Gamificação de uma sequência didática como estratégia para motivar a atitude potencialmente significativa dos alunos no ensino de óptica geométrica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43662 |
Resumo: | The purpose of this paper is to investigate the contributions of gamification to motivate meaningful learning in physics classes. For this, a quasi-experimental study was carried out, involving a control group (CG), which had traditional classes, and an experimental group (GE), which had gamified classes with the help of the Moodle Help Class Online environment. The results of the questionnaire showed that the gamification of the didactic sequence motivated the students. The results of the tests showed that the GE obtained normalized gain of learning (g = 0.38) superior to the GC (g = 0,11). Finally, it is believed that underlying the use of digital technologies in the classroom there must be an adequate and consistent teaching methodology. |
id |
UFC-7_f7db90688132b696231ed2fc86c727f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/43662 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Gamificação de uma sequência didática como estratégia para motivar a atitude potencialmente significativa dos alunos no ensino de óptica geométricaGamificação - Motivação para aprendizagemGamificação - estudo científicoThe purpose of this paper is to investigate the contributions of gamification to motivate meaningful learning in physics classes. For this, a quasi-experimental study was carried out, involving a control group (CG), which had traditional classes, and an experimental group (GE), which had gamified classes with the help of the Moodle Help Class Online environment. The results of the questionnaire showed that the gamification of the didactic sequence motivated the students. The results of the tests showed that the GE obtained normalized gain of learning (g = 0.38) superior to the GC (g = 0,11). Finally, it is believed that underlying the use of digital technologies in the classroom there must be an adequate and consistent teaching methodology.O objetivo deste artigo é investigar as contribuições da gamificação para motivar a aprendizagem significativa nas aulas de Física. Para isso, realizou-se um estudo quase-experimental, envolvendo grupo controle (GC), que teve aulas tradicionais, e grupo experimental (GE), o qual teve aulas gamificada com o auxílio do ambiente Moodle Help Class Online. O resultado do questionário evidenciou que a gamificação da sequência didática motivou os alunos. Os resultados dos testes mostraram que o GE obteve ganho normatizado de aprendizagem (g=0,38) superior ao GC (g=0,11). Por fim, acredita-se que subjacente ao uso de tecnologias digitais em sala de aula deve existir uma metodologia de ensino adequada e consistente.SBC2019-07-16T15:01:14Z2019-07-16T15:01:14Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, João Batista da; SALES, Gilvandenys Leite; CASTRO, Juscileide Braga de. Gamificação de uma sequência didática como estratégia para motivar a atitude potencialmente significativa dos alunos no ensino de óptica geométrica. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 74-83.2316 8889http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43662Silva, João Batista daSales, Gilvandenys LeiteCastro, Juscileide Braga deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-16T15:02:05Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/43662Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:46:34.708712Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gamificação de uma sequência didática como estratégia para motivar a atitude potencialmente significativa dos alunos no ensino de óptica geométrica |
title |
Gamificação de uma sequência didática como estratégia para motivar a atitude potencialmente significativa dos alunos no ensino de óptica geométrica |
spellingShingle |
Gamificação de uma sequência didática como estratégia para motivar a atitude potencialmente significativa dos alunos no ensino de óptica geométrica Silva, João Batista da Gamificação - Motivação para aprendizagem Gamificação - estudo científico |
title_short |
Gamificação de uma sequência didática como estratégia para motivar a atitude potencialmente significativa dos alunos no ensino de óptica geométrica |
title_full |
Gamificação de uma sequência didática como estratégia para motivar a atitude potencialmente significativa dos alunos no ensino de óptica geométrica |
title_fullStr |
Gamificação de uma sequência didática como estratégia para motivar a atitude potencialmente significativa dos alunos no ensino de óptica geométrica |
title_full_unstemmed |
Gamificação de uma sequência didática como estratégia para motivar a atitude potencialmente significativa dos alunos no ensino de óptica geométrica |
title_sort |
Gamificação de uma sequência didática como estratégia para motivar a atitude potencialmente significativa dos alunos no ensino de óptica geométrica |
author |
Silva, João Batista da |
author_facet |
Silva, João Batista da Sales, Gilvandenys Leite Castro, Juscileide Braga de |
author_role |
author |
author2 |
Sales, Gilvandenys Leite Castro, Juscileide Braga de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, João Batista da Sales, Gilvandenys Leite Castro, Juscileide Braga de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gamificação - Motivação para aprendizagem Gamificação - estudo científico |
topic |
Gamificação - Motivação para aprendizagem Gamificação - estudo científico |
description |
The purpose of this paper is to investigate the contributions of gamification to motivate meaningful learning in physics classes. For this, a quasi-experimental study was carried out, involving a control group (CG), which had traditional classes, and an experimental group (GE), which had gamified classes with the help of the Moodle Help Class Online environment. The results of the questionnaire showed that the gamification of the didactic sequence motivated the students. The results of the tests showed that the GE obtained normalized gain of learning (g = 0.38) superior to the GC (g = 0,11). Finally, it is believed that underlying the use of digital technologies in the classroom there must be an adequate and consistent teaching methodology. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-07-16T15:01:14Z 2019-07-16T15:01:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, João Batista da; SALES, Gilvandenys Leite; CASTRO, Juscileide Braga de. Gamificação de uma sequência didática como estratégia para motivar a atitude potencialmente significativa dos alunos no ensino de óptica geométrica. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 74-83. 2316 8889 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43662 |
identifier_str_mv |
SILVA, João Batista da; SALES, Gilvandenys Leite; CASTRO, Juscileide Braga de. Gamificação de uma sequência didática como estratégia para motivar a atitude potencialmente significativa dos alunos no ensino de óptica geométrica. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 74-83. 2316 8889 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43662 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
SBC |
publisher.none.fl_str_mv |
SBC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028942139883520 |