Imobilização de lipase de candida antarctica do tipo b em quitosana ativada com divinilsulfona: uma nova estratégia para obtenção de biocatalisadores estáveis e de baixo custo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Bruna Bandeira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Bessa, Aline Mara Maia, Santos, José Cleiton Sousa dos, Gonçalves, Luciana Rocha Barros
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53965
Resumo: A quitosana é um polímero biodegradável, renovável, de baixo custo e de boa resistência química e mecânica, características que a torna ideal como suporte de imobilização de enzimas. A lipase de Candida Antarctica do tipo B (CALB) possui elevada estabilidade e enantioseletividade sendo capaz de atuar em diversas reações de interesse industrial. Nesse contexto, o estudo do preparo do suporte quitosana ativada com divinilsulfona (DVS) foi realizado. A quitosana ativada foi utilizada como suporte para a imobilização de CALB Tipo B. A atividade catalítica do biocatalisador produzido foi verificada pela hidrólise do butirato de paranitrofenila (p-NPB). Os resultados encontrados apresentaram as melhores condições de ativação da quitosana com DVS em pH 12,5, 25 °C de temperatura e 35 minutos de tempo de contato. Nessas condições o biocatalisador obtido apresentou atividade de 1,67 Up-NPB/g de suporte com um rendimento de imobilização de 64,94%, utilizando uma carga enzimática de 0,2 mg de proteína/ g de suporte.
id UFC-7_fb06604eba4a4cc457bb9555ef640883
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/53965
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Imobilização de lipase de candida antarctica do tipo b em quitosana ativada com divinilsulfona: uma nova estratégia para obtenção de biocatalisadores estáveis e de baixo custo.ImobilizaçãoCALBBiocatalisadorRendimento de imobilizaçãoQuitosanaA quitosana é um polímero biodegradável, renovável, de baixo custo e de boa resistência química e mecânica, características que a torna ideal como suporte de imobilização de enzimas. A lipase de Candida Antarctica do tipo B (CALB) possui elevada estabilidade e enantioseletividade sendo capaz de atuar em diversas reações de interesse industrial. Nesse contexto, o estudo do preparo do suporte quitosana ativada com divinilsulfona (DVS) foi realizado. A quitosana ativada foi utilizada como suporte para a imobilização de CALB Tipo B. A atividade catalítica do biocatalisador produzido foi verificada pela hidrólise do butirato de paranitrofenila (p-NPB). Os resultados encontrados apresentaram as melhores condições de ativação da quitosana com DVS em pH 12,5, 25 °C de temperatura e 35 minutos de tempo de contato. Nessas condições o biocatalisador obtido apresentou atividade de 1,67 Up-NPB/g de suporte com um rendimento de imobilização de 64,94%, utilizando uma carga enzimática de 0,2 mg de proteína/ g de suporte.2020-09-11T17:14:18Z2020-09-11T17:14:18Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfPINHEIRO, Bruna Bandeira; BESSA, Aline Mara Maia; SANTOS, José Cleiton Sousa dos; GONÇALVES, Luciana Rocha Barros. Imobilização de lipase de candida antarctica do tipo b em quitosana ativada com divinilsulfona: uma nova estratégia para obtenção de biocatalisadores estáveis e de baixo custo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XXI; ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XVI; 25 a 29 set. 2016, Fortaleza, Ceará Brasil. Anais[…] Fortaleza, Ceará, 2016.21785600http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53965Pinheiro, Bruna BandeiraBessa, Aline Mara MaiaSantos, José Cleiton Sousa dosGonçalves, Luciana Rocha Barrosporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-11T17:14:19Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/53965Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2020-09-11T17:14:19Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Imobilização de lipase de candida antarctica do tipo b em quitosana ativada com divinilsulfona: uma nova estratégia para obtenção de biocatalisadores estáveis e de baixo custo.
title Imobilização de lipase de candida antarctica do tipo b em quitosana ativada com divinilsulfona: uma nova estratégia para obtenção de biocatalisadores estáveis e de baixo custo.
spellingShingle Imobilização de lipase de candida antarctica do tipo b em quitosana ativada com divinilsulfona: uma nova estratégia para obtenção de biocatalisadores estáveis e de baixo custo.
