Principles of significant critical learning on continued teachers’ formation

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Marcelo Augusto
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Salvi, Rosana Figueiredo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geosaberes
Texto Completo: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/627
Resumo: O artigo procura refletir a respeito dos resultados de uma abordagem de ensino e aprendizagem voltada para a formação continuada de professores de Geografia em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no contexto dos princípios da Aprendizagem Significativa Crítica proposta por Moreira (2005). O curso foi estruturado visando promover o Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge) como resultado da visão integrada de conhecimentos articulada por Mishra & Koehler (2006). Alicerçado num contexto pedagógico que procurou combinar o uso de tecnologias digitais com a Espiral de Aprendizagem de Valente (2005), com os aportes da Didática das Ciências de Zabala (1998) e com a Aprendizagem Significativa Crítica de Moreira (2005).
id UFC-8_3b69dcd6a5df7a3e42fa983f1255a95f
oai_identifier_str oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/627
network_acronym_str UFC-8
network_name_str Geosaberes
repository_id_str
spelling Principles of significant critical learning on continued teachers’ formation Princípios da aprendizagem significativa crítica na formação continuada de professoresFormação de Professores; Ensino de Geografia, Aprendizagem SignificativaConhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo, Aprendizagem Significativa Critica, Formação docente.O artigo procura refletir a respeito dos resultados de uma abordagem de ensino e aprendizagem voltada para a formação continuada de professores de Geografia em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no contexto dos princípios da Aprendizagem Significativa Crítica proposta por Moreira (2005). O curso foi estruturado visando promover o Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge) como resultado da visão integrada de conhecimentos articulada por Mishra & Koehler (2006). Alicerçado num contexto pedagógico que procurou combinar o uso de tecnologias digitais com a Espiral de Aprendizagem de Valente (2005), com os aportes da Didática das Ciências de Zabala (1998) e com a Aprendizagem Significativa Crítica de Moreira (2005).This article seeks to think about results of a teaching and learning approach applied at the continued formation of Geography teachers in Digital Information and Communication Technologies (DICT) in the context of Critical Significant Learning principles proposed by Moreira (2005). The course was structured to support the Technological and Pedagogical Knowledge of the TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge) Content as a result of an integrated knowledge vision articulated by Mishra & Koehler (2006). Based on a pedagogical context which seems to match the using of digital technologies with Valente's Learning Spiral (2005), with the contributions of Didactics of the Sciences, proposed by Zabala (1998) and with the Critical Significant Learning of Moreira (2005).Universidade Federal do CearáCAPESRocha, Marcelo AugustoSalvi, Rosana Figueiredo2017-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/62710.26895/geosaberes.v9i17.627Geosaberes; Vol 9 No 17 (2018): Jan - Apr; 1 - 14Geosaberes; Vol 9 No 17 (2018): Jan - Apr; 1 - 14Geosaberes; Vol 9 No 17 (2018): Jan - Apr; 1 - 142178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/627/652Copyright (c) 2018 GEOSABEREShttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-13T23:14:03Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/627Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-05-13T23:14:03Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Principles of significant critical learning on continued teachers’ formation
Princípios da aprendizagem significativa crítica na formação continuada de professores
title Principles of significant critical learning on continued teachers’ formation
spellingShingle Principles of significant critical learning on continued teachers’ formation
Rocha, Marcelo Augusto
Formação de Professores; Ensino de Geografia, Aprendizagem Significativa
Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo, Aprendizagem Significativa Critica, Formação docente.
title_short Principles of significant critical learning on continued teachers’ formation
title_full Principles of significant critical learning on continued teachers’ formation
title_fullStr Principles of significant critical learning on continued teachers’ formation
title_full_unstemmed Principles of significant critical learning on continued teachers’ formation
title_sort Principles of significant critical learning on continued teachers’ formation
author Rocha, Marcelo Augusto
author_facet Rocha, Marcelo Augusto
Salvi, Rosana Figueiredo
author_role author
author2 Salvi, Rosana Figueiredo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Marcelo Augusto
Salvi, Rosana Figueiredo
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores; Ensino de Geografia, Aprendizagem Significativa
Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo, Aprendizagem Significativa Critica, Formação docente.
topic Formação de Professores; Ensino de Geografia, Aprendizagem Significativa
Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo, Aprendizagem Significativa Critica, Formação docente.
description O artigo procura refletir a respeito dos resultados de uma abordagem de ensino e aprendizagem voltada para a formação continuada de professores de Geografia em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no contexto dos princípios da Aprendizagem Significativa Crítica proposta por Moreira (2005). O curso foi estruturado visando promover o Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge) como resultado da visão integrada de conhecimentos articulada por Mishra & Koehler (2006). Alicerçado num contexto pedagógico que procurou combinar o uso de tecnologias digitais com a Espiral de Aprendizagem de Valente (2005), com os aportes da Didática das Ciências de Zabala (1998) e com a Aprendizagem Significativa Crítica de Moreira (2005).
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/627
10.26895/geosaberes.v9i17.627
url http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/627
identifier_str_mv 10.26895/geosaberes.v9i17.627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/627/652
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 GEOSABERES
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 GEOSABERES
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Geosaberes; Vol 9 No 17 (2018): Jan - Apr; 1 - 14
Geosaberes; Vol 9 No 17 (2018): Jan - Apr; 1 - 14
Geosaberes; Vol 9 No 17 (2018): Jan - Apr; 1 - 14
2178-0463
reponame:Geosaberes
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Geosaberes
collection Geosaberes
repository.name.fl_str_mv Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br
_version_ 1798329643565056000