Metodologias ativas no ensino médio : um olhar dos docentes das ciências da natureza no município de Iguatu, Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Diana Clementino de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/214521
Resumo: A educação básica é uma fase importante na preparação do educando para a interação com o mundo que o cerca, afirma-se que o ensino de Ciências nessa fase deve oportunizar momentos em que seja possível aos educandos construir conhecimentos por meio da reflexão e análise dos conteúdos científicos. Desse modo, o conhecimento não é propriedade do professor, mas deve ser compartilhado com a classe de forma interativa e dialógica, pois na sala de aula tanto o professor quanto os educandos são investigadores críticos. Vale ressaltar que numa visão crítica os conhecimentos acontecem diferentemente e a aprendizagem dos conteúdos de Ciências não se dá passivamente. Pensando nessas novas formas de ensinar e aprender, o objetivo deste estudo foi analisar a utilização das metodologias ativas no ensino médio em escolas estaduais do município de Iguatu/CE, sob a ótica do professor da área das Ciências da natureza na perspectiva da aprendizagem significativa. Com natureza descritiva, exploratória e com abordagem qualitativa, o estudo foi realizado em 06 escolas estaduais de ensino médio, com 18 professores que atuam na área, através de entrevistas semiestruturadas, mediante 04 perguntas abertas norteadoras. O material coletado foi organizado e transcrito no programa Libre Office Writer, versão 5.4. e para apoiar a análise e interpretação das informações provenientes das entrevistas, foi utilizado o software IRAMUTEQ, versão 0.7 alfa 2, por meio das técnicas de Análise de Similitude (AS) e Nuvem de Palavras (NP). Evidenciou-se que os professores reconhecem o potencial significado das metodologias ativas, utilizando-as em alguns momentos nas suas práticas, como a sala invertida, o debate e seminários; porém, alguns permanecem com aulas tradicionais, sem fazer uso delas. A falta de formação continuada, a ausência de recursos tecnológicos na escola, a falta de vivência com o método ativo no ensino fundamental e a timidez dos alunos foram dificuldades apontadas pelos professores desse estudo. Conclui-se que planejamento e uma maior participação dos pais na escola contribuiria em uma aplicabilidade mais eficaz do método ativo, proporcionando um desenvolvimento integral do aluno.
id URGS_6fd558a18d3b6088204d249dfc750f60
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/214521
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Sousa, Diana Clementino de OliveiraTauceda, Karen Cavalcanti2020-10-28T04:09:04Z2020http://hdl.handle.net/10183/214521001118935A educação básica é uma fase importante na preparação do educando para a interação com o mundo que o cerca, afirma-se que o ensino de Ciências nessa fase deve oportunizar momentos em que seja possível aos educandos construir conhecimentos por meio da reflexão e análise dos conteúdos científicos. Desse modo, o conhecimento não é propriedade do professor, mas deve ser compartilhado com a classe de forma interativa e dialógica, pois na sala de aula tanto o professor quanto os educandos são investigadores críticos. Vale ressaltar que numa visão crítica os conhecimentos acontecem diferentemente e a aprendizagem dos conteúdos de Ciências não se dá passivamente. Pensando nessas novas formas de ensinar e aprender, o objetivo deste estudo foi analisar a utilização das metodologias ativas no ensino médio em escolas estaduais do município de Iguatu/CE, sob a ótica do professor da área das Ciências da natureza na perspectiva da aprendizagem significativa. Com natureza descritiva, exploratória e com abordagem qualitativa, o estudo foi realizado em 06 escolas estaduais de ensino médio, com 18 professores que atuam na área, através de entrevistas semiestruturadas, mediante 04 perguntas abertas norteadoras. O material coletado foi organizado e transcrito no programa Libre Office Writer, versão 5.4. e para apoiar a análise e interpretação das informações provenientes das entrevistas, foi utilizado o software IRAMUTEQ, versão 0.7 alfa 2, por meio das técnicas de Análise de Similitude (AS) e Nuvem de Palavras (NP). Evidenciou-se que os professores reconhecem o potencial significado das metodologias ativas, utilizando-as em alguns momentos nas suas práticas, como a sala invertida, o debate e seminários; porém, alguns permanecem com aulas tradicionais, sem fazer uso delas. A falta de formação continuada, a ausência de recursos tecnológicos na escola, a falta de vivência com o método ativo no ensino fundamental e a timidez dos alunos foram dificuldades apontadas pelos professores desse estudo. Conclui-se que planejamento e uma maior participação dos pais na escola contribuiria em uma aplicabilidade mais eficaz do método ativo, proporcionando um desenvolvimento integral do aluno.Basic education is an important phase in preparing students for interaction with the world around them, it is stated that science education in this phase should provide opportunities for students to build knowledge through reflection and content analysis. In this way, knowledge is not the property of the teacher, but must be shared with the class in an interactive and dialogical way, since in the classroom both the teacher and the students are critical researchers. It is worth mentioning that, in a critical view, knowledge happens differently and the learning of Science contents does not happen passively. Thinking about these new ways of teaching and learning, the objective of this study was to analyze the use of active methodologies in high school in state schools in the municipality of Iguatu / CE, from the perspective of the teacher in the area of natural sciences in the perspective of meaningful learning. With a descriptive, exploratory nature and with a qualitative approach, the study was carried out in 06 state high schools, with 18 teachers who work in the area, through semi-structured interviews through 04 guiding open questions. The collected material was organized and transcribed in the Libre Office Writer program, version 5.4. and to support the analysis and interpretation