Tramas da cultura: comunicação e tradição
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47481 |
Resumo: | Seria possível se falar em uma criação contemporânea que não se baseasse na tradição? Parece-me que não, visto que a tradição se mantém para ser negada, superada, contestada. Assim se dão os avanços, em que o novo mata o velho, na dinâmica da cultura, esse moto-contínuo movido pela intervenção do homem. Houve um tempo, dizem os autores, em que erudito e popular estavam integrados. A separação foi um processo que implicou a necessidade da distinção e reforçou os privilégios das elites, em detrimento das camadas subalternas. O conceito de popular é complicado. Poderíamos gastar todas as páginas deste livro numa discussão que não nos levaria a lugar nenhum. Para o povo? Pelo povo? E o que seria povo? Uma entidade sem rosto, em nome da qual se justificam os populismos de toda ordem e alguns autoritários falsamente igualitários? Vamos trabalhar com a ideia de tradição, como práticas que se inserem numa longa duração. É o que fica do que uma geração transmite para outra, evidentemente, com perdas, substituições e lacunas. A tradição é esse lastro comum de experiências (e vivências) de determinados homens em um determinado tempo e lugar.[...] |
id |
UFC-7_f71a01e403088a0b9ad5711c89a13357 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/47481 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Tramas da cultura: comunicação e tradiçãoComunicação de massaCultura popularLiteratura de CordelSeria possível se falar em uma criação contemporânea que não se baseasse na tradição? Parece-me que não, visto que a tradição se mantém para ser negada, superada, contestada. Assim se dão os avanços, em que o novo mata o velho, na dinâmica da cultura, esse moto-contínuo movido pela intervenção do homem. Houve um tempo, dizem os autores, em que erudito e popular estavam integrados. A separação foi um processo que implicou a necessidade da distinção e reforçou os privilégios das elites, em detrimento das camadas subalternas. O conceito de popular é complicado. Poderíamos gastar todas as páginas deste livro numa discussão que não nos levaria a lugar nenhum. Para o povo? Pelo povo? E o que seria povo? Uma entidade sem rosto, em nome da qual se justificam os populismos de toda ordem e alguns autoritários falsamente igualitários? Vamos trabalhar com a ideia de tradição, como práticas que se inserem numa longa duração. É o que fica do que uma geração transmite para outra, evidentemente, com perdas, substituições e lacunas. A tradição é esse lastro comum de experiências (e vivências) de determinados homens em um determinado tempo e lugar.[...]Museu do Ceará2019-11-06T18:44:38Z2019-11-06T18:44:38Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfCARVALHO, Francisco Gilmar Cavalcante de. Tramas da cultura: comunicação e tradição. Fortaleza, CE: Museu do Ceará, 2005. 74 p.85-8882-825-1http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47481Carvalho, Francisco Gilmar Cavalcante deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-06T18:44:38Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/47481Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:01:27.637064Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tramas da cultura: comunicação e tradição |
title |
Tramas da cultura: comunicação e tradição |
spellingShingle |
Tramas da cultura: comunicação e tradição Carvalho, Francisco Gilmar Cavalcante de Comunicação de massa Cultura popular Literatura de Cordel |
title_short |
Tramas da cultura: comunicação e tradição |
title_full |
Tramas da cultura: comunicação e tradição |
title_fullStr |
Tramas da cultura: comunicação e tradição |
title_full_unstemmed |
Tramas da cultura: comunicação e tradição |
title_sort |
Tramas da cultura: comunicação e tradição |
author |
Carvalho, Francisco Gilmar Cavalcante de |
author_facet |
Carvalho, Francisco Gilmar Cavalcante de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Francisco Gilmar Cavalcante de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação de massa Cultura popular Literatura de Cordel |
topic |
Comunicação de massa Cultura popular Literatura de Cordel |
description |
Seria possível se falar em uma criação contemporânea que não se baseasse na tradição? Parece-me que não, visto que a tradição se mantém para ser negada, superada, contestada. Assim se dão os avanços, em que o novo mata o velho, na dinâmica da cultura, esse moto-contínuo movido pela intervenção do homem. Houve um tempo, dizem os autores, em que erudito e popular estavam integrados. A separação foi um processo que implicou a necessidade da distinção e reforçou os privilégios das elites, em detrimento das camadas subalternas. O conceito de popular é complicado. Poderíamos gastar todas as páginas deste livro numa discussão que não nos levaria a lugar nenhum. Para o povo? Pelo povo? E o que seria povo? Uma entidade sem rosto, em nome da qual se justificam os populismos de toda ordem e alguns autoritários falsamente igualitários? Vamos trabalhar com a ideia de tradição, como práticas que se inserem numa longa duração. É o que fica do que uma geração transmite para outra, evidentemente, com perdas, substituições e lacunas. A tradição é esse lastro comum de experiências (e vivências) de determinados homens em um determinado tempo e lugar.[...] |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2019-11-06T18:44:38Z 2019-11-06T18:44:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CARVALHO, Francisco Gilmar Cavalcante de. Tramas da cultura: comunicação e tradição. Fortaleza, CE: Museu do Ceará, 2005. 74 p. 85-8882-825-1 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47481 |
identifier_str_mv |
CARVALHO, Francisco Gilmar Cavalcante de. Tramas da cultura: comunicação e tradição. Fortaleza, CE: Museu do Ceará, 2005. 74 p. 85-8882-825-1 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47481 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Museu do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Museu do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813029036997214208 |