Educação para a cidadania e o ensino médio: uma revisão teórica/ Citizenship education and higher education: a theoretical review
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5195 |
Resumo: | Cidadania é um conceito em constante evolução, não podendo ser considerado único e estanque. A ampliação de seu conteúdo cada vez mais demanda dos cidadãos capacidade crítica participação e informação. Buscou-se neste artigo através de pesquisa bibliográfica visitar conceitos de cidadania e a sua relação com a educação, tendo como ponto de referência a inserção de práticas educativas sobre noções de direito no Ensino Médio. Foi possível identificar na literatura que a escola pode ser considerada um dos fios condutores para o exercício da cidadania ao contribuir com a formação de sujeitos participativos, informados e com um senso crítico diante dos acontecimentos sociais, e que a aprendizagem sobre noções de direito contribui de forma expressiva para efetivação da cidadania. |
id |
VERACRUZ-0_53ad5c06e7c7876c5fa12f9db3bbd3c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5195 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação para a cidadania e o ensino médio: uma revisão teórica/ Citizenship education and higher education: a theoretical reviewEducação para a Cidadania. Noções de Direito. Ensino Médio. Cidadania.Cidadania é um conceito em constante evolução, não podendo ser considerado único e estanque. A ampliação de seu conteúdo cada vez mais demanda dos cidadãos capacidade crítica participação e informação. Buscou-se neste artigo através de pesquisa bibliográfica visitar conceitos de cidadania e a sua relação com a educação, tendo como ponto de referência a inserção de práticas educativas sobre noções de direito no Ensino Médio. Foi possível identificar na literatura que a escola pode ser considerada um dos fios condutores para o exercício da cidadania ao contribuir com a formação de sujeitos participativos, informados e com um senso crítico diante dos acontecimentos sociais, e que a aprendizagem sobre noções de direito contribui de forma expressiva para efetivação da cidadania. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/519510.34117/bjdv5n12-073Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 29077-29096Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 29077-29096Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 29077-290962525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5195/4746Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Aline LoredaneFigueiredo, Frederico de Carvalho2021-07-15T20:44:47Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5195Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:12.175260Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação para a cidadania e o ensino médio: uma revisão teórica/ Citizenship education and higher education: a theoretical review |
title |
Educação para a cidadania e o ensino médio: uma revisão teórica/ Citizenship education and higher education: a theoretical review |
spellingShingle |
Educação para a cidadania e o ensino médio: uma revisão teórica/ Citizenship education and higher education: a theoretical review Gonçalves, Aline Loredane Educação para a Cidadania. Noções de Direito. Ensino Médio. Cidadania. |
title_short |
Educação para a cidadania e o ensino médio: uma revisão teórica/ Citizenship education and higher education: a theoretical review |
title_full |
Educação para a cidadania e o ensino médio: uma revisão teórica/ Citizenship education and higher education: a theoretical review |
title_fullStr |
Educação para a cidadania e o ensino médio: uma revisão teórica/ Citizenship education and higher education: a theoretical review |
title_full_unstemmed |
Educação para a cidadania e o ensino médio: uma revisão teórica/ Citizenship education and higher education: a theoretical review |
title_sort |
Educação para a cidadania e o ensino médio: uma revisão teórica/ Citizenship education and higher education: a theoretical review |
author |
Gonçalves, Aline Loredane |
author_facet |
Gonçalves, Aline Loredane Figueiredo, Frederico de Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Figueiredo, Frederico de Carvalho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Aline Loredane Figueiredo, Frederico de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação para a Cidadania. Noções de Direito. Ensino Médio. Cidadania. |
topic |
Educação para a Cidadania. Noções de Direito. Ensino Médio. Cidadania. |
description |
Cidadania é um conceito em constante evolução, não podendo ser considerado único e estanque. A ampliação de seu conteúdo cada vez mais demanda dos cidadãos capacidade crítica participação e informação. Buscou-se neste artigo através de pesquisa bibliográfica visitar conceitos de cidadania e a sua relação com a educação, tendo como ponto de referência a inserção de práticas educativas sobre noções de direito no Ensino Médio. Foi possível identificar na literatura que a escola pode ser considerada um dos fios condutores para o exercício da cidadania ao contribuir com a formação de sujeitos participativos, informados e com um senso crítico diante dos acontecimentos sociais, e que a aprendizagem sobre noções de direito contribui de forma expressiva para efetivação da cidadania. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5195 10.34117/bjdv5n12-073 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5195 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n12-073 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5195/4746 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 29077-29096 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 29077-29096 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 29077-29096 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645432505499648 |