A importância da biologia para a formação da cidadania

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marrul, Bruno Simão Abu
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44375
Resumo: O presente trabalho busca apresentar as vivências realizadas durante o estágio supervisionado e as consequentes reflexões sobre o mesmo. Na escola onde realizei o estágio, o professor de ciências era licenciado em química e por esse motivo, não ministrava os conteúdos de biologia. Em momentos de orientação foi discutido o déficit que a falta de conteúdos e discussões de caráter biológico causaria na formação científica e cidadã dos estudantes. Decidimos então realizar um projeto que teria como objetivo proporcionar aos estudantes uma base crítica sobre como a ciência se constitui e trabalha, focando no estudo da vida, sensibilizando-os assim para uma visão de mundo mais naturalista, deixando de lado superstições e tabus que prejudicam suas vidas e a dos demais. Essa tomada de consciência em direção à uma convivência mais saudável em sociedade não é objetivo banal. No entanto, é importante refletirmos sobre alguns autores que nos convocam a sermos críticos ao conceito de cidadania que é empregado pelos órgãos e documentos governamentais. A noção de cidadania burguesa, direcionada à formação de capital humano, necessita de um ensino mecanicista e acrítico, excessivamente conteudista, relegando muitas vezes a educação cidadã ao ambiente privado, distantes dos professores de ciência. Distância essa que acaba por silenciar alguns debates de fundamental importância, causando assim uma educação científica precária para uma noção de cidadania que vai além da perspectiva do capital.
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