A aplicação do planejamento estratégico na escola centro educacional mundo infantil (CEMI)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47561 |
Resumo: | Os empreendimentos de pequeno porte estão ganhando força econômica e contribuindo para o desenvolvimento do País, mas ainda sofrem inúmeras dificuldades assim que criados, por motivos que vão da falta de planejamento à ausência total de conhecimento de mercado. Prova disso é a escola CEMI, que possui 490 alunos e 51 funcionários, a qual carecia de um planejamento estratégico que proporcionasse a tomada de decisões acerca de qual padrão de comportamento uma organização pretendia seguir, produtos e serviços que pretendia oferecer e mercados e clientes que pretendia atingir. Inicialmente, foi feito um diagnóstico empresarial com a direção e coordenação da escola, no qual foram levantados questionamentos que abordavam desde o setor estratégico até o setor de recursos humanos. Em seguida, o planejamento da escola começou a ser traçado, por meio do referencial estratégico e da análise de swot, seguidos do mapa estratégico e dos planos de ação. O próximo passo foi a aplicação do planejamento estratégico na escola. Desde o início do projeto, foi realizada a conscientização da direção da escola acerca da importância do envolvimento de todos os funcionários para que pudesse haver, de fato, resultados satisfatórios, como ampliar a lucratividade, aumentar o número de alunos, fortalecer a marca, melhorar a comunicação escola-responsáveis, melhorar a gestão interna e expandir a estrutura física. Paralelo a isso, foi realizado um treinamento básico sobre os princípios do planejamento estratégico e a sua importância. Nesse contexto, os resultados esperados para o CEMI incluirão planos de ação, como melhorar a eficiência na organização, no direcionamento, no controle, na infraestrutura e na acessibilidade da escola; bem como minimizar deficiências, da inadimplência até o pouco conhecimento acerca dos custos. Em suma, um dos resultados mais esperados em tal projeto é o intimismo da direção quanto à realidade da escola, dos seus concorrentes, dos seus clientes e dos seus funcionários. |
id |
UFC-7_fcb1387bfa0e23e6b0d9cde1690e9ca1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/47561 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A aplicação do planejamento estratégico na escola centro educacional mundo infantil (CEMI)Planejamento estratégicoEscolaResultadosOs empreendimentos de pequeno porte estão ganhando força econômica e contribuindo para o desenvolvimento do País, mas ainda sofrem inúmeras dificuldades assim que criados, por motivos que vão da falta de planejamento à ausência total de conhecimento de mercado. Prova disso é a escola CEMI, que possui 490 alunos e 51 funcionários, a qual carecia de um planejamento estratégico que proporcionasse a tomada de decisões acerca de qual padrão de comportamento uma organização pretendia seguir, produtos e serviços que pretendia oferecer e mercados e clientes que pretendia atingir. Inicialmente, foi feito um diagnóstico empresarial com a direção e coordenação da escola, no qual foram levantados questionamentos que abordavam desde o setor estratégico até o setor de recursos humanos. Em seguida, o planejamento da escola começou a ser traçado, por meio do referencial estratégico e da análise de swot, seguidos do mapa estratégico e dos planos de ação. O próximo passo foi a aplicação do planejamento estratégico na escola. Desde o início do projeto, foi realizada a conscientização da direção da escola acerca da importância do envolvimento de todos os funcionários para que pudesse haver, de fato, resultados satisfatórios, como ampliar a lucratividade, aumentar o número de alunos, fortalecer a marca, melhorar a comunicação escola-responsáveis, melhorar a gestão interna e expandir a estrutura física. Paralelo a isso, foi realizado um treinamento básico sobre os princípios do planejamento estratégico e a sua importância. Nesse contexto, os resultados esperados para o CEMI incluirão planos de ação, como melhorar a eficiência na organização, no direcionamento, no controle, na infraestrutura e na acessibilidade da escola; bem como minimizar deficiências, da inadimplência até o pouco conhecimento acerca dos custos. Em suma, um dos resultados mais esperados em tal projeto é o intimismo da direção quanto à realidade da escola, dos seus concorrentes, dos seus clientes e dos seus funcionários.Universidade Federal do Ceará2019-11-08T13:39:44Z2019-11-08T13:39:44Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSILVA, Ana Luiza Pinheiro e; PONTES, Heráclito Lopes Jaguaribe. A aplicação do planejamento estratégico na escola centro educacional mundo infantil (CEMI). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontros dos Programas de Educação Tutorial, 3).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47561Silva, Ana Luiza Pinheiro ePontes, Heráclito Lopes Jaguaribeinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T18:43:16Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/47561Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:19:25.843150Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aplicação do planejamento estratégico na escola centro educacional mundo infantil (CEMI) |