of information from the interviews, the software IRAMUTEQ, version 0.7 alpha 2, was used, using the Similitude Analysis (AS) and Word Cloud (NP) techniques. It became evident that teachers recognize the potential meaning of active methodologies, using them at times in their practices, such as the inverted room, the debate and seminars; however, some remain with traditional classes, without using them. The lack of continuing education, the lack of technological resources at school, the lack of experience with the active method in elementary school and the shyness of students were difficulties pointed out by the teachers in this study. Concludes that planning and greater parental participation in the school would contribute to a more effective applicability of the active method, providing an integral development of the student.application/pdfporEnsino de ciênciasAprendizagem significativaEnsino e aprendizagemActives methodologiesSciences teachingLearningMetodologias ativas no ensino médio : um olhar dos docentes das ciências da natureza no município de Iguatu, Cearáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001118935.pdf.txt001118935.pdf.txtExtracted Texttext/plain225997http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214521/2/001118935.pdf.txt54201877ed7e5b7cb3abcf5b9eebefbeMD52ORIGINAL001118935.pdfTexto completoapplication/pdf973359http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214521/1/001118935.pdfcec4526d8906d6fbcf3ceb710f5568a3MD5110183/2145212021-05-07 04:57:27.903261oai:www.lume.ufrgs.br:10183/214521Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T07:57:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Metodologias ativas no ensino médio : um olhar dos docentes das ciências da natureza no município de Iguatu, Ceará
title Metodologias ativas no ensino médio : um olhar dos docentes das ciências da natureza no município de Iguatu, Ceará
spellingShingle Metodologias ativas no ensino médio : um olhar dos docentes das ciências da natureza no município de Iguatu, Ceará
Sousa, Diana Clementino de Oliveira
Ensino de ciências
Aprendizagem significativa
Ensino e aprendizagem
Actives methodologies
Sciences teaching
Learning
title_short Metodologias ativas no ensino médio : um olhar dos docentes das ciências da natureza no município de Iguatu, Ceará
title_full Metodologias ativas no ensino médio : um olhar dos docentes das ciências da natureza no município de Iguatu, Ceará
title_fullStr Metodologias ativas no ensino médio : um olhar dos docentes das ciências da natureza no município de Iguatu, Ceará
title_full_unstemmed Metodologias ativas no ensino médio : um olhar dos docentes das ciências da natureza no município de Iguatu, Ceará
title_sort Metodologias ativas no ensino médio : um olhar dos docentes das ciências da natureza no município de Iguatu, Ceará
author Sousa, Diana Clementino de Oliveira
author_facet Sousa, Diana Clementino de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Diana Clementino de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tauceda, Karen Cavalcanti
contributor_str_mv Tauceda, Karen Cavalcanti
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Aprendizagem significativa
Ensino e aprendizagem
topic Ensino de ciências
Aprendizagem significativa
Ensino e aprendizagem
Actives methodologies
Sciences teaching
Learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Actives methodologies
Sciences teaching
Learning
description A educação básica é uma fase importante na preparação do educando para a interação com o mundo que o cerca, afirma-se que o ensino de Ciências nessa fase deve oportunizar momentos em que seja possível aos educandos construir conhecimentos por meio da reflexão e análise dos conteúdos científicos. Desse modo, o conhecimento não é propriedade do professor, mas deve ser compartilhado com a classe de forma interativa e dialógica, pois na sala de aula tanto o professor quanto os educandos são investigadores críticos. Vale ressaltar que numa visão crítica os conhecimentos acontecem diferentemente e a aprendizagem dos conteúdos de Ciências não se dá passivamente. Pensando nessas novas formas de ensinar e aprender, o objetivo deste estudo foi analisar a utilização das metodologias ativas no ensino médio em escolas estaduais do município de Iguatu/CE, sob a ótica do professor da área das Ciências da natureza na perspectiva da aprendizagem significativa. Com natureza descritiva, exploratória e com abordagem qualitativa, o estudo foi realizado em 06 escolas estaduais de ensino médio, com 18 professores que atuam na área, através de entrevistas semiestruturadas, mediante 04 perguntas abertas norteadoras. O material coletado foi organizado e transcrito no programa Libre Office Writer, versão 5.4. e para apoiar a análise e interpretação das informações provenientes das entrevistas, foi utilizado o software IRAMUTEQ, versão 0.7 alfa 2, por meio das técnicas de Análise de Similitude (AS) e Nuvem de Palavras (NP). Evidenciou-se que os professores reconhecem o potencial significado das metodologias ativas, utilizando-as em alguns momentos nas suas práticas, como a sala invertida, o debate e seminários; porém, alguns permanecem com aulas tradicionais, sem fazer uso delas. A falta de formação continuada, a ausência de recursos tecnológicos na escola, a falta de vivência com o método ativo no ensino fundamental e a timidez dos alunos foram dificuldades apontadas pelos professores desse estudo. Conclui-se que planejamento e uma maior participação dos pais na escola contribuiria em uma aplicabilidade mais eficaz do método ativo, proporcionando um desenvolvimento integral do aluno.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-28T04:09:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/214521
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001118935
url http://hdl.handle.net/10183/214521
identifier_str_mv 001118935
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214521/2/001118935.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214521/1/001118935.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 54201877ed7e5b7cb3abcf5b9eebefbe
cec4526d8906d6fbcf3ceb710f5568a3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309171944423424