Discursos e letramentos na representação de deficiência de uma professora do atendimento educacional especializado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Reubher César Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53826
Resumo: In this work, we aim to understand the deficiency representation of a teacher of Specialized Educational Assistance (SEA), from the literacy practices located in this context and space. For thatso, we are theoretically based on the Social Model Disability (DINIZ, 2012) that understands disability as a political concept, in Critical Discourse Analysis (FAIRCLOUGH, 2012, 2016; RAMALHO; RESENDE, 2006, 2011; MAGALHÃES; MARTINS, 2017), and in Social Theory of Literacy (STREET, 2012, 2014; BARTON; HAMILTON, 1998). Data generation occurred through a participant observation in the Multifunctional Resources Room of a public school in the city of Fortaleza, and a semi structured interview made with the SEA teacher. Fromouranalyzes, we understand that the teacher discursively represents disability as a complex condition, but with inan extended understanding of the concept of normality. Faced With This, the literacy activities located in the SEA room are permeated by the multiple identity constitutions of students with disabilities, contributing to their counter-hegemonic agency.
id UFC-7_fc0dda0abddd66ffacc796573f4f352d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/53826
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Discursos e letramentos na representação de deficiência de uma professora do atendimento educacional especializadoPessoas com Deficiência - Educação - Fortaleza (CE)Educação especial - Fortaleza (CE)Prática de ensino - Fortaleza (CE)Educação inclusiva - Fortaleza (CE)Letramento - Fortaleza (CE)Professores de educação especial - Fortaleza (CE)In this work, we aim to understand the deficiency representation of a teacher of Specialized Educational Assistance (SEA), from the literacy practices located in this context and space. For thatso, we are theoretically based on the Social Model Disability (DINIZ, 2012) that understands disability as a political concept, in Critical Discourse Analysis (FAIRCLOUGH, 2012, 2016; RAMALHO; RESENDE, 2006, 2011; MAGALHÃES; MARTINS, 2017), and in Social Theory of Literacy (STREET, 2012, 2014; BARTON; HAMILTON, 1998). Data generation occurred through a participant observation in the Multifunctional Resources Room of a public school in the city of Fortaleza, and a semi structured interview made with the SEA teacher. Fromouranalyzes, we understand that the teacher discursively represents disability as a complex condition, but with inan extended understanding of the concept of normality. Faced With This, the literacy activities located in the SEA room are permeated by the multiple identity constitutions of students with disabilities, contributing to their counter-hegemonic agency.Neste trabalho, objetivamos compreender a representação sobre deficiência de uma professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), a partir das práticas de letramento situadas nesse contexto e espaço. Para tanto, fundamentamo-nos teoricamente no Modelo Social de Deficiência (DINIZ, 2012) que entende a deficiência como conceito político, na Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2012, 2016; RAMALHO e RESENDE, 2006, 2011; MAGALHÃES; MARTINS; RESENDE, 2017), e na Teoria Social do Letramento (STREET, 2012, 2014; BARTON; HAMILTON, 1998). A geração de dados ocorreu mediante observação participante na Sala de Recursos Multifuncionais de uma escola pública do município de Fortaleza, e entrevista semiestruturada realizada com a professora do AEE. A partir de nossas análises, compreendemos que a professora representa discursivamente a deficiência como uma condição complexa, mas dentro de uma compreensão ampliada do conceito de normalidade. Diante disso, as atividades de letramentos situadas na sala de AEE estão permeadas pelas múltiplas constituições identitárias dos/as estudantes com deficiência, contribuindo para que estes desempenhem uma agenciação contra-hegemônica.Gomes, Robéria Vieira BarretoLima, Beatriz Furtado AlencarGomes, Reubher César Rodrigues2020-09-03T12:58:48Z2020-09-03T12:58:48Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGOMES, Reubher César Rodrigues. Discursos e letramentos na representação de deficiência de uma professora do atendimento educacional especializado. 2019. 74f. - TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2019.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53826porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-03T12:58:48Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/53826Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:51:53.065845Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Discursos e letramentos na representação de deficiência de uma professora do atendimento educacional especializado
title Discursos e letramentos na representação de deficiência de uma professora do atendimento educacional especializado
spellingShingle Discursos e letramentos na representação de deficiência de uma professora do atendimento educacional especializado
Gomes, Reubher César Rodrigues
Pessoas com Deficiência - Educação - Fortaleza (CE)
Educação especial - Fortaleza (CE)
Prática de ensino - Fortaleza (CE)
Educação inclusiva - Fortaleza (CE)
Letramento - Fortaleza (CE)
Professores de educação especial - Fortaleza (CE)
title_short Discursos e letramentos na representação de deficiência de uma professora do atendimento educacional especializado
title_full Discursos e letramentos na representação de deficiência de uma professora do atendimento educacional especializado
title_fullStr Discursos e letramentos na representação de deficiência de uma professora do atendimento educacional especializado
title_full_unstemmed Discursos e letramentos na representação de deficiência de uma professora do atendimento educacional especializado
title_sort Discursos e letramentos na representação de deficiência de uma professora do atendimento educacional especializado
author Gomes, Reubher César Rodrigues
author_facet Gomes, Reubher César Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Robéria Vieira Barreto
Lima, Beatriz Furtado Alencar
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Reubher César Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Pessoas com Deficiência - Educação - Fortaleza (CE)
Educação especial - Fortaleza (CE)
Prática de ensino - Fortaleza (CE)
Educação inclusiva - Fortaleza (CE)
Letramento - Fortaleza (CE)
Professores de educação especial - Fortaleza (CE)
topic Pessoas com Deficiência - Educação - Fortaleza (CE)
Educação especial - Fortaleza (CE)
Prática de ensino - Fortaleza (CE)
Educação inclusiva - Fortaleza (CE)
Letramento - Fortaleza (CE)
Professores de educação especial - Fortaleza (CE)
description In this work, we aim to understand the deficiency representation of a teacher of Specialized Educational Assistance (SEA), from the literacy practices located in this context and space. For thatso, we are theoretically based on the Social Model Disability (DINIZ, 2012) that understands disability as a political concept, in Critical Discourse Analysis (FAIRCLOUGH, 2012, 2016; RAMALHO; RESENDE, 2006, 2011; MAGALHÃES; MARTINS, 2017), and in Social Theory of Literacy (STREET, 2012, 2014; BARTON; HAMILTON, 1998). Data generation occurred through a participant observation in the Multifunctional Resources Room of a public school in the city of Fortaleza, and a semi structured interview made with the SEA teacher. Fromouranalyzes, we understand that the teacher discursively represents disability as a complex condition, but with inan extended understanding of the concept of normality. Faced With This, the literacy activities located in the SEA room are permeated by the multiple identity constitutions of students with disabilities, contributing to their counter-hegemonic agency.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-09-03T12:58:48Z
2020-09-03T12:58:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOMES, Reubher César Rodrigues. Discursos e letramentos na representação de deficiência de uma professora do atendimento educacional especializado. 2019. 74f. - TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2019.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53826
identifier_str_mv GOMES, Reubher César Rodrigues. Discursos e letramentos na representação de deficiência de uma professora do atendimento educacional especializado. 2019. 74f. - TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2019.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53826
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028975398617088