title |
A aplicação do planejamento estratégico na escola centro educacional mundo infantil (CEMI) |
spellingShingle |
A aplicação do planejamento estratégico na escola centro educacional mundo infantil (CEMI) Silva, Ana Luiza Pinheiro e Planejamento estratégico Escola Resultados |
title_short |
A aplicação do planejamento estratégico na escola centro educacional mundo infantil (CEMI) |
title_full |
A aplicação do planejamento estratégico na escola centro educacional mundo infantil (CEMI) |
title_fullStr |
A aplicação do planejamento estratégico na escola centro educacional mundo infantil (CEMI) |
title_full_unstemmed |
A aplicação do planejamento estratégico na escola centro educacional mundo infantil (CEMI) |
title_sort |
A aplicação do planejamento estratégico na escola centro educacional mundo infantil (CEMI) |
author |
Silva, Ana Luiza Pinheiro e |
author_facet |
Silva, Ana Luiza Pinheiro e Pontes, Heráclito Lopes Jaguaribe |
author_role |
author |
author2 |
Pontes, Heráclito Lopes Jaguaribe |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ana Luiza Pinheiro e Pontes, Heráclito Lopes Jaguaribe |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento estratégico Escola Resultados |
topic |
Planejamento estratégico Escola Resultados |
description |
Os empreendimentos de pequeno porte estão ganhando força econômica e contribuindo para o desenvolvimento do País, mas ainda sofrem inúmeras dificuldades assim que criados, por motivos que vão da falta de planejamento à ausência total de conhecimento de mercado. Prova disso é a escola CEMI, que possui 490 alunos e 51 funcionários, a qual carecia de um planejamento estratégico que proporcionasse a tomada de decisões acerca de qual padrão de comportamento uma organização pretendia seguir, produtos e serviços que pretendia oferecer e mercados e clientes que pretendia atingir. Inicialmente, foi feito um diagnóstico empresarial com a direção e coordenação da escola, no qual foram levantados questionamentos que abordavam desde o setor estratégico até o setor de recursos humanos. Em seguida, o planejamento da escola começou a ser traçado, por meio do referencial estratégico e da análise de swot, seguidos do mapa estratégico e dos planos de ação. O próximo passo foi a aplicação do planejamento estratégico na escola. Desde o início do projeto, foi realizada a conscientização da direção da escola acerca da importância do envolvimento de todos os funcionários para que pudesse haver, de fato, resultados satisfatórios, como ampliar a lucratividade, aumentar o número de alunos, fortalecer a marca, melhorar a comunicação escola-responsáveis, melhorar a gestão interna e expandir a estrutura física. Paralelo a isso, foi realizado um treinamento básico sobre os princípios do planejamento estratégico e a sua importância. Nesse contexto, os resultados esperados para o CEMI incluirão planos de ação, como melhorar a eficiência na organização, no direcionamento, no controle, na infraestrutura e na acessibilidade da escola; bem como minimizar deficiências, da inadimplência até o pouco conhecimento acerca dos custos. Em suma, um dos resultados mais esperados em tal projeto é o intimismo da direção quanto à realidade da escola, dos seus concorrentes, dos seus clientes e dos seus funcionários. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-11-08T13:39:44Z 2019-11-08T13:39:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Ana Luiza Pinheiro e; PONTES, Heráclito Lopes Jaguaribe. A aplicação do planejamento estratégico na escola centro educacional mundo infantil (CEMI). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontros dos Programas de Educação Tutorial, 3). http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47561 |
identifier_str_mv |
SILVA, Ana Luiza Pinheiro e; PONTES, Heráclito Lopes Jaguaribe. A aplicação do planejamento estratégico na escola centro educacional mundo infantil (CEMI). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontros dos Programas de Educação Tutorial, 3). |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47561 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028754913492992 |