The interpretation of image-map as a proposal for teaching-learning of geography in high school
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Geosaberes |
Texto Completo: | http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/633 |
Resumo: | Diante da popularização das geotecnologias, tornam-se necessárias ações pedagógicas que explorem seus potenciais na educação básica, haja vista que essas ferramentas fornecem suporte ao processo de ensino-aprendizagem. Nesta perspectiva, este artigo aborda a carta-imagem enquanto material didático trabalhado na disciplina de Geografia em uma escola da cidade de Sobral – CE. Para tanto, utilizou-se imagem de satélite Landsat 8, a qual foi manipulada no gerenciador de Sistema de Informações Geográficas (SIG) QGIS 2.8. Desse modo, elaborou-se um produto de baixo custo, atualizado e adaptado ao contexto escolar. Como conclusões, percebe-se que os estudantes têm mais contato com as geotecnologias fora da sala de aula, revelando, assim, o pouco emprego desses materiais na escola. Verificou-se, ainda, que a abordagem dos conteúdos os ajudam na compreensão sobre tais recursos e que a interpretação da carta-imagem contribuiu no aprendizado do seu espaço geográfico. |
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The interpretation of image-map as a proposal for teaching-learning of geography in high school A interpretação de carta-imagem como proposta para o ensino-aprendizagem de geografia no ensino médioGeografia; Educação; EnsinoCartografia Escolar; Ensino de Geografia; GeotecnologiasDiante da popularização das geotecnologias, tornam-se necessárias ações pedagógicas que explorem seus potenciais na educação básica, haja vista que essas ferramentas fornecem suporte ao processo de ensino-aprendizagem. Nesta perspectiva, este artigo aborda a carta-imagem enquanto material didático trabalhado na disciplina de Geografia em uma escola da cidade de Sobral – CE. Para tanto, utilizou-se imagem de satélite Landsat 8, a qual foi manipulada no gerenciador de Sistema de Informações Geográficas (SIG) QGIS 2.8. Desse modo, elaborou-se um produto de baixo custo, atualizado e adaptado ao contexto escolar. Como conclusões, percebe-se que os estudantes têm mais contato com as geotecnologias fora da sala de aula, revelando, assim, o pouco emprego desses materiais na escola. Verificou-se, ainda, que a abordagem dos conteúdos os ajudam na compreensão sobre tais recursos e que a interpretação da carta-imagem contribuiu no aprendizado do seu espaço geográfico.Faced with the popularization of geotechnologies, it becomes necessary pedagogical actions that explore their potentials in basic education, given that these tools provide support to the teaching-learning process. In this perspective, this article approaches the image-map as didactic material worked in the discipline of Geography in a school in the city of Sobral - CE. For this purpose, the Landsat 8 satellite image was used, which was manipulated in the Geographic Information System (GIS) manager QGIS 2.8. Thus, it prepared a low-cost product, updated and adapted to the school context. As conclusions, it is noticed that the students have more contact with the geotechnologies outside the classroom, thus revealing the little use of these materials in the school. It was also verified that the content approach helps them in understanding about such resources and that the interpretation of the picture card has contributed to the learning of their geographical space.Universidade Federal do Ceará2017-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/63310.26895/geosaberes.v9i17.633Geosaberes; Vol 9 No 17 (2018): Jan - Apr; 1 - 14Geosaberes; Vol 9 No 17 (2018): Jan - Apr; 1 - 14Geosaberes; Vol 9 No 17 (2018): Jan - Apr; 1 - 142178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/633/654Copyright (c) 2018 GEOSABEREShttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Marcelo Henrique VianaSoares, Lucas PereiraCunha, Fábio Souza e Silva daLima, Ernane Cortez2018-05-13T23:14:03Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/633Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-05-13T23:14:03Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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