A Política Nacional de Alfabetização e a reinstauração da querela dos métodos de ensino: premissas de uma perspectiva de inclusão ou de exclusão escolar?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Juliana Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lustosa, Francisca Geny
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54587
Resumo: Este capítulo tece reflexões sobre a atual política nacional de alfabetização de crianças, em particular, o estranhamento quanto a defesa do método fônico para o ensino e aprendizagem da leitura e da escrita na escola. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica concernente à literatura sobre a alfabetização de crianças em confronto ao que emerge como previsto no Plano Nacional de Alfabetização, lançado em 2019. Dispomos em diálogo os estudos de Lustosa (2002), Mortatti (2006) e Soares (2018) e os questionamentos no tocante à história dos métodos de alfabetização no Brasil, juntamente aos estudos sobre inclusão escolar (MANTOAN, 2013; LUSTOSA, 2009). Interessa-nos problematizar se o contexto atual de políticas públicas voltadas para a alfabetização de crianças considera as premissas, fundamentos e princípios pedagógicos da perspectiva inclusiva, defendidos na contemporaneidade para educação escolar. O estudo evidencia que a tônica do Plano Nacional de Alfabetização (PNA) do governo vigente é assentada em abordagens ultrapassadas e já refutadas pela ciência da alfabetização, que retrocede às velhas compreensões e práticas, arraigadas em perspectivas retrógradas de ensino da língua, não se coadunando com a construção da escola inclusiva. Consideramos que não inspira boas expectativas no que se refere à educação para todos e, portanto, não é validada por uma Pedagogia que reconheça o valor da heterogeneidade e das compreensões teóricas contemporâneas para a educação.
id UFC-7_fbf72bcca49960863cc66f3b29a99a85
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/54587
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A Política Nacional de Alfabetização e a reinstauração da querela dos métodos de ensino: premissas de uma perspectiva de inclusão ou de exclusão escolar?Política Nacional de AlfabetizaçãoAlfabetizaçãoInclusão escolarPessoa com deficiênciaAcessibilidadePráticas pedagógicasEducação especialEducação inclusivaAtendimento Educacional Especializado (AEE)Inclusão socioeducacionalEste capítulo tece reflexões sobre a atual política nacional de alfabetização de crianças, em particular, o estranhamento quanto a defesa do método fônico para o ensino e aprendizagem da leitura e da escrita na escola. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica concernente à literatura sobre a alfabetização de crianças em confronto ao que emerge como previsto no Plano Nacional de Alfabetização, lançado em 2019. Dispomos em diálogo os estudos de Lustosa (2002), Mortatti (2006) e Soares (2018) e os questionamentos no tocante à história dos métodos de alfabetização no Brasil, juntamente aos estudos sobre inclusão escolar (MANTOAN, 2013; LUSTOSA, 2009). Interessa-nos problematizar se o contexto atual de políticas públicas voltadas para a alfabetização de crianças considera as premissas, fundamentos e princípios pedagógicos da perspectiva inclusiva, defendidos na contemporaneidade para educação escolar. O estudo evidencia que a tônica do Plano Nacional de Alfabetização (PNA) do governo vigente é assentada em abordagens ultrapassadas e já refutadas pela ciência da alfabetização, que retrocede às velhas compreensões e práticas, arraigadas em perspectivas retrógradas de ensino da língua, não se coadunando com a construção da escola inclusiva. Consideramos que não inspira boas expectativas no que se refere à educação para todos e, portanto, não é validada por uma Pedagogia que reconheça o valor da heterogeneidade e das compreensões teóricas contemporâneas para a educação.Editora Realize2020-10-13T07:03:01Z2020-10-13T07:03:01Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfSANTANA, Juliana Silva; LUSTOSA, Francisca Geny. A Política Nacional de Alfabetização e a reinstauração da querela dos métodos de ensino: premissas de uma perspectiva de inclusão ou de exclusão escolar? In: CARNEIRO, Éverton Nery; LUSTOSA, Francisca Geny; GONZÁLEZ, Pedro Francisco (org.). Investigação, engajamento e emancipação humana. Campina Grande: Realize, 2020. p. 51-70.978-65-86901-04-7http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54587Santana, Juliana SilvaLustosa, Francisca Genyporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-13T07:03:03Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/54587Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2020-10-13T07:03:03Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A Política Nacional de Alfabetização e a reinstauração da querela dos métodos de ensino: premissas de uma perspectiva de inclusão ou de exclusão escolar?
title A Política Nacional de Alfabetização e a reinstauração da querela dos métodos de ensino: premissas de uma perspectiva de inclusão ou de exclusão escolar?
spellingShingle A Política Nacional de Alfabetização e a reinstauração da querela dos métodos de ensino: premissas de uma perspectiva de inclusão ou de exclusão escolar?
