SENSAÇÕES CORPÓREO-ESPACIAIS E A FAZEDURA DE “MAPAS SENSACIONAIS”: um relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ra'e Ga (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/36090 |
Resumo: | O presente texto aborda alguns desdobramentos e reflexões acerca de práticas desenvolvidas na oficina Geografia Experimental do Corpo, – cujo intuito é propiciar ao participante um percurso sensório – espacial sem o uso da visão. Com isso visa-se produzir e discutir “mapas sensacionais” a partir desse percurso. Tal oficina teve início em de práticas relacionadas à iniciação cartografia com turmas do 5º ano do fundamental de uma escola estadual localizada no município de Florianópolis – SC, alcançando outras dimensões fora da escola. Com base no material produzido nessa oficina discorre-se sobre as suas possibilidades e limitações, bem como brevemente, seus processos de formação e evolução. Partindo desse contexto de formação e prática em educação, busca-se pensar sobre dois pontos que se sobressaem no processo da oficina: a questão da relação do visível (olhar) e do corpo com espaço; e as cartografias oriundas dessa relação, em um contexto de experiência em educação na área de Geografia. Em paralelo a essas reflexões, analisa-se essa proposta de oficina considerando-a como uma ferramenta prática que tenta fazer com que algo nos passe, buscando uma aproximação ao conceito de experiência em Jorge Larrosa, e que se relaciona com um modo de fazer e pensar cartografia. |
id |
UFPR-11_413e30797043a16e5b4cd4a6072d6a61 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/36090 |
network_acronym_str |
UFPR-11 |
network_name_str |
Ra'e Ga (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
SENSAÇÕES CORPÓREO-ESPACIAIS E A FAZEDURA DE “MAPAS SENSACIONAIS”: um relato de experiênciaOficina geográfica; educação geográfica; experiência; cartografia; corpo.O presente texto aborda alguns desdobramentos e reflexões acerca de práticas desenvolvidas na oficina Geografia Experimental do Corpo, – cujo intuito é propiciar ao participante um percurso sensório – espacial sem o uso da visão. Com isso visa-se produzir e discutir “mapas sensacionais” a partir desse percurso. Tal oficina teve início em de práticas relacionadas à iniciação cartografia com turmas do 5º ano do fundamental de uma escola estadual localizada no município de Florianópolis – SC, alcançando outras dimensões fora da escola. Com base no material produzido nessa oficina discorre-se sobre as suas possibilidades e limitações, bem como brevemente, seus processos de formação e evolução. Partindo desse contexto de formação e prática em educação, busca-se pensar sobre dois pontos que se sobressaem no processo da oficina: a questão da relação do visível (olhar) e do corpo com espaço; e as cartografias oriundas dessa relação, em um contexto de experiência em educação na área de Geografia. Em paralelo a essas reflexões, analisa-se essa proposta de oficina considerando-a como uma ferramenta prática que tenta fazer com que algo nos passe, buscando uma aproximação ao conceito de experiência em Jorge Larrosa, e que se relaciona com um modo de fazer e pensar cartografia.UFPRRibeiro, Danilo Stank2014-04-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/raega/article/view/3609010.5380/raega.v30i0.36090RA'E GA Journal - The Geographic Space in Analysis; v. 30 (2014); 165-183RAEGA - O Espaço Geográfico em Análise; v. 30 (2014); 165-1832177-27381516-413610.5380/raega.v30i0reponame:Ra'e Ga (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/raega/article/view/36090/22275https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/36090/22276info:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-18T20:36:29Zoai:revistas.ufpr.br:article/36090Revistahttps://revistas.ufpr.br/raegaPUBhttps://revistas.ufpr.br/raega/oai||raega@ufpr.br2177-27382177-2738opendoar:2018-06-18T20:36:29Ra'e Ga (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SENSAÇÕES CORPÓREO-ESPACIAIS E A FAZEDURA DE “MAPAS SENSACIONAIS”: um relato de experiência |
title |
SENSAÇÕES CORPÓREO-ESPACIAIS E A FAZEDURA DE “MAPAS SENSACIONAIS”: um relato de experiência |
spellingShingle |
SENSAÇÕES CORPÓREO-ESPACIAIS E A FAZEDURA DE “MAPAS SENSACIONAIS”: um relato de experiência Ribeiro, Danilo Stank Oficina geográfica; educação geográfica; experiência; cartografia; corpo. |
title_short |
SENSAÇÕES CORPÓREO-ESPACIAIS E A FAZEDURA DE “MAPAS SENSACIONAIS”: um relato de experiência |
title_full |
SENSAÇÕES CORPÓREO-ESPACIAIS E A FAZEDURA DE “MAPAS SENSACIONAIS”: um relato de experiência |
title_fullStr |
SENSAÇÕES CORPÓREO-ESPACIAIS E A FAZEDURA DE “MAPAS SENSACIONAIS”: um relato de experiência |
title_full_unstemmed |
SENSAÇÕES CORPÓREO-ESPACIAIS E A FAZEDURA DE “MAPAS SENSACIONAIS”: um relato de experiência |
title_sort |
SENSAÇÕES CORPÓREO-ESPACIAIS E A FAZEDURA DE “MAPAS SENSACIONAIS”: um relato de experiência |
author |
Ribeiro, Danilo Stank |
author_facet |
Ribeiro, Danilo Stank |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Danilo Stank |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Oficina geográfica; educação geográfica; experiência; cartografia; corpo. |
topic |
Oficina geográfica; educação geográfica; experiência; cartografia; corpo. |
description |
O presente texto aborda alguns desdobramentos e reflexões acerca de práticas desenvolvidas na oficina Geografia Experimental do Corpo, – cujo intuito é propiciar ao participante um percurso sensório – espacial sem o uso da visão. Com isso visa-se produzir e discutir “mapas sensacionais” a partir desse percurso. Tal oficina teve início em de práticas relacionadas à iniciação cartografia com turmas do 5º ano do fundamental de uma escola estadual localizada no município de Florianópolis – SC, alcançando outras dimensões fora da escola. Com base no material produzido nessa oficina discorre-se sobre as suas possibilidades e limitações, bem como brevemente, seus processos de formação e evolução. Partindo desse contexto de formação e prática em educação, busca-se pensar sobre dois pontos que se sobressaem no processo da oficina: a questão da relação do visível (olhar) e do corpo com espaço; e as cartografias oriundas dessa relação, em um contexto de experiência em educação na área de Geografia. Em paralelo a essas reflexões, analisa-se essa proposta de oficina considerando-a como uma ferramenta prática que tenta fazer com que algo nos passe, buscando uma aproximação ao conceito de experiência em Jorge Larrosa, e que se relaciona com um modo de fazer e pensar cartografia. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-08 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/36090 10.5380/raega.v30i0.36090 |
url |
https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/36090 |
identifier_str_mv |
10.5380/raega.v30i0.36090 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/36090/22275 https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/36090/22276 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
RA'E GA Journal - The Geographic Space in Analysis; v. 30 (2014); 165-183 RAEGA - O Espaço Geográfico em Análise; v. 30 (2014); 165-183 2177-2738 1516-4136 10.5380/raega.v30i0 reponame:Ra'e Ga (Online) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Ra'e Ga (Online) |
collection |
Ra'e Ga (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ra'e Ga (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||raega@ufpr.br |
_version_ |
1799712045738754048 |