O mérito escolar na árvore de desempenho discente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Karlane Holanda
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Leite, Raimundo Helio
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48759
Resumo: Na corrida pelos resultados de excelência a escola contemporânea tende a apostar no jogo do vale tudo, responsabilizando as crianças pelo mérito ou demérito, selecionando os aptos dos não aptos e publicizando as listas de alunos com os resultados alcançados nas proficiências aferidas. Exemplo disso é o que vem acontecendo numa escola no município de Sobral, em que as crianças das turmas de 2º ano do Ensino Fundamental são classificadas e tem seus nomes expostos numa árvore de desempenho discente, fixada em sala de aula, demarcando os que ficam em cima, na copa da árvore, os nomes dos educandos com excelentes desempenhos e, em baixo, na raiz ou no caule, a identificação dos estudantes que apresentam desempenho insuficiente quanto às habilidades de leitura e escrita. Diante desse fato, o presente estudo tem como escopo refletir acerca das vicissitudes de atribuição de mérito escolar através da árvore de desempenho discente. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede municipal de Sobral agraciada pelo Prêmio Escola Nota Dez em 2014. Para a coleta de dados, realizaram-se entrevistas semiabertas aos professores que atuam nas turmas de 2º ano do ensino fundamenta, bem como aos alunos da referida série. Além disso, realizaram-se observações e registros fotográficos das salas das turmas pesquisadas. Concluiu-se que a cultura produtivista e de reconhecimento de mérito da política de responsabilização, simbolizada pela árvore de desempenho discente, aligeira e pressiona às crianças a darem respostas que atendam a um padrão de eficácia e de qualidade de ensino. Outro problema identificado é que as crianças ao verem, diariamente, seus nomes destacados em determinadas partes da árvore de desempenho, anseiam, demasiadamente, expectativas para obterem seus nomes na copa da árvore, local destinado às crianças de melhores resultados, que, quando não conquistadas, produzem efeitos negativos na autoestima e na autorealização pessoal desses indivíduos ainda em formação.
id UFC-7_fe5fb2341ea509d0f8a767761bca0e86
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/48759
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O mérito escolar na árvore de desempenho discenteMéritoCriançaDesempenhoNa corrida pelos resultados de excelência a escola contemporânea tende a apostar no jogo do vale tudo, responsabilizando as crianças pelo mérito ou demérito, selecionando os aptos dos não aptos e publicizando as listas de alunos com os resultados alcançados nas proficiências aferidas. Exemplo disso é o que vem acontecendo numa escola no município de Sobral, em que as crianças das turmas de 2º ano do Ensino Fundamental são classificadas e tem seus nomes expostos numa árvore de desempenho discente, fixada em sala de aula, demarcando os que ficam em cima, na copa da árvore, os nomes dos educandos com excelentes desempenhos e, em baixo, na raiz ou no caule, a identificação dos estudantes que apresentam desempenho insuficiente quanto às habilidades de leitura e escrita. Diante desse fato, o presente estudo tem como escopo refletir acerca das vicissitudes de atribuição de mérito escolar através da árvore de desempenho discente. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede municipal de Sobral agraciada pelo Prêmio Escola Nota Dez em 2014. Para a coleta de dados, realizaram-se entrevistas semiabertas aos professores que atuam nas turmas de 2º ano do ensino fundamenta, bem como aos alunos da referida série. Além disso, realizaram-se observações e registros fotográficos das salas das turmas pesquisadas. Concluiu-se que a cultura produtivista e de reconhecimento de mérito da política de responsabilização, simbolizada pela árvore de desempenho discente, aligeira e pressiona às crianças a darem respostas que atendam a um padrão de eficácia e de qualidade de ensino. Outro problema identificado é que as crianças ao verem, diariamente, seus nomes destacados em determinadas partes da árvore de desempenho, anseiam, demasiadamente, expectativas para obterem seus nomes na copa da árvore, local destinado às crianças de melhores resultados, que, quando não conquistadas, produzem efeitos negativos na autoestima e na autorealização pessoal desses indivíduos ainda em formação.Universidade Federal do Ceará2019-12-18T12:48:23Z2019-12-18T12:48:23Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfARAÚJO, Karlane Holanda; LEITE, Raimundo Helio. O mérito escolar na árvore de desempenho discente. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48759Araújo, Karlane HolandaLeite, Raimundo Helioinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:23:23Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/48759Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:20:10.792621Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O mérito escolar na árvore de desempenho discente
title O mérito escolar na árvore de desempenho discente
spellingShingle O mérito escolar na árvore de desempenho discente
Araújo, Karlane Holanda
Mérito
Criança
Desempenho
title_short O mérito escolar na árvore de desempenho discente
title_full O mérito escolar na árvore de desempenho discente
title_fullStr O mérito escolar na árvore de desempenho discente
title_full_unstemmed O mérito escolar na árvore de desempenho discente
title_sort O mérito escolar na árvore de desempenho discente
author Araújo, Karlane Holanda
author_facet Araújo, Karlane Holanda
Leite, Raimundo Helio
author_role author
author2 Leite, Raimundo Helio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Karlane Holanda
Leite, Raimundo Helio
dc.subject.por.fl_str_mv Mérito
Criança
Desempenho
topic Mérito
Criança
Desempenho
description Na corrida pelos resultados de excelência a escola contemporânea tende a apostar no jogo do vale tudo, responsabilizando as crianças pelo mérito ou demérito, selecionando os aptos dos não aptos e publicizando as listas de alunos com os resultados alcançados nas proficiências aferidas. Exemplo disso é o que vem acontecendo numa escola no município de Sobral, em que as crianças das turmas de 2º ano do Ensino Fundamental são classificadas e tem seus nomes expostos numa árvore de desempenho discente, fixada em sala de aula, demarcando os que ficam em cima, na copa da árvore, os nomes dos educandos com excelentes desempenhos e, em baixo, na raiz ou no caule, a identificação dos estudantes que apresentam desempenho insuficiente quanto às habilidades de leitura e escrita. Diante desse fato, o presente estudo tem como escopo refletir acerca das vicissitudes de atribuição de mérito escolar através da árvore de desempenho discente. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede municipal de Sobral agraciada pelo Prêmio Escola Nota Dez em 2014. Para a coleta de dados, realizaram-se entrevistas semiabertas aos professores que atuam nas turmas de 2º ano do ensino fundamenta, bem como aos alunos da referida série. Além disso, realizaram-se observações e registros fotográficos das salas das turmas pesquisadas. Concluiu-se que a cultura produtivista e de reconhecimento de mérito da política de responsabilização, simbolizada pela árvore de desempenho discente, aligeira e pressiona às crianças a darem respostas que atendam a um padrão de eficácia e de qualidade de ensino. Outro problema identificado é que as crianças ao verem, diariamente, seus nomes destacados em determinadas partes da árvore de desempenho, anseiam, demasiadamente, expectativas para obterem seus nomes na copa da árvore, local destinado às crianças de melhores resultados, que, quando não conquistadas, produzem efeitos negativos na autoestima e na autorealização pessoal desses indivíduos ainda em formação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-12-18T12:48:23Z
2019-12-18T12:48:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAÚJO, Karlane Holanda; LEITE, Raimundo Helio. O mérito escolar na árvore de desempenho discente. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48759
identifier_str_mv ARAÚJO, Karlane Holanda; LEITE, Raimundo Helio. O mérito escolar na árvore de desempenho discente. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48759
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028760420614144