Os saberes que mobilizam as práticas inclusivas na escola: reflexão situada em revisão bibliográfica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54696 |
Resumo: | O objetivo deste texto é divulgar o levantamento realizado em trabalhos acadêmico-científicos que abordam a temática dos saberes para a educação inclusiva no contexto da escola comum. Na consulta às pesquisas acadêmicas, de recorte para essa reflexão, que versam sobre os saberes docentes atinentes à educação inclusiva, buscamos sistematizar e discutir os aspectos como: temática, contexto da investigação e objetivos, aspectos teórico-conceituais e metodológicos empregados, além de situar os principais resultados e possíveis lacunas/críticas que emergem ao estudo. Referido levantamento se liga à necessária revisão de literatura da área, especificamente quanto à temática dos saberes para a educação inclusiva. Mobilizamo-nos, portanto, a conhecer sobre como a problemática dos saberes docentes se evidencia nas pesquisas acadêmicas. Desse modo, buscamos respostas para as seguintes questões: a) quais conhecimentos e habilidades favorecem a ação dos professores no ambiente escolar, particularmente, na sala de aula e no trabalho pedagógico? b) do que tratam e o que discutem as pesquisas mais atuais? Considerando que o estudo sobre os saberes está ligado às discussões atuais sobre a profissionalização do ensino e ao desenvolvimento profissional dos professores, o intento de refletir sobre os saberes como elementos de base constitutivos do magistério pode colaborar para iluminar o esforço conceitual de se pensar a inclusão e a formação dos professores para que possam dar sustentação a uma prática pedagógica efetivamente includente. |
id |
UFC-7_4bd909e794a5d255a3de42bfa6eda392 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/54696 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os saberes que mobilizam as práticas inclusivas na escola: reflexão situada em revisão bibliográficaEducação especialEducação inclusivaFormação de professoresPessoa com deficiênciaInclusão socioeducacionalPráticas pedagógicasPedagogia - acessibilidadeAtendimento Educacional Especializado (AEE)AlfabetizaçãoO objetivo deste texto é divulgar o levantamento realizado em trabalhos acadêmico-científicos que abordam a temática dos saberes para a educação inclusiva no contexto da escola comum. Na consulta às pesquisas acadêmicas, de recorte para essa reflexão, que versam sobre os saberes docentes atinentes à educação inclusiva, buscamos sistematizar e discutir os aspectos como: temática, contexto da investigação e objetivos, aspectos teórico-conceituais e metodológicos empregados, além de situar os principais resultados e possíveis lacunas/críticas que emergem ao estudo. Referido levantamento se liga à necessária revisão de literatura da área, especificamente quanto à temática dos saberes para a educação inclusiva. Mobilizamo-nos, portanto, a conhecer sobre como a problemática dos saberes docentes se evidencia nas pesquisas acadêmicas. Desse modo, buscamos respostas para as seguintes questões: a) quais conhecimentos e habilidades favorecem a ação dos professores no ambiente escolar, particularmente, na sala de aula e no trabalho pedagógico? b) do que tratam e o que discutem as pesquisas mais atuais? Considerando que o estudo sobre os saberes está ligado às discussões atuais sobre a profissionalização do ensino e ao desenvolvimento profissional dos professores, o intento de refletir sobre os saberes como elementos de base constitutivos do magistério pode colaborar para iluminar o esforço conceitual de se pensar a inclusão e a formação dos professores para que possam dar sustentação a uma prática pedagógica efetivamente includente.Editora CRV2020-10-16T06:04:14Z2020-10-16T06:04:14Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfRIBEIRO, Disneylândia Maria; SILVA, Maria Simone da; LUSTOSA, Francisca Geny. Os saberes que mobilizam as práticas inclusivas na escola: reflexão situada em revisão bibliográfica. In: ANDRADE, Francisco Ari de; RIBEIRO, Disneylândia Maria; MUNIZ NETO, João Silveira (org.). Educação brasileira: caminhos a percorrer. Curitiba: CRV, 2018. p. 73-86.978-85-444-2499-5http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54696Ribeiro, Disneylândia MariaSilva, Maria Simone daLustosa, Francisca Genyporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-16T06:04:16Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/54696Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:27:07.147028Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os saberes que mobilizam as práticas inclusivas na escola: reflexão situada em revisão bibliográfica |