Pinheiro, Bruna Bandeira
Imobilização
CALB
Biocatalisador
Rendimento de imobilização
Quitosana
title_short Imobilização de lipase de candida antarctica do tipo b em quitosana ativada com divinilsulfona: uma nova estratégia para obtenção de biocatalisadores estáveis e de baixo custo.
title_full Imobilização de lipase de candida antarctica do tipo b em quitosana ativada com divinilsulfona: uma nova estratégia para obtenção de biocatalisadores estáveis e de baixo custo.
title_fullStr Imobilização de lipase de candida antarctica do tipo b em quitosana ativada com divinilsulfona: uma nova estratégia para obtenção de biocatalisadores estáveis e de baixo custo.
title_full_unstemmed Imobilização de lipase de candida antarctica do tipo b em quitosana ativada com divinilsulfona: uma nova estratégia para obtenção de biocatalisadores estáveis e de baixo custo.
title_sort Imobilização de lipase de candida antarctica do tipo b em quitosana ativada com divinilsulfona: uma nova estratégia para obtenção de biocatalisadores estáveis e de baixo custo.
author Pinheiro, Bruna Bandeira
author_facet Pinheiro, Bruna Bandeira
Bessa, Aline Mara Maia
Santos, José Cleiton Sousa dos
Gonçalves, Luciana Rocha Barros
author_role author
author2 Bessa, Aline Mara Maia
Santos, José Cleiton Sousa dos
Gonçalves, Luciana Rocha Barros
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Bruna Bandeira
Bessa, Aline Mara Maia
Santos, José Cleiton Sousa dos
Gonçalves, Luciana Rocha Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Imobilização
CALB
Biocatalisador
Rendimento de imobilização
Quitosana
topic Imobilização
CALB
Biocatalisador
Rendimento de imobilização
Quitosana
description A quitosana é um polímero biodegradável, renovável, de baixo custo e de boa resistência química e mecânica, características que a torna ideal como suporte de imobilização de enzimas. A lipase de Candida Antarctica do tipo B (CALB) possui elevada estabilidade e enantioseletividade sendo capaz de atuar em diversas reações de interesse industrial. Nesse contexto, o estudo do preparo do suporte quitosana ativada com divinilsulfona (DVS) foi realizado. A quitosana ativada foi utilizada como suporte para a imobilização de CALB Tipo B. A atividade catalítica do biocatalisador produzido foi verificada pela hidrólise do butirato de paranitrofenila (p-NPB). Os resultados encontrados apresentaram as melhores condições de ativação da quitosana com DVS em pH 12,5, 25 °C de temperatura e 35 minutos de tempo de contato. Nessas condições o biocatalisador obtido apresentou atividade de 1,67 Up-NPB/g de suporte com um rendimento de imobilização de 64,94%, utilizando uma carga enzimática de 0,2 mg de proteína/ g de suporte.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2020-09-11T17:14:18Z
2020-09-11T17:14:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PINHEIRO, Bruna Bandeira; BESSA, Aline Mara Maia; SANTOS, José Cleiton Sousa dos; GONÇALVES, Luciana Rocha Barros. Imobilização de lipase de candida antarctica do tipo b em quitosana ativada com divinilsulfona: uma nova estratégia para obtenção de biocatalisadores estáveis e de baixo custo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XXI; ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XVI; 25 a 29 set. 2016, Fortaleza, Ceará Brasil. Anais[…] Fortaleza, Ceará, 2016.
21785600
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53965
identifier_str_mv PINHEIRO, Bruna Bandeira; BESSA, Aline Mara Maia; SANTOS, José Cleiton Sousa dos; GONÇALVES, Luciana Rocha Barros. Imobilização de lipase de candida antarctica do tipo b em quitosana ativada com divinilsulfona: uma nova estratégia para obtenção de biocatalisadores estáveis e de baixo custo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XXI; ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XVI; 25 a 29 set. 2016, Fortaleza, Ceará Brasil. Anais[…] Fortaleza, Ceará, 2016.
21785600
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53965
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1823806512856825856