Gamificação de uma sequência didática como estratégia para motivar a atitude potencialmente significativa dos alunos no ensino de óptica geométrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, João Batista da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Sales, Gilvandenys Leite, Castro, Juscileide Braga de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43662
Resumo: The purpose of this paper is to investigate the contributions of gamification to motivate meaningful learning in physics classes. For this, a quasi-experimental study was carried out, involving a control group (CG), which had traditional classes, and an experimental group (GE), which had gamified classes with the help of the Moodle Help Class Online environment. The results of the questionnaire showed that the gamification of the didactic sequence motivated the students. The results of the tests showed that the GE obtained normalized gain of learning (g = 0.38) superior to the GC (g = 0,11). Finally, it is believed that underlying the use of digital technologies in the classroom there must be an adequate and consistent teaching methodology.
id UFC-7_f7db90688132b696231ed2fc86c727f0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/43662
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Gamificação de uma sequência didática como estratégia para motivar a atitude potencialmente significativa dos alunos no ensino de óptica geométricaGamificação - Motivação para aprendizagemGamificação - estudo científicoThe purpose of this paper is to investigate the contributions of gamification to motivate meaningful learning in physics classes. For this, a quasi-experimental study was carried out, involving a control group (CG), which had traditional classes, and an experimental group (GE), which had gamified classes with the help of the Moodle Help Class Online environment. The results of the questionnaire showed that the gamification of the didactic sequence motivated the students. The results of the tests showed that the GE obtained normalized gain of learning (g = 0.38) superior to the GC (g = 0,11). Finally, it is believed that underlying the use of digital technologies in the classroom there must be an adequate and consistent teaching methodology.O objetivo deste artigo é investigar as contribuições da gamificação para motivar a aprendizagem significativa nas aulas de Física. Para isso, realizou-se um estudo quase-experimental, envolvendo grupo controle (GC), que teve aulas tradicionais, e grupo experimental (GE), o qual teve aulas gamificada com o auxílio do ambiente Moodle Help Class Online. O resultado do questionário evidenciou que a gamificação da sequência didática motivou os alunos. Os resultados dos testes mostraram que o GE obteve ganho normatizado de aprendizagem (g=0,38) superior ao GC (g=0,11). Por fim, acredita-se que subjacente ao uso de tecnologias digitais em sala de aula deve existir uma metodologia de ensino adequada e consistente.SBC2019-07-16T15:01:14Z2019-07-16T15:01:14Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, João Batista da; SALES, Gilvandenys Leite; CASTRO, Juscileide Braga de. Gamificação de uma sequência didática como estratégia para motivar a atitude potencialmente significativa dos alunos no ensino de óptica geométrica. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 74-83.2316 8889http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43662Silva, João Batista daSales, Gilvandenys LeiteCastro, Juscileide Braga deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-16T15:02:05Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/43662Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:46:34.708712Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Gamificação de uma sequência didática como estratégia para motivar a atitude potencialmente significativa dos alunos no ensino de óptica geométrica
title Gamificação de uma sequência didática como estratégia para motivar a atitude potencialmente significativa dos alunos no ensino de óptica geométrica
spellingShingle Gamificação de uma sequência didática como estratégia para motivar a atitude potencialmente significativa dos alunos no ensino de óptica geométrica
Silva, João Batista da
Gamificação - Motivação para aprendizagem
Gamificação - estudo científico
title_short Gamificação de uma sequência didática como estratégia para motivar a atitude potencialmente significativa dos alunos no ensino de óptica geométrica
title_full Gamificação de uma sequência didática como estratégia para motivar a atitude potencialmente significativa dos alunos no ensino de óptica geométrica
title_fullStr Gamificação de uma sequência didática como estratégia para motivar a atitude potencialmente significativa dos alunos no ensino de óptica geométrica
title_full_unstemmed Gamificação de uma sequência didática como estratégia para motivar a atitude potencialmente significativa dos alunos no ensino de óptica geométrica
title_sort Gamificação de uma sequência didática como estratégia para motivar a atitude potencialmente significativa dos alunos no ensino de óptica geométrica
author Silva, João Batista da
author_facet Silva, João Batista da
Sales, Gilvandenys Leite
Castro, Juscileide Braga de
author_role author
author2 Sales, Gilvandenys Leite
Castro, Juscileide Braga de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, João Batista da
Sales, Gilvandenys Leite
Castro, Juscileide Braga de
dc.subject.por.fl_str_mv Gamificação - Motivação para aprendizagem
Gamificação - estudo científico
topic Gamificação - Motivação para aprendizagem
Gamificação - estudo científico
description The purpose of this paper is to investigate the contributions of gamification to motivate meaningful learning in physics classes. For this, a quasi-experimental study was carried out, involving a control group (CG), which had traditional classes, and an experimental group (GE), which had gamified classes with the help of the Moodle Help Class Online environment. The results of the questionnaire showed that the gamification of the didactic sequence motivated the students. The results of the tests showed that the GE obtained normalized gain of learning (g = 0.38) superior to the GC (g = 0,11). Finally, it is believed that underlying the use of digital technologies in the classroom there must be an adequate and consistent teaching methodology.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-07-16T15:01:14Z
2019-07-16T15:01:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, João Batista da; SALES, Gilvandenys Leite; CASTRO, Juscileide Braga de. Gamificação de uma sequência didática como estratégia para motivar a atitude potencialmente significativa dos alunos no ensino de óptica geométrica. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 74-83.
2316 8889
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43662
identifier_str_mv SILVA, João Batista da; SALES, Gilvandenys Leite; CASTRO, Juscileide Braga de. Gamificação de uma sequência didática como estratégia para motivar a atitude potencialmente significativa dos alunos no ensino de óptica geométrica. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 74-83.
2316 8889
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43662
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SBC
publisher.none.fl_str_mv SBC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028942139883520