Educação para a cidadania e o ensino médio: uma revisão teórica/ Citizenship education and higher education: a theoretical review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Aline Loredane
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Figueiredo, Frederico de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5195
Resumo: Cidadania é um conceito em constante evolução, não podendo ser considerado único e estanque. A ampliação de seu conteúdo cada vez mais demanda dos cidadãos capacidade crítica participação e informação. Buscou-se neste artigo através de pesquisa bibliográfica visitar conceitos de cidadania e a sua relação com a educação, tendo como ponto de referência a inserção de práticas educativas sobre noções de direito no Ensino Médio. Foi possível identificar na literatura que a escola pode ser considerada um dos fios condutores para o exercício da cidadania ao contribuir com a formação de sujeitos participativos, informados e com um senso crítico diante dos acontecimentos sociais, e que a aprendizagem sobre noções de direito contribui de forma expressiva para efetivação da cidadania.
id VERACRUZ-0_53ad5c06e7c7876c5fa12f9db3bbd3c7
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5195
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Educação para a cidadania e o ensino médio: uma revisão teórica/ Citizenship education and higher education: a theoretical reviewEducação para a Cidadania. Noções de Direito. Ensino Médio. Cidadania.Cidadania é um conceito em constante evolução, não podendo ser considerado único e estanque. A ampliação de seu conteúdo cada vez mais demanda dos cidadãos capacidade crítica participação e informação. Buscou-se neste artigo através de pesquisa bibliográfica visitar conceitos de cidadania e a sua relação com a educação, tendo como ponto de referência a inserção de práticas educativas sobre noções de direito no Ensino Médio. Foi possível identificar na literatura que a escola pode ser considerada um dos fios condutores para o exercício da cidadania ao contribuir com a formação de sujeitos participativos, informados e com um senso crítico diante dos acontecimentos sociais, e que a aprendizagem sobre noções de direito contribui de forma expressiva para efetivação da cidadania. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/519510.34117/bjdv5n12-073Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 29077-29096Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 29077-29096Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 29077-290962525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5195/4746Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Aline LoredaneFigueiredo, Frederico de Carvalho2021-07-15T20:44:47Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5195Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:12.175260Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação para a cidadania e o ensino médio: uma revisão teórica/ Citizenship education and higher education: a theoretical review
title Educação para a cidadania e o ensino médio: uma revisão teórica/ Citizenship education and higher education: a theoretical review
spellingShingle Educação para a cidadania e o ensino médio: uma revisão teórica/ Citizenship education and higher education: a theoretical review
Gonçalves, Aline Loredane
Educação para a Cidadania. Noções de Direito. Ensino Médio. Cidadania.
title_short Educação para a cidadania e o ensino médio: uma revisão teórica/ Citizenship education and higher education: a theoretical review
title_full Educação para a cidadania e o ensino médio: uma revisão teórica/ Citizenship education and higher education: a theoretical review
title_fullStr Educação para a cidadania e o ensino médio: uma revisão teórica/ Citizenship education and higher education: a theoretical review
title_full_unstemmed Educação para a cidadania e o ensino médio: uma revisão teórica/ Citizenship education and higher education: a theoretical review
title_sort Educação para a cidadania e o ensino médio: uma revisão teórica/ Citizenship education and higher education: a theoretical review
author Gonçalves, Aline Loredane
author_facet Gonçalves, Aline Loredane
Figueiredo, Frederico de Carvalho
author_role author
author2 Figueiredo, Frederico de Carvalho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Aline Loredane
Figueiredo, Frederico de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação para a Cidadania. Noções de Direito. Ensino Médio. Cidadania.
topic Educação para a Cidadania. Noções de Direito. Ensino Médio. Cidadania.
description Cidadania é um conceito em constante evolução, não podendo ser considerado único e estanque. A ampliação de seu conteúdo cada vez mais demanda dos cidadãos capacidade crítica participação e informação. Buscou-se neste artigo através de pesquisa bibliográfica visitar conceitos de cidadania e a sua relação com a educação, tendo como ponto de referência a inserção de práticas educativas sobre noções de direito no Ensino Médio. Foi possível identificar na literatura que a escola pode ser considerada um dos fios condutores para o exercício da cidadania ao contribuir com a formação de sujeitos participativos, informados e com um senso crítico diante dos acontecimentos sociais, e que a aprendizagem sobre noções de direito contribui de forma expressiva para efetivação da cidadania.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5195
10.34117/bjdv5n12-073
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5195
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n12-073
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5195/4746
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 29077-29096
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 29077-29096
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 29077-29096
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645432505499648