RELATO DE UMA FORMADORA: os bastidores da formação continuada de professores alfabetizadores no Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abu-El-Haj, Mônica Farias
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Patricio, Maria Maiara Sousa, Silva, Raquel Siqueira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4378
Resumo: O objetivo do estudo é compreender o cenário das políticas públicas de formação continuada para professores alfabetizadores no estado do Ceará, buscando analisar os desafios, contradições e rupturas que marcam seu percurso e direcionamentos atuais. Para realizá-la, tomamos como referência o relato de uma professora formadora que atuou na Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC) no período de 1996 a 2018. A pesquisa fundamentou-se em autores que discutem o surgimento, o financiamento e os desafios das políticas de formação continuada. Dentre outros resultados, observamos que apesar da descontinuidade que caracterizam as políticas públicas brasileiras houve, com a implantação dos programas de formação continuada a partir do início deste século, um ganho qualitativo na formação dos docentes e nos índices de alfabetização, constatando-se uma ruptura nesse processo a partir de 2018.
id UERN-5_bf8477077d50f956fb1c32d530dab5b4
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/4378
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling RELATO DE UMA FORMADORA: os bastidores da formação continuada de professores alfabetizadores no CearáFormação continuadaAlfabetizaçãoProfessores alfabetizadoresCearáO objetivo do estudo é compreender o cenário das políticas públicas de formação continuada para professores alfabetizadores no estado do Ceará, buscando analisar os desafios, contradições e rupturas que marcam seu percurso e direcionamentos atuais. Para realizá-la, tomamos como referência o relato de uma professora formadora que atuou na Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC) no período de 1996 a 2018. A pesquisa fundamentou-se em autores que discutem o surgimento, o financiamento e os desafios das políticas de formação continuada. Dentre outros resultados, observamos que apesar da descontinuidade que caracterizam as políticas públicas brasileiras houve, com a implantação dos programas de formação continuada a partir do início deste século, um ganho qualitativo na formação dos docentes e nos índices de alfabetização, constatando-se uma ruptura nesse processo a partir de 2018.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2022-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4378Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 28 (2022): NÚMERO ESPECIAL - Dossiê: Os múltiplos olhares sobre a prática docente2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4378/3485Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAbu-El-Haj, Mônica Farias Patricio, Maria Maiara Sousa Silva, Raquel Siqueira da2022-12-28T01:51:15Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/4378Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2022-12-28T01:51:15Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv RELATO DE UMA FORMADORA: os bastidores da formação continuada de professores alfabetizadores no Ceará
title RELATO DE UMA FORMADORA: os bastidores da formação continuada de professores alfabetizadores no Ceará
spellingShingle RELATO DE UMA FORMADORA: os bastidores da formação continuada de professores alfabetizadores no Ceará
Abu-El-Haj, Mônica Farias
Formação continuada
Alfabetização
Professores alfabetizadores
Ceará
title_short RELATO DE UMA FORMADORA: os bastidores da formação continuada de professores alfabetizadores no Ceará
title_full RELATO DE UMA FORMADORA: os bastidores da formação continuada de professores alfabetizadores no Ceará
title_fullStr RELATO DE UMA FORMADORA: os bastidores da formação continuada de professores alfabetizadores no Ceará
title_full_unstemmed RELATO DE UMA FORMADORA: os bastidores da formação continuada de professores alfabetizadores no Ceará
title_sort RELATO DE UMA FORMADORA: os bastidores da formação continuada de professores alfabetizadores no Ceará
author Abu-El-Haj, Mônica Farias
author_facet Abu-El-Haj, Mônica Farias
Patricio, Maria Maiara Sousa
Silva, Raquel Siqueira da
author_role author
author2 Patricio, Maria Maiara Sousa
Silva, Raquel Siqueira da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abu-El-Haj, Mônica Farias
Patricio, Maria Maiara Sousa
Silva, Raquel Siqueira da
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada
Alfabetização
Professores alfabetizadores
Ceará
topic Formação continuada
Alfabetização
Professores alfabetizadores
Ceará
description O objetivo do estudo é compreender o cenário das políticas públicas de formação continuada para professores alfabetizadores no estado do Ceará, buscando analisar os desafios, contradições e rupturas que marcam seu percurso e direcionamentos atuais. Para realizá-la, tomamos como referência o relato de uma professora formadora que atuou na Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC) no período de 1996 a 2018. A pesquisa fundamentou-se em autores que discutem o surgimento, o financiamento e os desafios das políticas de formação continuada. Dentre outros resultados, observamos que apesar da descontinuidade que caracterizam as políticas públicas brasileiras houve, com a implantação dos programas de formação continuada a partir do início deste século, um ganho qualitativo na formação dos docentes e nos índices de alfabetização, constatando-se uma ruptura nesse processo a partir de 2018.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4378
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4378
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4378/3485
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 28 (2022): NÚMERO ESPECIAL - Dossiê: Os múltiplos olhares sobre a prática docente
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751127118741504