Cartografia e formação docente: o domínio conceitual cartográfico na formação do professor de geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geosaberes |
Texto Completo: | http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/702 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é mostrar a importância dos saberes de domínio conceitual da cartografia escolar no currículo de formação dos professores de Geografia, capacitando os futuros docentes para o ensino dos educandos à leitura das representações cartográficas. A problemática: qual a importância do domínio conceitual da cartografia na formação dos professores de Geografia? Justifica-se a importância desse artigo pelo fato de que não há, no processo de formação do professor de Geografia, na maioria das instituições de ensino superior, a discussão da importância da cartografia ser compreendida como uma linguagem no processo de escolarização dos alunos da rede básica de ensino. Utilizam-se como procedimento metodológico: embasamento bibliográfico, além de discussões em sala de aula de formação docente. |
id |
UFC-8_77716fc58b05178d069c5bec2f677d6e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/702 |
network_acronym_str |
UFC-8 |
network_name_str |
Geosaberes |
repository_id_str |
|
spelling |
Cartografia e formação docente: o domínio conceitual cartográfico na formação do professor de geografia Cartography and teacher training: the cartographic conceptual domain in geography teacher formation O objetivo deste artigo é mostrar a importância dos saberes de domínio conceitual da cartografia escolar no currículo de formação dos professores de Geografia, capacitando os futuros docentes para o ensino dos educandos à leitura das representações cartográficas. A problemática: qual a importância do domínio conceitual da cartografia na formação dos professores de Geografia? Justifica-se a importância desse artigo pelo fato de que não há, no processo de formação do professor de Geografia, na maioria das instituições de ensino superior, a discussão da importância da cartografia ser compreendida como uma linguagem no processo de escolarização dos alunos da rede básica de ensino. Utilizam-se como procedimento metodológico: embasamento bibliográfico, além de discussões em sala de aula de formação docente. The objective of this article is to show the importance of conceptual domain knowledge school mapping in the Geography teacher-training curriculum, training future teachers to teach their students the reading of cartographic representations. Such discussion is focused on the following issue: what is the importance of the conceptual domain of cartography in the training of Geography teachers? The importance of this article is justified by the fact that, during the process of Geography teacher training in most of the higher education institutions, there isn ́t even one debate on the importance of understanding cartography as a language during the schooling process of students from elementary education. Two points are used as methodological procedure: bibliographic basis, besides discussions in classroom on teacher training classes. Universidade Federal do Ceará2018-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/70210.26895/geosaberes.v10i20.702Geosaberes; Vol 10 No 20 (2019): Jan - Apr; 1 - 13Geosaberes; Vol 10 No 20 (2019): Jan - Apr; 1 - 13Geosaberes; Vol 10 No 20 (2019): Jan - Apr; 1 - 132178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/702/692Copyright (c) 2018 Geosabereshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFonseca, Ricardo Lopes2019-05-01T13:01:19Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/702Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2019-05-01T13:01:19Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cartografia e formação docente: o domínio conceitual cartográfico na formação do professor de geografia Cartography and teacher training: the cartographic conceptual domain in geography teacher formation |
title |
Cartografia e formação docente: o domínio conceitual cartográfico na formação do professor de geografia |
spellingShingle |
Cartografia e formação docente: o domínio conceitual cartográfico na formação do professor de geografia Fonseca, Ricardo Lopes |
title_short |
Cartografia e formação docente: o domínio conceitual cartográfico na formação do professor de geografia |
title_full |
Cartografia e formação docente: o domínio conceitual cartográfico na formação do professor de geografia |
title_fullStr |
Cartografia e formação docente: o domínio conceitual cartográfico na formação do professor de geografia |
title_full_unstemmed |
Cartografia e formação docente: o domínio conceitual cartográfico na formação do professor de geografia |
title_sort |
Cartografia e formação docente: o domínio conceitual cartográfico na formação do professor de geografia |
author |
Fonseca, Ricardo Lopes |
author_facet |
Fonseca, Ricardo Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Ricardo Lopes |
description |
O objetivo deste artigo é mostrar a importância dos saberes de domínio conceitual da cartografia escolar no currículo de formação dos professores de Geografia, capacitando os futuros docentes para o ensino dos educandos à leitura das representações cartográficas. A problemática: qual a importância do domínio conceitual da cartografia na formação dos professores de Geografia? Justifica-se a importância desse artigo pelo fato de que não há, no processo de formação do professor de Geografia, na maioria das instituições de ensino superior, a discussão da importância da cartografia ser compreendida como uma linguagem no processo de escolarização dos alunos da rede básica de ensino. Utilizam-se como procedimento metodológico: embasamento bibliográfico, além de discussões em sala de aula de formação docente. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/702 10.26895/geosaberes.v10i20.702 |
url |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/702 |
identifier_str_mv |
10.26895/geosaberes.v10i20.702 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/702/692 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Geosaberes http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Geosaberes http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Geosaberes; Vol 10 No 20 (2019): Jan - Apr; 1 - 13 Geosaberes; Vol 10 No 20 (2019): Jan - Apr; 1 - 13 Geosaberes; Vol 10 No 20 (2019): Jan - Apr; 1 - 13 2178-0463 reponame:Geosaberes instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Geosaberes |
collection |
Geosaberes |
repository.name.fl_str_mv |
Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br |
_version_ |
1798329644051595264 |