title |
Os saberes que mobilizam as práticas inclusivas na escola: reflexão situada em revisão bibliográfica |
spellingShingle |
Os saberes que mobilizam as práticas inclusivas na escola: reflexão situada em revisão bibliográfica Ribeiro, Disneylândia Maria Educação especial Educação inclusiva Formação de professores Pessoa com deficiência Inclusão socioeducacional Práticas pedagógicas Pedagogia - acessibilidade Atendimento Educacional Especializado (AEE) Alfabetização |
title_short |
Os saberes que mobilizam as práticas inclusivas na escola: reflexão situada em revisão bibliográfica |
title_full |
Os saberes que mobilizam as práticas inclusivas na escola: reflexão situada em revisão bibliográfica |
title_fullStr |
Os saberes que mobilizam as práticas inclusivas na escola: reflexão situada em revisão bibliográfica |
title_full_unstemmed |
Os saberes que mobilizam as práticas inclusivas na escola: reflexão situada em revisão bibliográfica |
title_sort |
Os saberes que mobilizam as práticas inclusivas na escola: reflexão situada em revisão bibliográfica |
author |
Ribeiro, Disneylândia Maria |
author_facet |
Ribeiro, Disneylândia Maria Silva, Maria Simone da Lustosa, Francisca Geny |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Maria Simone da Lustosa, Francisca Geny |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Disneylândia Maria Silva, Maria Simone da Lustosa, Francisca Geny |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Educação inclusiva Formação de professores Pessoa com deficiência Inclusão socioeducacional Práticas pedagógicas Pedagogia - acessibilidade Atendimento Educacional Especializado (AEE) Alfabetização |
topic |
Educação especial Educação inclusiva Formação de professores Pessoa com deficiência Inclusão socioeducacional Práticas pedagógicas Pedagogia - acessibilidade Atendimento Educacional Especializado (AEE) Alfabetização |
description |
O objetivo deste texto é divulgar o levantamento realizado em trabalhos acadêmico-científicos que abordam a temática dos saberes para a educação inclusiva no contexto da escola comum. Na consulta às pesquisas acadêmicas, de recorte para essa reflexão, que versam sobre os saberes docentes atinentes à educação inclusiva, buscamos sistematizar e discutir os aspectos como: temática, contexto da investigação e objetivos, aspectos teórico-conceituais e metodológicos empregados, além de situar os principais resultados e possíveis lacunas/críticas que emergem ao estudo. Referido levantamento se liga à necessária revisão de literatura da área, especificamente quanto à temática dos saberes para a educação inclusiva. Mobilizamo-nos, portanto, a conhecer sobre como a problemática dos saberes docentes se evidencia nas pesquisas acadêmicas. Desse modo, buscamos respostas para as seguintes questões: a) quais conhecimentos e habilidades favorecem a ação dos professores no ambiente escolar, particularmente, na sala de aula e no trabalho pedagógico? b) do que tratam e o que discutem as pesquisas mais atuais? Considerando que o estudo sobre os saberes está ligado às discussões atuais sobre a profissionalização do ensino e ao desenvolvimento profissional dos professores, o intento de refletir sobre os saberes como elementos de base constitutivos do magistério pode colaborar para iluminar o esforço conceitual de se pensar a inclusão e a formação dos professores para que possam dar sustentação a uma prática pedagógica efetivamente includente. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2020-10-16T06:04:14Z 2020-10-16T06:04:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RIBEIRO, Disneylândia Maria; SILVA, Maria Simone da; LUSTOSA, Francisca Geny. Os saberes que mobilizam as práticas inclusivas na escola: reflexão situada em revisão bibliográfica. In: ANDRADE, Francisco Ari de; RIBEIRO, Disneylândia Maria; MUNIZ NETO, João Silveira (org.). Educação brasileira: caminhos a percorrer. Curitiba: CRV, 2018. p. 73-86. 978-85-444-2499-5 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54696 |
identifier_str_mv |
RIBEIRO, Disneylândia Maria; SILVA, Maria Simone da; LUSTOSA, Francisca Geny. Os saberes que mobilizam as práticas inclusivas na escola: reflexão situada em revisão bibliográfica. In: ANDRADE, Francisco Ari de; RIBEIRO, Disneylândia Maria; MUNIZ NETO, João Silveira (org.). Educação brasileira: caminhos a percorrer. Curitiba: CRV, 2018. p. 73-86. 978-85-444-2499-5 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54696 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CRV |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CRV |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028809263284224 |