Materiais didáticos e formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19877 |
Resumo: | O material didático é um ponto de referência para o trabalho docente, um recurso a mais para a aprendizagem. Portanto, é necessário que no âmbito das Licenciaturas se problematize o papel a ele atribuído e se reflita sobre as possíveis implicações da escolha e emprego de determinados materiais na condução da prática docente e no processo de aprendizagem no contexto escolar. Sendo assim, ao longo deste trabalho, discorreremos a respeito da dimensão formativa do ensino da língua estrangeira na escola (com ênfase para o espanhol) e insistiremos na necessidade de que a eleição dos materiais didáticos tenha como foco a construção e ampliação dos conhecimentos dos diferentes sujeitos a fim de promover a educação linguística e a inclusão social. Em outras palavras, que o material didático possa ser visto como uma alternativa que contribua para a instauração e o fomento da autonomia na aprendizagem e para o letramento crítico dos alunos. E, desse modo, que o futuro professor possa avaliá-lo, a partir de critérios condizentes com o caráter e a natureza do ensino de línguas no contexto escolar. |
id |
UFC-7_ff6b7045e8aefd668e4024c29fe4f342 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/19877 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Materiais didáticos e formação de professoresFormação de ProfessoresMateriais didáticosEnsino de espanhol nas escolasAprendizagem e ensinoO material didático é um ponto de referência para o trabalho docente, um recurso a mais para a aprendizagem. Portanto, é necessário que no âmbito das Licenciaturas se problematize o papel a ele atribuído e se reflita sobre as possíveis implicações da escolha e emprego de determinados materiais na condução da prática docente e no processo de aprendizagem no contexto escolar. Sendo assim, ao longo deste trabalho, discorreremos a respeito da dimensão formativa do ensino da língua estrangeira na escola (com ênfase para o espanhol) e insistiremos na necessidade de que a eleição dos materiais didáticos tenha como foco a construção e ampliação dos conhecimentos dos diferentes sujeitos a fim de promover a educação linguística e a inclusão social. Em outras palavras, que o material didático possa ser visto como uma alternativa que contribua para a instauração e o fomento da autonomia na aprendizagem e para o letramento crítico dos alunos. E, desse modo, que o futuro professor possa avaliá-lo, a partir de critérios condizentes com o caráter e a natureza do ensino de línguas no contexto escolar.Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do MERCOSUL; Encontro de Associações de Professores de Línguas Oficiais do MERCOSUL2016-09-30T13:13:03Z2016-09-30T13:13:03Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfBAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Rádis. Materiais didáticos e formação de professores. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PROFESSORES DE LÍNGUAS OFICIAIS DO MERCOSUL - CIPLOM, 1.; ENCONTRO INTERNACIONAL DE ASSOCIAÇÕES DE PROFESSORES DE LÍNGUAS AS OFICIAIS DO MERCOSUL, 1., 2010, Foz do Iguaçu. Foz do Iguaçú: UNIOESTE, 2010, p. 642-649. 2236-3203http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19877Baptista, Lívia Márcia Tiba Rádisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-31T15:15:34Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/19877Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:56:05.071017Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Materiais didáticos e formação de professores |
title |
Materiais didáticos e formação de professores |
spellingShingle |
Materiais didáticos e formação de professores Baptista, Lívia Márcia Tiba Rádis Formação de Professores Materiais didáticos Ensino de espanhol nas escolas Aprendizagem e ensino |
title_short |
Materiais didáticos e formação de professores |
title_full |
Materiais didáticos e formação de professores |
title_fullStr |
Materiais didáticos e formação de professores |
title_full_unstemmed |
Materiais didáticos e formação de professores |
title_sort |
Materiais didáticos e formação de professores |
author |
Baptista, Lívia Márcia Tiba Rádis |
author_facet |
Baptista, Lívia Márcia Tiba Rádis |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baptista, Lívia Márcia Tiba Rádis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores Materiais didáticos Ensino de espanhol nas escolas Aprendizagem e ensino |
topic |
Formação de Professores Materiais didáticos Ensino de espanhol nas escolas Aprendizagem e ensino |
description |
O material didático é um ponto de referência para o trabalho docente, um recurso a mais para a aprendizagem. Portanto, é necessário que no âmbito das Licenciaturas se problematize o papel a ele atribuído e se reflita sobre as possíveis implicações da escolha e emprego de determinados materiais na condução da prática docente e no processo de aprendizagem no contexto escolar. Sendo assim, ao longo deste trabalho, discorreremos a respeito da dimensão formativa do ensino da língua estrangeira na escola (com ênfase para o espanhol) e insistiremos na necessidade de que a eleição dos materiais didáticos tenha como foco a construção e ampliação dos conhecimentos dos diferentes sujeitos a fim de promover a educação linguística e a inclusão social. Em outras palavras, que o material didático possa ser visto como uma alternativa que contribua para a instauração e o fomento da autonomia na aprendizagem e para o letramento crítico dos alunos. E, desse modo, que o futuro professor possa avaliá-lo, a partir de critérios condizentes com o caráter e a natureza do ensino de línguas no contexto escolar. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2016-09-30T13:13:03Z 2016-09-30T13:13:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Rádis. Materiais didáticos e formação de professores. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PROFESSORES DE LÍNGUAS OFICIAIS DO MERCOSUL - CIPLOM, 1.; ENCONTRO INTERNACIONAL DE ASSOCIAÇÕES DE PROFESSORES DE LÍNGUAS AS OFICIAIS DO MERCOSUL, 1., 2010, Foz do Iguaçu. Foz do Iguaçú: UNIOESTE, 2010, p. 642-649. 2236-3203 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19877 |
identifier_str_mv |
BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Rádis. Materiais didáticos e formação de professores. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PROFESSORES DE LÍNGUAS OFICIAIS DO MERCOSUL - CIPLOM, 1.; ENCONTRO INTERNACIONAL DE ASSOCIAÇÕES DE PROFESSORES DE LÍNGUAS AS OFICIAIS DO MERCOSUL, 1., 2010, Foz do Iguaçu. Foz do Iguaçú: UNIOESTE, 2010, p. 642-649. 2236-3203 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19877 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do MERCOSUL; Encontro de Associações de Professores de Línguas Oficiais do MERCOSUL |
publisher.none.fl_str_mv |
Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do MERCOSUL; Encontro de Associações de Professores de Línguas Oficiais do MERCOSUL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813029002885988352 |