Instrumentos artesanais no ensino da geografia física no 6º ano do ensino funtamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Aline Gabriela Silveira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Molinari, Deivison Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geosaberes
Texto Completo: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/560
Resumo: O artigo apresenta propostas metodológicas para trabalhar os assuntos relacionados à Geografia Física em sala de aula, visando que esta área da ciência geográfica seja vista de forma mais acessível e relacionada com o cotidiano dos alunos. O trabalho é resultado de atividades desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsa à Iniciação Científica (PIBIC). Os procedimentos metodológicos iniciaram-se com o levantamento bibliográfico, seguido de análise de dois livros didáticos e posteriormente a execução dos experimentos e equipamentos sobre os assuntos trabalhados. Pensou-se em uma abordagem tanto didática quanto sustentável, pois os instrumentos artesanais foram construídos com materiais reciclados e/ou de fácil acesso, como materiais que o aluno possui em seu ambiente doméstico. A pesquisa comprovou que é possível trabalhar a Geografia Física de forma interessante e prazerosa, trazendo o conteúdo do livro didático para a realidade dos estudantes, fazendo com isso, que eles possam compreender de forma mais clara a dinâmica natural do espaço geográfico.
id UFC-8_64b9fe8f32c9be43d11a0dd940aff5f6
oai_identifier_str oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/560
network_acronym_str UFC-8
network_name_str Geosaberes
repository_id_str
spelling Instrumentos artesanais no ensino da geografia física no 6º ano do ensino funtamental Artisan instruments in the teaching of physical geography in the 6th year of fundamental education Instrumentos artesanales en los enseñanza de la geografía física en la educación obligatoria 6 º añoGeografia; Educação; Geografia FísicaGeografia; Ensino; Geografia Física; Instrumentos ArtesanaisO artigo apresenta propostas metodológicas para trabalhar os assuntos relacionados à Geografia Física em sala de aula, visando que esta área da ciência geográfica seja vista de forma mais acessível e relacionada com o cotidiano dos alunos. O trabalho é resultado de atividades desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsa à Iniciação Científica (PIBIC). Os procedimentos metodológicos iniciaram-se com o levantamento bibliográfico, seguido de análise de dois livros didáticos e posteriormente a execução dos experimentos e equipamentos sobre os assuntos trabalhados. Pensou-se em uma abordagem tanto didática quanto sustentável, pois os instrumentos artesanais foram construídos com materiais reciclados e/ou de fácil acesso, como materiais que o aluno possui em seu ambiente doméstico. A pesquisa comprovou que é possível trabalhar a Geografia Física de forma interessante e prazerosa, trazendo o conteúdo do livro didático para a realidade dos estudantes, fazendo com isso, que eles possam compreender de forma mais clara a dinâmica natural do espaço geográfico. The article presents methodological proposals to work on subjects related to Physical Geography in the classroom, aiming that this area of ​​geographic science be seen in a more accessible and related to the daily life of students. The work is the result of activities developed in the Institutional Scholarship Program for Scientific Initiation (PIBIC). The methodological procedures began with the bibliographical survey, followed by analysis of two didactic books and later the execution of the experiments and equipment on the subjects worked. It was thought of a didactic as well as a sustainable approach, since the handmade instruments were constructed with materials recycled and / or of easy access, like materials that the student owns in his domestic environment. The research proved that it is possible to work Physical Geography in an interesting and enjoyable way, bringing the content of the textbook to the reality of the students, making it possible for them to understand more clearly the natural dynamics of the geographic space. El artículo presenta propuestas metodológicas para trabajar temas relacionados con la Geografía física en el aula, con el objetivo de que esta área de la ciencia geográfica se ve más asequible y se relaciona con la vida cotidiana de los estudiantes. El trabajo es el resultado de las actividades realizadas en el Programa Institucional de Iniciación Científica de Cambio (PIBIC). Los procedimientos metodológicos comenzaron con la literatura, seguido de análisis de dos libros de texto y luego la ejecución de