Os saberes que mobilizam as práticas inclusivas na escola: reflexão situada em revisão bibliográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Disneylândia Maria
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Maria Simone da, Lustosa, Francisca Geny
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54696
Resumo: O objetivo deste texto é divulgar o levantamento realizado em trabalhos acadêmico-científicos que abordam a temática dos saberes para a educação inclusiva no contexto da escola comum. Na consulta às pesquisas acadêmicas, de recorte para essa reflexão, que versam sobre os saberes docentes atinentes à educação inclusiva, buscamos sistematizar e discutir os aspectos como: temática, contexto da investigação e objetivos, aspectos teórico-conceituais e metodológicos empregados, além de situar os principais resultados e possíveis lacunas/críticas que emergem ao estudo. Referido levantamento se liga à necessária revisão de literatura da área, especificamente quanto à temática dos saberes para a educação inclusiva. Mobilizamo-nos, portanto, a conhecer sobre como a problemática dos saberes docentes se evidencia nas pesquisas acadêmicas. Desse modo, buscamos respostas para as seguintes questões: a) quais conhecimentos e habilidades favorecem a ação dos professores no ambiente escolar, particularmente, na sala de aula e no trabalho pedagógico? b) do que tratam e o que discutem as pesquisas mais atuais? Considerando que o estudo sobre os saberes está ligado às discussões atuais sobre a profissionalização do ensino e ao desenvolvimento profissional dos professores, o intento de refletir sobre os saberes como elementos de base constitutivos do magistério pode colaborar para iluminar o esforço conceitual de se pensar a inclusão e a formação dos professores para que possam dar sustentação a uma prática pedagógica efetivamente includente.
id UFC-7_4bd909e794a5d255a3de42bfa6eda392
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/54696
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Os saberes que mobilizam as práticas inclusivas na escola: reflexão situada em revisão bibliográficaEducação especialEducação inclusivaFormação de professoresPessoa com deficiênciaInclusão socioeducacionalPráticas pedagógicasPedagogia - acessibilidadeAtendimento Educacional Especializado (AEE)AlfabetizaçãoO objetivo deste texto é divulgar o levantamento realizado em trabalhos acadêmico-científicos que abordam a temática dos saberes para a educação inclusiva no contexto da escola comum. Na consulta às pesquisas acadêmicas, de recorte para essa reflexão, que versam sobre os saberes docentes atinentes à educação inclusiva, buscamos sistematizar e discutir os aspectos como: temática, contexto da investigação e objetivos, aspectos teórico-conceituais e metodológicos empregados, além de situar os principais resultados e possíveis lacunas/críticas que emergem ao estudo. Referido levantamento se liga à necessária revisão de literatura da área, especificamente quanto à temática dos saberes para a educação inclusiva. Mobilizamo-nos, portanto, a conhecer sobre como a problemática dos saberes docentes se evidencia nas pesquisas acadêmicas. Desse modo, buscamos respostas para as seguintes questões: a) quais conhecimentos e habilidades favorecem a ação dos professores no ambiente escolar, particularmente, na sala de aula e no trabalho pedagógico? b) do que tratam e o que discutem as pesquisas mais atuais? Considerando que o estudo sobre os saberes está ligado às discussões atuais sobre a profissionalização do ensino e ao desenvolvimento profissional dos professores, o intento de refletir sobre os saberes como elementos de base constitutivos do magistério pode colaborar para iluminar o esforço conceitual de se pensar a inclusão e a formação dos professores para que possam dar sustentação a uma prática pedagógica efetivamente includente.Editora CRV2020-10-16T06:04:14Z2020-10-16T06:04:14Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfRIBEIRO, Disneylândia Maria; SILVA, Maria Simone da; LUSTOSA, Francisca Geny. Os saberes que mobilizam as práticas inclusivas na escola: reflexão situada em revisão bibliográfica. In: ANDRADE, Francisco Ari de; RIBEIRO, Disneylândia Maria; MUNIZ NETO, João Silveira (org.). Educação brasileira: caminhos a percorrer. Curitiba: CRV, 2018. p. 73-86.978-85-444-2499-5http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54696Ribeiro, Disneylândia MariaSilva, Maria Simone daLustosa, Francisca Genyporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-16T06:04:16Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/54696Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:27:07.147028Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Os saberes que mobilizam as práticas inclusivas na escola: reflexão situada em revisão bibliográfica
