Recursos digitais e cartografia escolar: possibilidades metodológicas de trabalho a partir do atlas escolar online do IBGE
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Geosaberes |
Texto Completo: | http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/144 |
Resumo: | Tendo em vista a emergência das discussões sobre as novas tecnologias que estão fazendo parte do cotidiano de professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem, este artigo busca trazer reflexões acerca dessa temática a partir do relato de uma experiência que utilizou a internet como ferramenta didática para ler e interpretar mapas, através do website do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com alunos da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Trajano Grácia, localizado no município de Irati, Estado do Paraná. O presente texto contém uma revisão teórica acerca da cartografia escolar e das novas tecnologias de representação espacial, além do relato da prática pedagógica realizada na escola, onde se efetuou tal experiência de utilização de mapas em formato digital. Esta atividade iniciou-se com uma breve exposição sobre a história da Cartografia, abordando seu papel e importância dentro das atividades humanas. Depois disso, realizou-se uma apresentação das novas tecnologias de representação espacial, onde foram evidenciadas as possibilidades de trabalho com a Cartografia através da interatividade oferecida pelos mapas disponíveis no atlas geográfico escolar do sítio eletrônico do IBGE. Constatou-se que este tipo de trabalho pode contribuir para o despertar do interesse dos alunos pela cartografia além de facilitar o processo de aprendizagem desses elementos. |
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Recursos digitais e cartografia escolar: possibilidades metodológicas de trabalho a partir do atlas escolar online do IBGEGeografia; EducaçãoCartografia; Mapas Digitais; IBGE; Ensino de GeografiaTendo em vista a emergência das discussões sobre as novas tecnologias que estão fazendo parte do cotidiano de professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem, este artigo busca trazer reflexões acerca dessa temática a partir do relato de uma experiência que utilizou a internet como ferramenta didática para ler e interpretar mapas, através do website do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com alunos da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Trajano Grácia, localizado no município de Irati, Estado do Paraná. O presente texto contém uma revisão teórica acerca da cartografia escolar e das novas tecnologias de representação espacial, além do relato da prática pedagógica realizada na escola, onde se efetuou tal experiência de utilização de mapas em formato digital. Esta atividade iniciou-se com uma breve exposição sobre a história da Cartografia, abordando seu papel e importância dentro das atividades humanas. Depois disso, realizou-se uma apresentação das novas tecnologias de representação espacial, onde foram evidenciadas as possibilidades de trabalho com a Cartografia através da interatividade oferecida pelos mapas disponíveis no atlas geográfico escolar do sítio eletrônico do IBGE. Constatou-se que este tipo de trabalho pode contribuir para o despertar do interesse dos alunos pela cartografia além de facilitar o processo de aprendizagem desses elementos.Universidade Federal do Ceará2012-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/144Geosaberes; Vol 3 No 6 (2012): July - Dec; 28-39Geosaberes; Vol 3 No 6 (2012): July - Dec; 28-39Geosaberes; Vol 3 No 6 (2012): July - Dec; 28-392178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/144/117PEDROSO, Julio do CarmoSTEFENON, Daniel Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-06T18:42:38Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/144Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-01-06T18:42:38Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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