A aplicação do planejamento estratégico na escola centro educacional mundo infantil (CEMI)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Luiza Pinheiro e
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pontes, Heráclito Lopes Jaguaribe
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47561
Resumo: Os empreendimentos de pequeno porte estão ganhando força econômica e contribuindo para o desenvolvimento do País, mas ainda sofrem inúmeras dificuldades assim que criados, por motivos que vão da falta de planejamento à ausência total de conhecimento de mercado. Prova disso é a escola CEMI, que possui 490 alunos e 51 funcionários, a qual carecia de um planejamento estratégico que proporcionasse a tomada de decisões acerca de qual padrão de comportamento uma organização pretendia seguir, produtos e serviços que pretendia oferecer e mercados e clientes que pretendia atingir. Inicialmente, foi feito um diagnóstico empresarial com a direção e coordenação da escola, no qual foram levantados questionamentos que abordavam desde o setor estratégico até o setor de recursos humanos. Em seguida, o planejamento da escola começou a ser traçado, por meio do referencial estratégico e da análise de swot, seguidos do mapa estratégico e dos planos de ação. O próximo passo foi a aplicação do planejamento estratégico na escola. Desde o início do projeto, foi realizada a conscientização da direção da escola acerca da importância do envolvimento de todos os funcionários para que pudesse haver, de fato, resultados satisfatórios, como ampliar a lucratividade, aumentar o número de alunos, fortalecer a marca, melhorar a comunicação escola-responsáveis, melhorar a gestão interna e expandir a estrutura física. Paralelo a isso, foi realizado um treinamento básico sobre os princípios do planejamento estratégico e a sua importância. Nesse contexto, os resultados esperados para o CEMI incluirão planos de ação, como melhorar a eficiência na organização, no direcionamento, no controle, na infraestrutura e na acessibilidade da escola; bem como minimizar deficiências, da inadimplência até o pouco conhecimento acerca dos custos. Em suma, um dos resultados mais esperados em tal projeto é o intimismo da direção quanto à realidade da escola, dos seus concorrentes, dos seus clientes e dos seus funcionários.
id UFC-7_fcb1387bfa0e23e6b0d9cde1690e9ca1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/47561
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A aplicação do planejamento estratégico na escola centro educacional mundo infantil (CEMI)Planejamento estratégicoEscolaResultadosOs empreendimentos de pequeno porte estão ganhando força econômica e contribuindo para o desenvolvimento do País, mas ainda sofrem inúmeras dificuldades assim que criados, por motivos que vão da falta de planejamento à ausência total de conhecimento de mercado. Prova disso é a escola CEMI, que possui 490 alunos e 51 funcionários, a qual carecia de um planejamento estratégico que proporcionasse a tomada de decisões acerca de qual padrão de comportamento uma organização pretendia seguir, produtos e serviços que pretendia oferecer e mercados e clientes que pretendia atingir. Inicialmente, foi feito um diagnóstico empresarial com a direção e coordenação da escola, no qual foram levantados questionamentos que abordavam desde o setor estratégico até o setor de recursos humanos. Em seguida, o planejamento da escola começou a ser traçado, por meio do referencial estratégico e da análise de swot, seguidos do mapa estratégico e dos planos de ação. O próximo passo foi a aplicação do planejamento estratégico na escola. Desde o início do projeto, foi realizada a conscientização da direção da escola acerca da importância do envolvimento de todos os funcionários para que pudesse haver, de fato, resultados satisfatórios, como ampliar a lucratividade, aumentar o número de alunos, fortalecer a marca, melhorar a comunicação escola-responsáveis, melhorar a gestão interna e expandir a estrutura física. Paralelo a isso, foi realizado um treinamento básico sobre os princípios do planejamento estratégico e a sua importância. Nesse contexto, os resultados esperados para o CEMI incluirão planos de ação, como melhorar a eficiência na organização, no direcionamento, no controle, na infraestrutura e na acessibilidade da escola; bem como minimizar deficiências, da inadimplência até o pouco conhecimento acerca dos custos. Em suma, um dos resultados mais esperados em tal projeto é o intimismo da direção quanto à realidade da escola, dos seus concorrentes, dos seus clientes e dos seus funcionários.Universidade Federal do Ceará2019-11-08T13:39:44Z2019-11-08T13:39:44Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSILVA, Ana Luiza Pinheiro e; PONTES, Heráclito Lopes Jaguaribe. A aplicação do planejamento estratégico na escola centro educacional mundo infantil (CEMI). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontros dos Programas de Educação Tutorial, 3).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47561Silva, Ana Luiza Pinheiro ePontes, Heráclito Lopes Jaguaribeinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T18:43:16Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/47561Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-10-02T18:43:16Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A aplicação do planejamento estratégico na escola centro educacional mundo infantil (CEMI)
