Histórias de formação de professores para a classe hospitalar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18307 |
Resumo: | VASCONCELOS, Sandra Maia Farias. Histórias de formação de professores para a classe hospitalar. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 28, n. 51, p. 27-40, jan./abr. 2015. |
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Histórias de formação de professores para a classe hospitalarStories of teacher training to education in hospitalClasse hospitalarFormação de ProfessoresLegislaçãoVASCONCELOS, Sandra Maia Farias. Histórias de formação de professores para a classe hospitalar. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 28, n. 51, p. 27-40, jan./abr. 2015.The hospital service has always been a health exclusive service, however, it comprises today’s educational proposals more and more often, with research conducted by professors from universities. But a question arises: is there a need for training teachers to work with sick people? What are the strategies and when should they be used? How to approach patients and get them to be interested in learning? How to establish a method that respects inequalities and enhance common points? Based on these reflections, we aimed to rescue the history of hospital classes and teacher´s training in special environment, also to provide knowledge on the subject, still in its infancy in Brazil. Our research was docummental, with emphasis in 1988’s Constitution and the LDB, but also due to our academic experience. The priority in teacher´s training is to make schooling relevant in the hospital, to the individual and his family. Hospital education is provided by law, takes place in healthcare facilities, nursing homes or at people’s residences and it is aimed towards individuals who have suffered a disruption in their schooling. Its purpose is to show the patients that they maintain their student capacity, with activities that trigger their skills. The activities do not neglect criterion and systematization. The hospital teacher respects these student´s fragility, their school levels and their desire to return to school. This sensitivity can be inherent to the teachers when they choose this work, but nothing forces them to continue if the situation shocks them. This responsibility allows teachers to realize that teaching is always present in their personal and professional lives.O serviço hospitalar, antes exclusivo da saúde, hoje comporta propostas educativas cada vez mais frequentemente, com pesquisas realizadas por professores de universidades. Mas ainda um questionamento se põe: há necessidade de formação de professores para trabalhar com pessoas doentes? Quais as estratégias e quando utilizá-las? Como abordar indivíduos doentes e provocar-lhes interesse em aprender? Como estabelecer um método que respeite desigualdades e valorize pontos em comuns? Partindo dessas reflexões, tivemos como objetivo resgatar a história da Classe hospitalar e da formação de professores atuando em ambiente especial, também aportar conhecimentos acerca do tema, ainda incipiente no Brasil. Nossa pesquisa foi documental, com ênfase na Constituição de 1988 e na LDB, mas também resultante de nossa experiência acadêmica. A prioridade na formação de professores é tornar relevante a escolaridade no hospital, para o indivíduo e sua família. Classe hospitalar é prevista em lei, acontece em instituição de saúde, casa de repouso ou em residência e é dirigida a indivíduos que sofreram um rompimento na sua escolarização. A finalidade é mostrar ao paciente que ele mantém sua capacidade de aluno, com atividades que acionam suas habilidades. As atividades não negligenciam critério e sistematização. O professor hospitalar respeita a fragilidade desses alunos, seus níveis escolares e seu desejo de voltar à escola. Essa sensibilidade pode ser inerente aos professores quando escolhem este trabalho, mas nada os obriga a continuar se uma situação causar-lhes choque. Esta responsabilidade permite aos professores perceber que a formação docente é sempre presente em sua vida pessoal e profissional.2016-07-14T11:23:14Z2016-07-14T11:23:14Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVasconcelos, S. M. F. (2015)1984-686Xhttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18307Vasconcelos, Sandra Maia Fariasinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T13:27:26Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/18307Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:57:42.343021Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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