A atividade docente no ensino de geografia: perspectivas e reflexos na educação brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Lineu Aparecido Paz e
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: ARAUJO, Raimundo Lenilde de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geosaberes
Texto Completo: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/254
Resumo:  O estudo realizado apresenta como objetivo analisar perspectivas e reflexos da atividade docente no cenário educacional do território brasileiro. Para a construção deste trabalho foi realizado estudo bibliográfico das principais obras relacionadas ao trabalho docente no ensino de geografia. Teve como método de investigação a pesquisa teórica com abordagem reflexiva sobre os fatos e fenômenos ocorridos no contexto da atividade do professor no ensino de geografia, efetuando uma análise sobre os teóricos do ensino de geografia e da educação. Sendo uma abordagem predominante qualitativa, preocupou-se com a compreensão e interpretação significativa dos fenômenos ocorridos através da atividade profissional no ensino de geografia. Apresentando um raciocínio de forma assim que contribua para o conhecimento geográfico e uma contribuição teórica para pesquisas e investigações sobre o trabalho docente. Em se tratando de cenário educacional é preciso repensar o processo de formação de professores que envolvem além da academia até as políticas do Estado para com a Educação. Porém, identificamos, também, tratar-se de um campo que necessita de mais estudos, interpretações do que realmente significa o trabalho do professor de geografia nas escolas, o que consequentemente, faz com que este estudo se configure um olhar sobre a realidade vivenciada nas instituições de ensino. Palavras-chave: Ensino, Geografia, prática docente.   ABSTRACT The study has to analyze perspectives and reflections of teaching activity in the educational scenario of Brazil. For the construction of this work was conducted bibliographic study of the major works related to teaching in geography teaching. Had as a research method theoretical research with reflective approach to the facts and phenomena occurring in the context of the teacher's activity in geography teaching, performing an analysis of the theoreticians of geography teaching and education. Being a predominantly qualitative approach, concerned with understanding and meaningful interpretation of the phenomena occurring through professional activity in teaching geography. Featuring a form of reasoning thus contributing to the geographical knowledge and a theoretical contribution to research and investigation about the teaching profession. When it comes to educational setting is necessary to rethink the process of teacher training involving beyond the academy to State policies to Education. However, we identified, also, that this is a field that needs further study, interpretations of what it means geography teacher working in schools, which in turn, makes this study configure a look at the reality experienced in educational institutions. Keywords: Education, Geography, teaching practice.   RESUMEN   El estudio tiene que analizar las perspectivas y reflexiones de la actividad docente en el escenario educativo de Brasil. Para la construcción de esta obra se llevó a cabo el estudio bibliográfico de las obras más importantes relacionados con la docencia en la enseñanza de la geografía. Tenía como una investigación teórica método de investigación con enfoque reflexivo a los hechos y fenómenos que ocurren en el contexto de la actividad del profesor en enseñanza de la geografía, la realización de un análisis de los teóricos de la enseñanza de la geografía y la educación. Al ser un enfoque predominantemente cualitativa, preocupado por la comprensión y la interpretación significativa de los fenómenos que ocurren a través de la actividad profesional en la enseñanza de la geografía. Con una forma de razonar de este modo contribuir al conocimiento geográfico y una contribución teórica a la investigación y la investigación sobre la profesión docente. Cuando se trata de entorno educativo es necesario repensar el proceso de formación del profesorado que implica más allá de la academia de las políticas del Estado a la educación. Sin embargo, hemos identificado, también, que este es un campo que necesita más estudio, las interpretaciones de lo que significa profesor de geografía de trabajo en las escuelas, que a su vez, hace que este estudio configure un vistazo a la realidad que viven en instituciones educativas. Palabras clave: Educación, Geografía, la práctica de la enseñanza. 
