretical and methodological observations about the connective relation of the image with some forces that exceed it. We work with the notion of ‘return’ to think, on the one hand, about how a film returns to the filmed people and, on the other, how it moves towards the spectator. Our scope is a recent Brazilian production that requests expressive resources from fiction to narrate experiences intimately connected to life. This fictional strategy is placed here as a fundamental possibility of engagement of the people faced by filmic writing. The analysis is dedicated to the films “A vizinhança do tigre” (“The Hidden Tiger”, by Affonso Uchoa, 2014) and “Branco sai preto fica” (“White out, Black In”, by Adirley Queirós, 2014). |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2018-06-29T12:34:55Z 2018-06-29T12:34:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LIMA, Érico Araújo. Transbordar o cinema: anotações sobre imagem, ficção e práticas moradoras. Vazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 151-168, 2017. 2594-5491 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33313 |
identifier_str_mv |
LIMA, Érico Araújo. Transbordar o cinema: anotações sobre imagem, ficção e práticas moradoras. Vazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 151-168, 2017. 2594-5491 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33313 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Vazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Vazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1825332238241234944 |