Santana, Juliana Silva
Política Nacional de Alfabetização
Alfabetização
Inclusão escolar
Pessoa com deficiência
Acessibilidade
Práticas pedagógicas
Educação especial
Educação inclusiva
Atendimento Educacional Especializado (AEE)
Inclusão socioeducacional
title_short A Política Nacional de Alfabetização e a reinstauração da querela dos métodos de ensino: premissas de uma perspectiva de inclusão ou de exclusão escolar?
title_full A Política Nacional de Alfabetização e a reinstauração da querela dos métodos de ensino: premissas de uma perspectiva de inclusão ou de exclusão escolar?
title_fullStr A Política Nacional de Alfabetização e a reinstauração da querela dos métodos de ensino: premissas de uma perspectiva de inclusão ou de exclusão escolar?
title_full_unstemmed A Política Nacional de Alfabetização e a reinstauração da querela dos métodos de ensino: premissas de uma perspectiva de inclusão ou de exclusão escolar?
title_sort A Política Nacional de Alfabetização e a reinstauração da querela dos métodos de ensino: premissas de uma perspectiva de inclusão ou de exclusão escolar?
author Santana, Juliana Silva
author_facet Santana, Juliana Silva
Lustosa, Francisca Geny
author_role author
author2 Lustosa, Francisca Geny
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Juliana Silva
Lustosa, Francisca Geny
dc.subject.por.fl_str_mv Política Nacional de Alfabetização
Alfabetização
Inclusão escolar
Pessoa com deficiência
Acessibilidade
Práticas pedagógicas
Educação especial
Educação inclusiva
Atendimento Educacional Especializado (AEE)
Inclusão socioeducacional
topic Política Nacional de Alfabetização
Alfabetização
Inclusão escolar
Pessoa com deficiência
Acessibilidade
Práticas pedagógicas
Educação especial
Educação inclusiva
Atendimento Educacional Especializado (AEE)
Inclusão socioeducacional
description Este capítulo tece reflexões sobre a atual política nacional de alfabetização de crianças, em particular, o estranhamento quanto a defesa do método fônico para o ensino e aprendizagem da leitura e da escrita na escola. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica concernente à literatura sobre a alfabetização de crianças em confronto ao que emerge como previsto no Plano Nacional de Alfabetização, lançado em 2019. Dispomos em diálogo os estudos de Lustosa (2002), Mortatti (2006) e Soares (2018) e os questionamentos no tocante à história dos métodos de alfabetização no Brasil, juntamente aos estudos sobre inclusão escolar (MANTOAN, 2013; LUSTOSA, 2009). Interessa-nos problematizar se o contexto atual de políticas públicas voltadas para a alfabetização de crianças considera as premissas, fundamentos e princípios pedagógicos da perspectiva inclusiva, defendidos na contemporaneidade para educação escolar. O estudo evidencia que a tônica do Plano Nacional de Alfabetização (PNA) do governo vigente é assentada em abordagens ultrapassadas e já refutadas pela ciência da alfabetização, que retrocede às velhas compreensões e práticas, arraigadas em perspectivas retrógradas de ensino da língua, não se coadunando com a construção da escola inclusiva. Consideramos que não inspira boas expectativas no que se refere à educação para todos e, portanto, não é validada por uma Pedagogia que reconheça o valor da heterogeneidade e das compreensões teóricas contemporâneas para a educação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-13T07:03:01Z
2020-10-13T07:03:01Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTANA, Juliana Silva; LUSTOSA, Francisca Geny. A Política Nacional de Alfabetização e a reinstauração da querela dos métodos de ensino: premissas de uma perspectiva de inclusão ou de exclusão escolar? In: CARNEIRO, Éverton Nery; LUSTOSA, Francisca Geny; GONZÁLEZ, Pedro Francisco (org.). Investigação, engajamento e emancipação humana. Campina Grande: Realize, 2020. p. 51-70.
978-65-86901-04-7
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54587
identifier_str_mv SANTANA, Juliana Silva; LUSTOSA, Francisca Geny. A Política Nacional de Alfabetização e a reinstauração da querela dos métodos de ensino: premissas de uma perspectiva de inclusão ou de exclusão escolar? In: CARNEIRO, Éverton Nery; LUSTOSA, Francisca Geny; GONZÁLEZ, Pedro Francisco (org.). Investigação, engajamento e emancipação humana. Campina Grande: Realize, 2020. p. 51-70.
978-65-86901-04-7
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54587
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Realize
publisher.none.fl_str_mv Editora Realize
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1823806726471680000