title Os saberes que mobilizam as práticas inclusivas na escola: reflexão situada em revisão bibliográfica
spellingShingle Os saberes que mobilizam as práticas inclusivas na escola: reflexão situada em revisão bibliográfica
Ribeiro, Disneylândia Maria
Educação especial
Educação inclusiva
Formação de professores
Pessoa com deficiência
Inclusão socioeducacional
Práticas pedagógicas
Pedagogia - acessibilidade
Atendimento Educacional Especializado (AEE)
Alfabetização
title_short Os saberes que mobilizam as práticas inclusivas na escola: reflexão situada em revisão bibliográfica
title_full Os saberes que mobilizam as práticas inclusivas na escola: reflexão situada em revisão bibliográfica
title_fullStr Os saberes que mobilizam as práticas inclusivas na escola: reflexão situada em revisão bibliográfica
title_full_unstemmed Os saberes que mobilizam as práticas inclusivas na escola: reflexão situada em revisão bibliográfica
title_sort Os saberes que mobilizam as práticas inclusivas na escola: reflexão situada em revisão bibliográfica
author Ribeiro, Disneylândia Maria
author_facet Ribeiro, Disneylândia Maria
Silva, Maria Simone da
Lustosa, Francisca Geny
author_role author
author2 Silva, Maria Simone da
Lustosa, Francisca Geny
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Disneylândia Maria
Silva, Maria Simone da
Lustosa, Francisca Geny
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Educação inclusiva
Formação de professores
Pessoa com deficiência
Inclusão socioeducacional
Práticas pedagógicas
Pedagogia - acessibilidade
Atendimento Educacional Especializado (AEE)
Alfabetização
topic Educação especial
Educação inclusiva
Formação de professores
Pessoa com deficiência
Inclusão socioeducacional
Práticas pedagógicas
Pedagogia - acessibilidade
Atendimento Educacional Especializado (AEE)
Alfabetização
description O objetivo deste texto é divulgar o levantamento realizado em trabalhos acadêmico-científicos que abordam a temática dos saberes para a educação inclusiva no contexto da escola comum. Na consulta às pesquisas acadêmicas, de recorte para essa reflexão, que versam sobre os saberes docentes atinentes à educação inclusiva, buscamos sistematizar e discutir os aspectos como: temática, contexto da investigação e objetivos, aspectos teórico-conceituais e metodológicos empregados, além de situar os principais resultados e possíveis lacunas/críticas que emergem ao estudo. Referido levantamento se liga à necessária revisão de literatura da área, especificamente quanto à temática dos saberes para a educação inclusiva. Mobilizamo-nos, portanto, a conhecer sobre como a problemática dos saberes docentes se evidencia nas pesquisas acadêmicas. Desse modo, buscamos respostas para as seguintes questões: a) quais conhecimentos e habilidades favorecem a ação dos professores no ambiente escolar, particularmente, na sala de aula e no trabalho pedagógico? b) do que tratam e o que discutem as pesquisas mais atuais? Considerando que o estudo sobre os saberes está ligado às discussões atuais sobre a profissionalização do ensino e ao desenvolvimento profissional dos professores, o intento de refletir sobre os saberes como elementos de base constitutivos do magistério pode colaborar para iluminar o esforço conceitual de se pensar a inclusão e a formação dos professores para que possam dar sustentação a uma prática pedagógica efetivamente includente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-10-16T06:04:14Z
2020-10-16T06:04:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIBEIRO, Disneylândia Maria; SILVA, Maria Simone da; LUSTOSA, Francisca Geny. Os saberes que mobilizam as práticas inclusivas na escola: reflexão situada em revisão bibliográfica. In: ANDRADE, Francisco Ari de; RIBEIRO, Disneylândia Maria; MUNIZ NETO, João Silveira (org.). Educação brasileira: caminhos a percorrer. Curitiba: CRV, 2018. p. 73-86.
978-85-444-2499-5
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54696
identifier_str_mv RIBEIRO, Disneylândia Maria; SILVA, Maria Simone da; LUSTOSA, Francisca Geny. Os saberes que mobilizam as práticas inclusivas na escola: reflexão situada em revisão bibliográfica. In: ANDRADE, Francisco Ari de; RIBEIRO, Disneylândia Maria; MUNIZ NETO, João Silveira (org.). Educação brasileira: caminhos a percorrer. Curitiba: CRV, 2018. p. 73-86.
978-85-444-2499-5
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54696
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CRV
publisher.none.fl_str_mv Editora CRV
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028809263284224