Cartografia e formação docente: o domínio conceitual cartográfico na formação do professor de geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Ricardo Lopes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geosaberes
Texto Completo: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/702
Resumo: O objetivo deste artigo é mostrar a importância dos saberes de domínio conceitual da cartografia escolar no currículo de formação dos professores de Geografia, capacitando os futuros docentes para o ensino dos educandos à leitura das representações cartográficas. A problemática: qual a importância do domínio conceitual da cartografia na formação dos professores de Geografia? Justifica-se a importância desse artigo pelo fato de que não há, no processo de formação do professor de Geografia, na maioria das instituições de ensino superior, a discussão da importância da cartografia ser compreendida como uma linguagem no processo de escolarização dos alunos da rede básica de ensino. Utilizam-se como procedimento metodológico: embasamento bibliográfico, além de discussões em sala de aula de formação docente.
id UFC-8_77716fc58b05178d069c5bec2f677d6e
oai_identifier_str oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/702
network_acronym_str UFC-8
network_name_str Geosaberes
repository_id_str
spelling Cartografia e formação docente: o domínio conceitual cartográfico na formação do professor de geografia Cartography and teacher training: the cartographic conceptual domain in geography teacher formation O objetivo deste artigo é mostrar a importância dos saberes de domínio conceitual da cartografia escolar no currículo de formação dos professores de Geografia, capacitando os futuros docentes para o ensino dos educandos à leitura das representações cartográficas. A problemática: qual a importância do domínio conceitual da cartografia na formação dos professores de Geografia? Justifica-se a importância desse artigo pelo fato de que não há, no processo de formação do professor de Geografia, na maioria das instituições de ensino superior, a discussão da importância da cartografia ser compreendida como uma linguagem no processo de escolarização dos alunos da rede básica de ensino. Utilizam-se como procedimento metodológico: embasamento bibliográfico, além de discussões em sala de aula de formação docente. The objective of this article is to show the importance of conceptual domain knowledge school mapping in the Geography teacher-training curriculum, training future teachers to teach their students the reading of cartographic representations. Such discussion is focused on the following issue: what is the importance of the conceptual domain of cartography in the training of Geography teachers? The importance of this article is justified by the fact that, during the process of Geography teacher training in most of the higher education institutions, there isn ́t even one debate on the importance of understanding cartography as a language during the schooling process of students from elementary education. Two points are used as methodological procedure: bibliographic basis, besides discussions in classroom on teacher training classes. Universidade Federal do Ceará2018-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/70210.26895/geosaberes.v10i20.702Geosaberes; Vol 10 No 20 (2019): Jan - Apr; 1 - 13Geosaberes; Vol 10 No 20 (2019): Jan - Apr; 1 - 13Geosaberes; Vol 10 No 20 (2019): Jan - Apr; 1 - 132178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/702/692Copyright (c) 2018 Geosabereshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFonseca, Ricardo Lopes2019-05-01T13:01:19Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/702Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2019-05-01T13:01:19Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Cartografia e formação docente: o domínio conceitual cartográfico na formação do professor de geografia
Cartography and teacher training: the cartographic conceptual domain in geography teacher formation
title Cartografia e formação docente: o domínio conceitual cartográfico na formação do professor de geografia
spellingShingle Cartografia e formação docente: o domínio conceitual cartográfico na formação do professor de geografia
Fonseca, Ricardo Lopes
title_short Cartografia e formação docente: o domínio conceitual cartográfico na formação do professor de geografia
title_full Cartografia e formação docente: o domínio conceitual cartográfico na formação do professor de geografia
title_fullStr Cartografia e formação docente: o domínio conceitual cartográfico na formação do professor de geografia
title_full_unstemmed Cartografia e formação docente: o domínio conceitual cartográfico na formação do professor de geografia
title_sort Cartografia e formação docente: o domínio conceitual cartográfico na formação do professor de geografia
author Fonseca, Ricardo Lopes
author_facet Fonseca, Ricardo Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Ricardo Lopes
description O objetivo deste artigo é mostrar a importância dos saberes de domínio conceitual da cartografia escolar no currículo de formação dos professores de Geografia, capacitando os futuros docentes para o ensino dos educandos à leitura das representações cartográficas. A problemática: qual a importância do domínio conceitual da cartografia na formação dos professores de Geografia? Justifica-se a importância desse artigo pelo fato de que não há, no processo de formação do professor de Geografia, na maioria das instituições de ensino superior, a discussão da importância da cartografia ser compreendida como uma linguagem no processo de escolarização dos alunos da rede básica de ensino. Utilizam-se como procedimento metodológico: embasamento bibliográfico, além de discussões em sala de aula de formação docente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/702
10.26895/geosaberes.v10i20.702
url http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/702
identifier_str_mv 10.26895/geosaberes.v10i20.702
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/702/692
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Geosaberes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Geosaberes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Geosaberes; Vol 10 No 20 (2019): Jan - Apr; 1 - 13
Geosaberes; Vol 10 No 20 (2019): Jan - Apr; 1 - 13
Geosaberes; Vol 10 No 20 (2019): Jan - Apr; 1 - 13
2178-0463
reponame:Geosaberes
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Geosaberes
collection Geosaberes
repository.name.fl_str_mv Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br
_version_ 1798329644051595264