los experimentos y equipos trabajaron en las cuestiones. Se pensaba tanto en un enfoque didáctico tan sostenible como los instrumentos hechos a mano fueron construidos con materiales reciclados y / o fácilmente accesibles, tales como materiales que el estudiante tiene en su entorno familiar. La investigación mostró que es posible trabajar Geografía física interesante y agradable, con lo que el contenido del libro de texto a la realidad de los estudiantes, por lo que para que puedan entender más claramente la dinámica natural del espacio geográfico. Universidade Federal do CearáFapeamAraujo, Aline Gabriela SilveiraMolinari, Deivison Carvalho2017-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/56010.26895/geosaberes.v8i14.560Geosaberes; Vol 8 No 14 (2017): Jan - Apr; 65 - 74Geosaberes; Vol 8 No 14 (2017): Jan - Apr; 65 - 74Geosaberes; Vol 8 No 14 (2017): Jan - Apr; 65 - 742178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/560/553info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-17T12:25:34Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/560Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2019-10-17T12:25:34Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Instrumentos artesanais no ensino da geografia física no 6º ano do ensino funtamental
Artisan instruments in the teaching of physical geography in the 6th year of fundamental education
Instrumentos artesanales en los enseñanza de la geografía física en la educación obligatoria 6 º año
title Instrumentos artesanais no ensino da geografia física no 6º ano do ensino funtamental
spellingShingle Instrumentos artesanais no ensino da geografia física no 6º ano do ensino funtamental
Araujo, Aline Gabriela Silveira
Geografia; Educação; Geografia Física
Geografia; Ensino; Geografia Física; Instrumentos Artesanais
title_short Instrumentos artesanais no ensino da geografia física no 6º ano do ensino funtamental
title_full Instrumentos artesanais no ensino da geografia física no 6º ano do ensino funtamental
title_fullStr Instrumentos artesanais no ensino da geografia física no 6º ano do ensino funtamental
title_full_unstemmed Instrumentos artesanais no ensino da geografia física no 6º ano do ensino funtamental
title_sort Instrumentos artesanais no ensino da geografia física no 6º ano do ensino funtamental
author Araujo, Aline Gabriela Silveira
author_facet Araujo, Aline Gabriela Silveira
Molinari, Deivison Carvalho
author_role author
author2 Molinari, Deivison Carvalho
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fapeam
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Aline Gabriela Silveira
Molinari, Deivison Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia; Educação; Geografia Física
Geografia; Ensino; Geografia Física; Instrumentos Artesanais
topic Geografia; Educação; Geografia Física
Geografia; Ensino; Geografia Física; Instrumentos Artesanais
description O artigo apresenta propostas metodológicas para trabalhar os assuntos relacionados à Geografia Física em sala de aula, visando que esta área da ciência geográfica seja vista de forma mais acessível e relacionada com o cotidiano dos alunos. O trabalho é resultado de atividades desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsa à Iniciação Científica (PIBIC). Os procedimentos metodológicos iniciaram-se com o levantamento bibliográfico, seguido de análise de dois livros didáticos e posteriormente a execução dos experimentos e equipamentos sobre os assuntos trabalhados. Pensou-se em uma abordagem tanto didática quanto sustentável, pois os instrumentos artesanais foram construídos com materiais reciclados e/ou de fácil acesso, como materiais que o aluno possui em seu ambiente doméstico. A pesquisa comprovou que é possível trabalhar a Geografia Física de forma interessante e prazerosa, trazendo o conteúdo do livro didático para a realidade dos estudantes, fazendo com isso, que eles possam compreender de forma mais clara a dinâmica natural do espaço geográfico.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/560
10.26895/geosaberes.v8i14.560
url http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/560
identifier_str_mv 10.26895/geosaberes.v8i14.560
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/560/553
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Geosaberes; Vol 8 No 14 (2017): Jan - Apr; 65 - 74
Geosaberes; Vol 8 No 14 (2017): Jan - Apr; 65 - 74
Geosaberes; Vol 8 No 14 (2017): Jan - Apr; 65 - 74
2178-0463
reponame:Geosaberes
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Geosaberes
collection Geosaberes
repository.name.fl_str_mv Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br
_version_ 1798329643228463104