Principles of significant critical learning on continued teachers’ formation
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geosaberes |
Texto Completo: | http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/627 |
Resumo: | O artigo procura refletir a respeito dos resultados de uma abordagem de ensino e aprendizagem voltada para a formação continuada de professores de Geografia em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no contexto dos princípios da Aprendizagem Significativa Crítica proposta por Moreira (2005). O curso foi estruturado visando promover o Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge) como resultado da visão integrada de conhecimentos articulada por Mishra & Koehler (2006). Alicerçado num contexto pedagógico que procurou combinar o uso de tecnologias digitais com a Espiral de Aprendizagem de Valente (2005), com os aportes da Didática das Ciências de Zabala (1998) e com a Aprendizagem Significativa Crítica de Moreira (2005). |
id |
UFC-8_3b69dcd6a5df7a3e42fa983f1255a95f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/627 |
network_acronym_str |
UFC-8 |
network_name_str |
Geosaberes |
repository_id_str |
|
spelling |
Principles of significant critical learning on continued teachers’ formation Princípios da aprendizagem significativa crítica na formação continuada de professoresFormação de Professores; Ensino de Geografia, Aprendizagem SignificativaConhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo, Aprendizagem Significativa Critica, Formação docente.O artigo procura refletir a respeito dos resultados de uma abordagem de ensino e aprendizagem voltada para a formação continuada de professores de Geografia em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no contexto dos princípios da Aprendizagem Significativa Crítica proposta por Moreira (2005). O curso foi estruturado visando promover o Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge) como resultado da visão integrada de conhecimentos articulada por Mishra & Koehler (2006). Alicerçado num contexto pedagógico que procurou combinar o uso de tecnologias digitais com a Espiral de Aprendizagem de Valente (2005), com os aportes da Didática das Ciências de Zabala (1998) e com a Aprendizagem Significativa Crítica de Moreira (2005).This article seeks to think about results of a teaching and learning approach applied at the continued formation of Geography teachers in Digital Information and Communication Technologies (DICT) in the context of Critical Significant Learning principles proposed by Moreira (2005). The course was structured to support the Technological and Pedagogical Knowledge of the TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge) Content as a result of an integrated knowledge vision articulated by Mishra & Koehler (2006). Based on a pedagogical context which seems to match the using of digital technologies with Valente's Learning Spiral (2005), with the contributions of Didactics of the Sciences, proposed by Zabala (1998) and with the Critical Significant Learning of Moreira (2005).Universidade Federal do CearáCAPESRocha, Marcelo AugustoSalvi, Rosana Figueiredo2017-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/62710.26895/geosaberes.v9i17.627Geosaberes; Vol 9 No 17 (2018): Jan - Apr; 1 - 14Geosaberes; Vol 9 No 17 (2018): Jan - Apr; 1 - 14Geosaberes; Vol 9 No 17 (2018): Jan - Apr; 1 - 142178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/627/652Copyright (c) 2018 GEOSABEREShttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-13T23:14:03Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/627Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-05-13T23:14:03Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Principles of significant critical learning on continued teachers’ formation Princípios da aprendizagem significativa crítica na formação continuada de professores |
title |
Principles of significant critical learning on continued teachers’ formation |
spellingShingle |
Principles of significant critical learning on continued teachers’ formation Rocha, Marcelo Augusto Formação de Professores; Ensino de Geografia, Aprendizagem Significativa Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo, Aprendizagem Significativa Critica, Formação docente. |
title_short |
Principles of significant critical learning on continued teachers’ formation |
title_full |
Principles of significant critical learning on continued teachers’ formation |
title_fullStr |
Principles of significant critical learning on continued teachers’ formation |
title_full_unstemmed |
Principles of significant critical learning on continued teachers’ formation |
title_sort |
Principles of significant critical learning on continued teachers’ formation |
author |
Rocha, Marcelo Augusto |
author_facet |
Rocha, Marcelo Augusto Salvi, Rosana Figueiredo |
author_role |
author |
author2 |
Salvi, Rosana Figueiredo |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Marcelo Augusto Salvi, Rosana Figueiredo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores; Ensino de Geografia, Aprendizagem Significativa Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo, Aprendizagem Significativa Critica, Formação docente. |
topic |
Formação de Professores; Ensino de Geografia, Aprendizagem Significativa Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo, Aprendizagem Significativa Critica, Formação docente. |
description |
O artigo procura refletir a respeito dos resultados de uma abordagem de ensino e aprendizagem voltada para a formação continuada de professores de Geografia em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no contexto dos princípios da Aprendizagem Significativa Crítica proposta por Moreira (2005). O curso foi estruturado visando promover o Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge) como resultado da visão integrada de conhecimentos articulada por Mishra & Koehler (2006). Alicerçado num contexto pedagógico que procurou combinar o uso de tecnologias digitais com a Espiral de Aprendizagem de Valente (2005), com os aportes da Didática das Ciências de Zabala (1998) e com a Aprendizagem Significativa Crítica de Moreira (2005). |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/627 10.26895/geosaberes.v9i17.627 |
url |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/627 |
identifier_str_mv |
10.26895/geosaberes.v9i17.627 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/627/652 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 GEOSABERES http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 GEOSABERES http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Geosaberes; Vol 9 No 17 (2018): Jan - Apr; 1 - 14 Geosaberes; Vol 9 No 17 (2018): Jan - Apr; 1 - 14 Geosaberes; Vol 9 No 17 (2018): Jan - Apr; 1 - 14 2178-0463 reponame:Geosaberes instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Geosaberes |
collection |
Geosaberes |
repository.name.fl_str_mv |
Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br |
_version_ |
1798329643565056000 |