id UFC-8_85bdc376766e6cc0cce8e1f52ed9ff82
oai_identifier_str oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/254
network_acronym_str UFC-8
network_name_str Geosaberes
repository_id_str
spelling A atividade docente no ensino de geografia: perspectivas e reflexos na educação brasileiraGEOGRAFIAEnsino, Geografia, prática docente. O estudo realizado apresenta como objetivo analisar perspectivas e reflexos da atividade docente no cenário educacional do território brasileiro. Para a construção deste trabalho foi realizado estudo bibliográfico das principais obras relacionadas ao trabalho docente no ensino de geografia. Teve como método de investigação a pesquisa teórica com abordagem reflexiva sobre os fatos e fenômenos ocorridos no contexto da atividade do professor no ensino de geografia, efetuando uma análise sobre os teóricos do ensino de geografia e da educação. Sendo uma abordagem predominante qualitativa, preocupou-se com a compreensão e interpretação significativa dos fenômenos ocorridos através da atividade profissional no ensino de geografia. Apresentando um raciocínio de forma assim que contribua para o conhecimento geográfico e uma contribuição teórica para pesquisas e investigações sobre o trabalho docente. Em se tratando de cenário educacional é preciso repensar o processo de formação de professores que envolvem além da academia até as políticas do Estado para com a Educação. Porém, identificamos, também, tratar-se de um campo que necessita de mais estudos, interpretações do que realmente significa o trabalho do professor de geografia nas escolas, o que consequentemente, faz com que este estudo se configure um olhar sobre a realidade vivenciada nas instituições de ensino. Palavras-chave: Ensino, Geografia, prática docente.   ABSTRACT The study has to analyze perspectives and reflections of teaching activity in the educational scenario of Brazil. For the construction of this work was conducted bibliographic study of the major works related to teaching in geography teaching. Had as a research method theoretical research with reflective approach to the facts and phenomena occurring in the context of the teacher's activity in geography teaching, performing an analysis of the theoreticians of geography teaching and education. Being a predominantly qualitative approach, concerned with understanding and meaningful interpretation of the phenomena occurring through professional activity in teaching geography. Featuring a form of reasoning thus contributing to the geographical knowledge and a theoretical contribution to research and investigation about the teaching profession. When it comes to educational setting is necessary to rethink the process of teacher training involving beyond the academy to State policies to Education. However, we identified, also, that this is a field that needs further study, interpretations of what it means geography teacher working in schools, which in turn, makes this study configure a look at the reality experienced in educational institutions. Keywords: Education, Geography, teaching practice.   RESUMEN   El estudio tiene que analizar las perspectivas y reflexiones de la actividad docente en el escenario educativo de Brasil. Para la construcción de esta obra se llevó a cabo el estudio bibliográfico de las obras más importantes relacionados con la docencia en la enseñanza de la geografía. Tenía como una investigación teórica método de investigación con enfoque reflexivo a los hechos y fenómenos que ocurren en el contexto de la actividad del profesor en enseñanza de la geografía, la realización de un análisis de los teóricos de la enseñanza de la geografía y la educación. Al ser un enfoque predominantemente cualitativa, preocupado por la comprensión y la interpretación significativa de los fenómenos que ocurren a través de la actividad profesional en la enseñanza de la geografía. Con una forma de razonar de este modo contribuir al conocimiento geográfico y una contribución teórica a la investigación y la investigación sobre la profesión docente. Cuando se trata de entorno educativo es necesario repensar el proceso de formación del profesorado que implica más allá de la academia de las políticas del Estado a la educación. Sin embargo, hemos identificado, también, que este es un campo que necesita más estudio, las interpretaciones de lo que significa profesor de geografía de trabajo en las escuelas, que a su vez, hace que este estudio configure un vistazo a la realidad que viven en instituciones educativas. Palabras clave: Educación, Geografía, la práctica de la enseñanza. Universidade Federal do Ceará2014-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/254Geosaberes; Vol 5 No 10 (2014): July - Dec; 17-35Geosaberes; Vol 5 No 10 (2014): July - Dec; 17-35Geosaberes; Vol 5 No 10 (2014): July - Dec; 17-352178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/254/212SILVA, Lineu Aparecido Paz eARAUJO, Raimundo Lenilde deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-06T18:48:49Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/254Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-01-06T18:48:49Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A atividade docente no ensino de geografia: perspectivas e reflexos na educação brasileira
title A atividade docente no ensino de geografia: perspectivas e reflexos na educação brasileira
spellingShingle A atividade docente no ensino de geografia: perspectivas e reflexos na educação brasileira
SILVA, Lineu Aparecido Paz e
GEOGRAFIA
Ensino, Geografia, prática docente.
