Possibilidades corporais para a desmecanização do movimento em pessoas videntes do desporto universitário: uma experiência integrando restrição visual e educação somática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Tamires De Sá
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37190
Resumo: Somatic approaches present themselves as a way of deconditioning, which increase the perception of oneself and lead people to reflect on what happens to one's own body that is often presented (de) formed and mechanized by sociocultural values. This work aims to evaluate the effects of somatic education experiences on university athletes, using especially visual awareness activities. The subjects of the research were three athletes of the University Sports Handball team of the UFC (Federal University of Ceará) in the year 2016. Six interventions were carried out restricting the integrated vision of somatic education (Bolsanello, 2011, 2012) to enable a detached experience of imitation. To capture the perceptions of the participating athletes an interview was applied. The data obtained were analyzed in light of the phenomenological approach. The results obtained, although insufficient, have shown that it is beneficial to implement somatic education exercises in parallel to the specific sport training, which may allow the expansion of the motor repertoire, the deconstruction of the gestures and body awareness, and may help to prevent injuries.
id UFC-7_fa39e72a7ca040357e9671668c523042
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/37190
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Possibilidades corporais para a desmecanização do movimento em pessoas videntes do desporto universitário: uma experiência integrando restrição visual e educação somáticaEducação SomáticaRestrição Visual em pessoas videntesDesmecanização do MovimentoAtletas UniversitáriosConsciência CorporalSomatic approaches present themselves as a way of deconditioning, which increase the perception of oneself and lead people to reflect on what happens to one's own body that is often presented (de) formed and mechanized by sociocultural values. This work aims to evaluate the effects of somatic education experiences on university athletes, using especially visual awareness activities. The subjects of the research were three athletes of the University Sports Handball team of the UFC (Federal University of Ceará) in the year 2016. Six interventions were carried out restricting the integrated vision of somatic education (Bolsanello, 2011, 2012) to enable a detached experience of imitation. To capture the perceptions of the participating athletes an interview was applied. The data obtained were analyzed in light of the phenomenological approach. The results obtained, although insufficient, have shown that it is beneficial to implement somatic education exercises in parallel to the specific sport training, which may allow the expansion of the motor repertoire, the deconstruction of the gestures and body awareness, and may help to prevent injuries.As abordagens somáticas se apresentam como uma via de descondicionamento, que ampliam a percepção de si e levam as pessoas a refletirem sobre o que acontece com o próprio corpo, que inúmeras vezes se apresenta (de)formado e mecanizado por valores socioculturais. Este trabalho tem como objetivo avaliar os efeitos de experiências de educação somática em atletas universitários, valendo-se especialmente de atividades de consciência corporal com restrição visual. Os sujeitos da pesquisa foram três atletas do time de Handebol do Desporto Universitário da UFC (Universidade Federal do Ceará) no ano de 2016. Foram realizadas 06 intervenções de restrição da visão integrada à educação somática para possibilitar uma vivência desprendida da imitação. Para captar as percepções dos atletas participantes aplicou-se entrevista. Os dados obtidos foram analisados à luz da abordagem fenomenológica. Os resultados obtidos, ainda que insuficientes, mostraram que é benéfica a implantação de exercícios de educação somática em paralelo aos treinos do esporte específico, podendo possibilitar à ampliação do repertório motor, desmecanização dos gestos e a consciência corporal eu, que pode auxiliar na prevenção de lesões.Zylberberg, Tatiana PassosFerreira, Tamires De Sá2018-11-10T14:43:17Z2018-11-10T14:43:17Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFerreira, Tamires De Sá. Possibilidades corporais para a desmecanização do movimento em pessoas videntes do desporto universitário: uma experiência integrando restrição visual e educação somática. 2017. 52 f. Monografia (Graduação em Educação física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37190porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-21T17:32:46Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/37190Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:21:09.967260Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Possibilidades corporais para a desmecanização do movimento em pessoas videntes do desporto universitário: uma experiência integrando restrição visual e educação somática
title Possibilidades corporais para a desmecanização do movimento em pessoas videntes do desporto universitário: uma experiência integrando restrição visual e educação somática
spellingShingle Possibilidades corporais para a desmecanização do movimento em pessoas videntes do desporto universitário: uma experiência integrando restrição visual e educação somática
Ferreira, Tamires De Sá
Educação Somática
Restrição Visual em pessoas videntes
Desmecanização do Movimento
Atletas Universitários
Consciência Corporal
title_short Possibilidades corporais para a desmecanização do movimento em pessoas videntes do desporto universitário: uma experiência integrando restrição visual e educação somática
title_full Possibilidades corporais para a desmecanização do movimento em pessoas videntes do desporto universitário: uma experiência integrando restrição visual e educação somática
title_fullStr Possibilidades corporais para a desmecanização do movimento em pessoas videntes do desporto universitário: uma experiência integrando restrição visual e educação somática
title_full_unstemmed Possibilidades corporais para a desmecanização do movimento em pessoas videntes do desporto universitário: uma experiência integrando restrição visual e educação somática
title_sort Possibilidades corporais para a desmecanização do movimento em pessoas videntes do desporto universitário: uma experiência integrando restrição visual e educação somática
author Ferreira, Tamires De Sá
author_facet Ferreira, Tamires De Sá
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zylberberg, Tatiana Passos
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Tamires De Sá
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Somática
Restrição Visual em pessoas videntes
Desmecanização do Movimento
Atletas Universitários
Consciência Corporal
topic Educação Somática
Restrição Visual em pessoas videntes
Desmecanização do Movimento
Atletas Universitários
Consciência Corporal
description Somatic approaches present themselves as a way of deconditioning, which increase the perception of oneself and lead people to reflect on what happens to one's own body that is often presented (de) formed and mechanized by sociocultural values. This work aims to evaluate the effects of somatic education experiences on university athletes, using especially visual awareness activities. The subjects of the research were three athletes of the University Sports Handball team of the UFC (Federal University of Ceará) in the year 2016. Six interventions were carried out restricting the integrated vision of somatic education (Bolsanello, 2011, 2012) to enable a detached experience of imitation. To capture the perceptions of the participating athletes an interview was applied. The data obtained were analyzed in light of the phenomenological approach. The results obtained, although insufficient, have shown that it is beneficial to implement somatic education exercises in parallel to the specific sport training, which may allow the expansion of the motor repertoire, the deconstruction of the gestures and body awareness, and may help to prevent injuries.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-11-10T14:43:17Z
2018-11-10T14:43:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Ferreira, Tamires De Sá. Possibilidades corporais para a desmecanização do movimento em pessoas videntes do desporto universitário: uma experiência integrando restrição visual e educação somática. 2017. 52 f. Monografia (Graduação em Educação física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37190
identifier_str_mv Ferreira, Tamires De Sá. Possibilidades corporais para a desmecanização do movimento em pessoas videntes do desporto universitário: uma experiência integrando restrição visual e educação somática. 2017. 52 f. Monografia (Graduação em Educação física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028767980847104