O site do IBGE como um recurso pedagógico na disciplina de geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Popp, Eliane Terezinha Thiago
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169005
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
id UFSC_1af44b138a85ac12b21170a5b8059e47
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/169005
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O site do IBGE como um recurso pedagógico na disciplina de geografiaEnsino de GeografiaTecnologias de Informação e ComunicaçãoSite IBGETCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.O presente trabalho de pesquisa, realizado no campo do ensino de Geografia, tem como questão central: Quais as potencialidades do site do IBGE no processo de ensino-aprendizagem geográfico. Para encontrar resposta para essa questão temos como objetivo geral: analisar as potencialidades encontradas no site do IBGE para os alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental, na disciplina de Geografia. Refinou-se esta pesquisa em três objetivos específicos: (1) Apresentar uma proposta pedagógica utilizando a ferramenta midiática disponibilizada pelo site do IBGE, envolvendo os conteúdos sobre população brasileira; (2) analisar como se dá o envolvimento dos estudantes durante a aplicação da midiática disponibilizada pelo site do IBGE; (3) acompanhar a interação dos estudantes com a ferramenta tecnológica na construção do processo de ensino de geografia. O estudo, no qual trilhamos nesta etapa acadêmica, encontra-se lugar em contribuir e fornecer uma proposta pedagógica e didática de ensino aprendizagem em Geografia através do uso do site da mídia IBGE para os professores da educação formal. Para tanto, nesse estudo, abordamos a metodologia de Estudo de caso, com base na participação de dezoitos alunos da Escola Vereador Raymundo Veit, localizada no município de Maravilha, Santa Catarina. Aplicamos a proposta do uso da mídia do IBGE, com uma metodologia acessível e diferenciada para trabalhar e mobilizar os conteúdos atinentes de população brasileira. Os resultados colhidos na investigação evidenciaram, de forma geral, que a promoção de atividades diferenciadas no contexto educacional facilita e potencializa o aprendizado geográfico. E, ainda, quando se trata do uso das tecnologias no ensino e aprendizagem, os alunos se sentem mais atraídos e envolvidos com saber fazer e, assim, as aulas se tornam atrativas e interessantes para os mesmos.Florianópolis, SCMartins Júnior, LuizUniversidade Federal de Santa CatarinaPopp, Eliane Terezinha Thiago2016-10-06T01:11:01Z2016-10-06T01:11:01Z2016-10-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis54 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169005porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-06T01:11:01Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/169005Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-06T01:11:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O site do IBGE como um recurso pedagógico na disciplina de geografia
title O site do IBGE como um recurso pedagógico na disciplina de geografia
spellingShingle O site do IBGE como um recurso pedagógico na disciplina de geografia
Popp, Eliane Terezinha Thiago
Ensino de Geografia
Tecnologias de Informação e Comunicação
Site IBGE
title_short O site do IBGE como um recurso pedagógico na disciplina de geografia
title_full O site do IBGE como um recurso pedagógico na disciplina de geografia
title_fullStr O site do IBGE como um recurso pedagógico na disciplina de geografia
title_full_unstemmed O site do IBGE como um recurso pedagógico na disciplina de geografia
title_sort O site do IBGE como um recurso pedagógico na disciplina de geografia
author Popp, Eliane Terezinha Thiago
author_facet Popp, Eliane Terezinha Thiago
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins Júnior, Luiz
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Popp, Eliane Terezinha Thiago
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Tecnologias de Informação e Comunicação
Site IBGE
topic Ensino de Geografia
Tecnologias de Informação e Comunicação
Site IBGE
description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-06T01:11:01Z
2016-10-06T01:11:01Z
2016-10-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169005
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 54 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652141111279616