Novas proposições metodológicas para o ensino de geografia: relatos de experiências no estágio supervisionado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Paulo Adriano Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geosaberes
Texto Completo: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/206
Resumo: O referido artigo foi desenvolvido a partir dos resultados obtidos com a iniciação da prática de ensino na Escola Municipal Lauro Rocha de Andrade, realizada na disciplina Estágio Supervisionado em Prática do Ensino em Geografia I. Apresentamos como objetivo refletir sobre a geografia escolar destacando a importância da inserção de novas metodologias, no sentido de estimular a participação dos discentes no processo de ensino/aprendizagem. Inicialmente, realizamos um levantamento bibliográfico referente à temática do ensino de geografia, seguido pelo diagnóstico escolar; a seguir, procedemos à observação da regência e à realização de oficinas pedagógicas com alunos do 5º ano do ensino fundamental, nas quais foram abordados temas alusivos à representação cartográfica e localização geográfica temática essencial para a formação dos discentes na educação básica. 
id UFC-8_45e59e4abd5b7425f89d898213182949
oai_identifier_str oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/206
network_acronym_str UFC-8
network_name_str Geosaberes
repository_id_str
spelling Novas proposições metodológicas para o ensino de geografia: relatos de experiências no estágio supervisionadoGeografiaEnsino de Geografia, Representação Cartográfica e Oficinas Pedagógicas.O referido artigo foi desenvolvido a partir dos resultados obtidos com a iniciação da prática de ensino na Escola Municipal Lauro Rocha de Andrade, realizada na disciplina Estágio Supervisionado em Prática do Ensino em Geografia I. Apresentamos como objetivo refletir sobre a geografia escolar destacando a importância da inserção de novas metodologias, no sentido de estimular a participação dos discentes no processo de ensino/aprendizagem. Inicialmente, realizamos um levantamento bibliográfico referente à temática do ensino de geografia, seguido pelo diagnóstico escolar; a seguir, procedemos à observação da regência e à realização de oficinas pedagógicas com alunos do 5º ano do ensino fundamental, nas quais foram abordados temas alusivos à representação cartográfica e localização geográfica temática essencial para a formação dos discentes na educação básica. Universidade Federal do Ceará2014-02-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/206Geosaberes; Vol 4 No 8 (2013): July - Dec; 3-13Geosaberes; Vol 4 No 8 (2013): July - Dec; 3-13Geosaberes; Vol 4 No 8 (2013): July - Dec; 3-132178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/206/165SILVA, Paulo Adriano Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-06T18:44:10Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/206Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-01-06T18:44:10Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Novas proposições metodológicas para o ensino de geografia: relatos de experiências no estágio supervisionado
title Novas proposições metodológicas para o ensino de geografia: relatos de experiências no estágio supervisionado
spellingShingle Novas proposições metodológicas para o ensino de geografia: relatos de experiências no estágio supervisionado
SILVA, Paulo Adriano Santos
Geografia
Ensino de Geografia, Representação Cartográfica e Oficinas Pedagógicas.
title_short Novas proposições metodológicas para o ensino de geografia: relatos de experiências no estágio supervisionado
title_full Novas proposições metodológicas para o ensino de geografia: relatos de experiências no estágio supervisionado
title_fullStr Novas proposições metodológicas para o ensino de geografia: relatos de experiências no estágio supervisionado
title_full_unstemmed Novas proposições metodológicas para o ensino de geografia: relatos de experiências no estágio supervisionado
title_sort Novas proposições metodológicas para o ensino de geografia: relatos de experiências no estágio supervisionado
author SILVA, Paulo Adriano Santos
author_facet SILVA, Paulo Adriano Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Paulo Adriano Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Ensino de Geografia, Representação Cartográfica e Oficinas Pedagógicas.
topic Geografia
Ensino de Geografia, Representação Cartográfica e Oficinas Pedagógicas.
description O referido artigo foi desenvolvido a partir dos resultados obtidos com a iniciação da prática de ensino na Escola Municipal Lauro Rocha de Andrade, realizada na disciplina Estágio Supervisionado em Prática do Ensino em Geografia I. Apresentamos como objetivo refletir sobre a geografia escolar destacando a importância da inserção de novas metodologias, no sentido de estimular a participação dos discentes no processo de ensino/aprendizagem. Inicialmente, realizamos um levantamento bibliográfico referente à temática do ensino de geografia, seguido pelo diagnóstico escolar; a seguir, procedemos à observação da regência e à realização de oficinas pedagógicas com alunos do 5º ano do ensino fundamental, nas quais foram abordados temas alusivos à representação cartográfica e localização geográfica temática essencial para a formação dos discentes na educação básica. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/206
url http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/206/165
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Geosaberes; Vol 4 No 8 (2013): July - Dec; 3-13
Geosaberes; Vol 4 No 8 (2013): July - Dec; 3-13
Geosaberes; Vol 4 No 8 (2013): July - Dec; 3-13
2178-0463
reponame:Geosaberes
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Geosaberes
collection Geosaberes
repository.name.fl_str_mv Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br
_version_ 1798329644039012352