title A aplicação do planejamento estratégico na escola centro educacional mundo infantil (CEMI)
spellingShingle A aplicação do planejamento estratégico na escola centro educacional mundo infantil (CEMI)
Silva, Ana Luiza Pinheiro e
Planejamento estratégico
Escola
Resultados
title_short A aplicação do planejamento estratégico na escola centro educacional mundo infantil (CEMI)
title_full A aplicação do planejamento estratégico na escola centro educacional mundo infantil (CEMI)
title_fullStr A aplicação do planejamento estratégico na escola centro educacional mundo infantil (CEMI)
title_full_unstemmed A aplicação do planejamento estratégico na escola centro educacional mundo infantil (CEMI)
title_sort A aplicação do planejamento estratégico na escola centro educacional mundo infantil (CEMI)
author Silva, Ana Luiza Pinheiro e
author_facet Silva, Ana Luiza Pinheiro e
Pontes, Heráclito Lopes Jaguaribe
author_role author
author2 Pontes, Heráclito Lopes Jaguaribe
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Luiza Pinheiro e
Pontes, Heráclito Lopes Jaguaribe
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento estratégico
Escola
Resultados
topic Planejamento estratégico
Escola
Resultados
description Os empreendimentos de pequeno porte estão ganhando força econômica e contribuindo para o desenvolvimento do País, mas ainda sofrem inúmeras dificuldades assim que criados, por motivos que vão da falta de planejamento à ausência total de conhecimento de mercado. Prova disso é a escola CEMI, que possui 490 alunos e 51 funcionários, a qual carecia de um planejamento estratégico que proporcionasse a tomada de decisões acerca de qual padrão de comportamento uma organização pretendia seguir, produtos e serviços que pretendia oferecer e mercados e clientes que pretendia atingir. Inicialmente, foi feito um diagnóstico empresarial com a direção e coordenação da escola, no qual foram levantados questionamentos que abordavam desde o setor estratégico até o setor de recursos humanos. Em seguida, o planejamento da escola começou a ser traçado, por meio do referencial estratégico e da análise de swot, seguidos do mapa estratégico e dos planos de ação. O próximo passo foi a aplicação do planejamento estratégico na escola. Desde o início do projeto, foi realizada a conscientização da direção da escola acerca da importância do envolvimento de todos os funcionários para que pudesse haver, de fato, resultados satisfatórios, como ampliar a lucratividade, aumentar o número de alunos, fortalecer a marca, melhorar a comunicação escola-responsáveis, melhorar a gestão interna e expandir a estrutura física. Paralelo a isso, foi realizado um treinamento básico sobre os princípios do planejamento estratégico e a sua importância. Nesse contexto, os resultados esperados para o CEMI incluirão planos de ação, como melhorar a eficiência na organização, no direcionamento, no controle, na infraestrutura e na acessibilidade da escola; bem como minimizar deficiências, da inadimplência até o pouco conhecimento acerca dos custos. Em suma, um dos resultados mais esperados em tal projeto é o intimismo da direção quanto à realidade da escola, dos seus concorrentes, dos seus clientes e dos seus funcionários.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-11-08T13:39:44Z
2019-11-08T13:39:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Ana Luiza Pinheiro e; PONTES, Heráclito Lopes Jaguaribe. A aplicação do planejamento estratégico na escola centro educacional mundo infantil (CEMI). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontros dos Programas de Educação Tutorial, 3).
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47561
identifier_str_mv SILVA, Ana Luiza Pinheiro e; PONTES, Heráclito Lopes Jaguaribe. A aplicação do planejamento estratégico na escola centro educacional mundo infantil (CEMI). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontros dos Programas de Educação Tutorial, 3).
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47561
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935803653029888