Novas proposições metodológicas para o ensino de geografia: relatos de experiências no estágio supervisionado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geosaberes |
Texto Completo: | http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/206 |
Resumo: | O referido artigo foi desenvolvido a partir dos resultados obtidos com a iniciação da prática de ensino na Escola Municipal Lauro Rocha de Andrade, realizada na disciplina Estágio Supervisionado em Prática do Ensino em Geografia I. Apresentamos como objetivo refletir sobre a geografia escolar destacando a importância da inserção de novas metodologias, no sentido de estimular a participação dos discentes no processo de ensino/aprendizagem. Inicialmente, realizamos um levantamento bibliográfico referente à temática do ensino de geografia, seguido pelo diagnóstico escolar; a seguir, procedemos à observação da regência e à realização de oficinas pedagógicas com alunos do 5º ano do ensino fundamental, nas quais foram abordados temas alusivos à representação cartográfica e localização geográfica temática essencial para a formação dos discentes na educação básica. |
id |
UFC-8_45e59e4abd5b7425f89d898213182949 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/206 |
network_acronym_str |
UFC-8 |
network_name_str |
Geosaberes |
repository_id_str |
|
spelling |
Novas proposições metodológicas para o ensino de geografia: relatos de experiências no estágio supervisionadoGeografiaEnsino de Geografia, Representação Cartográfica e Oficinas Pedagógicas.O referido artigo foi desenvolvido a partir dos resultados obtidos com a iniciação da prática de ensino na Escola Municipal Lauro Rocha de Andrade, realizada na disciplina Estágio Supervisionado em Prática do Ensino em Geografia I. Apresentamos como objetivo refletir sobre a geografia escolar destacando a importância da inserção de novas metodologias, no sentido de estimular a participação dos discentes no processo de ensino/aprendizagem. Inicialmente, realizamos um levantamento bibliográfico referente à temática do ensino de geografia, seguido pelo diagnóstico escolar; a seguir, procedemos à observação da regência e à realização de oficinas pedagógicas com alunos do 5º ano do ensino fundamental, nas quais foram abordados temas alusivos à representação cartográfica e localização geográfica temática essencial para a formação dos discentes na educação básica. Universidade Federal do Ceará2014-02-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/206Geosaberes; Vol 4 No 8 (2013): July - Dec; 3-13Geosaberes; Vol 4 No 8 (2013): July - Dec; 3-13Geosaberes; Vol 4 No 8 (2013): July - Dec; 3-132178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/206/165SILVA, Paulo Adriano Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-06T18:44:10Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/206Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-01-06T18:44:10Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Novas proposições metodológicas para o ensino de geografia: relatos de experiências no estágio supervisionado |
title |
Novas proposições metodológicas para o ensino de geografia: relatos de experiências no estágio supervisionado |
spellingShingle |
Novas proposições metodológicas para o ensino de geografia: relatos de experiências no estágio supervisionado SILVA, Paulo Adriano Santos Geografia Ensino de Geografia, Representação Cartográfica e Oficinas Pedagógicas. |
title_short |
Novas proposições metodológicas para o ensino de geografia: relatos de experiências no estágio supervisionado |
title_full |
Novas proposições metodológicas para o ensino de geografia: relatos de experiências no estágio supervisionado |
title_fullStr |
Novas proposições metodológicas para o ensino de geografia: relatos de experiências no estágio supervisionado |
title_full_unstemmed |
Novas proposições metodológicas para o ensino de geografia: relatos de experiências no estágio supervisionado |
title_sort |
Novas proposições metodológicas para o ensino de geografia: relatos de experiências no estágio supervisionado |
author |
SILVA, Paulo Adriano Santos |
author_facet |
SILVA, Paulo Adriano Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Paulo Adriano Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia Ensino de Geografia, Representação Cartográfica e Oficinas Pedagógicas. |
topic |
Geografia Ensino de Geografia, Representação Cartográfica e Oficinas Pedagógicas. |
description |
O referido artigo foi desenvolvido a partir dos resultados obtidos com a iniciação da prática de ensino na Escola Municipal Lauro Rocha de Andrade, realizada na disciplina Estágio Supervisionado em Prática do Ensino em Geografia I. Apresentamos como objetivo refletir sobre a geografia escolar destacando a importância da inserção de novas metodologias, no sentido de estimular a participação dos discentes no processo de ensino/aprendizagem. Inicialmente, realizamos um levantamento bibliográfico referente à temática do ensino de geografia, seguido pelo diagnóstico escolar; a seguir, procedemos à observação da regência e à realização de oficinas pedagógicas com alunos do 5º ano do ensino fundamental, nas quais foram abordados temas alusivos à representação cartográfica e localização geográfica temática essencial para a formação dos discentes na educação básica. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-02-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/206 |
url |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/206 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/206/165 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Geosaberes; Vol 4 No 8 (2013): July - Dec; 3-13 Geosaberes; Vol 4 No 8 (2013): July - Dec; 3-13 Geosaberes; Vol 4 No 8 (2013): July - Dec; 3-13 2178-0463 reponame:Geosaberes instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Geosaberes |
collection |
Geosaberes |
repository.name.fl_str_mv |
Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br |
_version_ |
1798329644039012352 |