title_short A atividade docente no ensino de geografia: perspectivas e reflexos na educação brasileira
title_full A atividade docente no ensino de geografia: perspectivas e reflexos na educação brasileira
title_fullStr A atividade docente no ensino de geografia: perspectivas e reflexos na educação brasileira
title_full_unstemmed A atividade docente no ensino de geografia: perspectivas e reflexos na educação brasileira
title_sort A atividade docente no ensino de geografia: perspectivas e reflexos na educação brasileira
author SILVA, Lineu Aparecido Paz e
author_facet SILVA, Lineu Aparecido Paz e
ARAUJO, Raimundo Lenilde de
author_role author
author2 ARAUJO, Raimundo Lenilde de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Lineu Aparecido Paz e
ARAUJO, Raimundo Lenilde de
dc.subject.por.fl_str_mv GEOGRAFIA
Ensino, Geografia, prática docente.
topic GEOGRAFIA
Ensino, Geografia, prática docente.
description  O estudo realizado apresenta como objetivo analisar perspectivas e reflexos da atividade docente no cenário educacional do território brasileiro. Para a construção deste trabalho foi realizado estudo bibliográfico das principais obras relacionadas ao trabalho docente no ensino de geografia. Teve como método de investigação a pesquisa teórica com abordagem reflexiva sobre os fatos e fenômenos ocorridos no contexto da atividade do professor no ensino de geografia, efetuando uma análise sobre os teóricos do ensino de geografia e da educação. Sendo uma abordagem predominante qualitativa, preocupou-se com a compreensão e interpretação significativa dos fenômenos ocorridos através da atividade profissional no ensino de geografia. Apresentando um raciocínio de forma assim que contribua para o conhecimento geográfico e uma contribuição teórica para pesquisas e investigações sobre o trabalho docente. Em se tratando de cenário educacional é preciso repensar o processo de formação de professores que envolvem além da academia até as políticas do Estado para com a Educação. Porém, identificamos, também, tratar-se de um campo que necessita de mais estudos, interpretações do que realmente significa o trabalho do professor de geografia nas escolas, o que consequentemente, faz com que este estudo se configure um olhar sobre a realidade vivenciada nas instituições de ensino. Palavras-chave: Ensino, Geografia, prática docente.   ABSTRACT The study has to analyze perspectives and reflections of teaching activity in the educational scenario of Brazil. For the construction of this work was conducted bibliographic study of the major works related to teaching in geography teaching. Had as a research method theoretical research with reflective approach to the facts and phenomena occurring in the context of the teacher's activity in geography teaching, performing an analysis of the theoreticians of geography teaching and education. Being a predominantly qualitative approach, concerned with understanding and meaningful interpretation of the phenomena occurring through professional activity in teaching geography. Featuring a form of reasoning thus contributing to the geographical knowledge and a theoretical contribution to research and investigation about the teaching profession. When it comes to educational setting is necessary to rethink the process of teacher training involving beyond the academy to State policies to Education. However, we identified, also, that this is a field that needs further study, interpretations of what it means geography teacher working in schools, which in turn, makes this study configure a look at the reality experienced in educational institutions. Keywords: Education, Geography, teaching practice.   RESUMEN   El estudio tiene que analizar las perspectivas y reflexiones de la actividad docente en el escenario educativo de Brasil. Para la construcción de esta obra se llevó a cabo el estudio bibliográfico de las obras más importantes relacionados con la docencia en la enseñanza de la geografía. Tenía como una investigación teórica método de investigación con enfoque reflexivo a los hechos y fenómenos que ocurren en el contexto de la actividad del profesor en enseñanza de la geografía, la realización de un análisis de los teóricos de la enseñanza de la geografía y la educación. Al ser un enfoque predominantemente cualitativa, preocupado por la comprensión y la interpretación significativa de los fenómenos que ocurren a través de la actividad profesional en la enseñanza de la geografía. Con una forma de razonar de este modo contribuir al conocimiento geográfico y una contribución teórica a la investigación y la investigación sobre la profesión docente. Cuando se trata de entorno educativo es necesario repensar el proceso de formación del profesorado que implica más allá de la academia de las políticas del Estado a la educación. Sin embargo, hemos identificado, también, que este es un campo que necesita más estudio, las interpretaciones de lo que significa profesor de geografía de trabajo en las escuelas, que a su vez, hace que este estudio configure un vistazo a la realidad que viven en instituciones educativas. Palabras clave: Educación, Geografía, la práctica de la enseñanza. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/254
url http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/254/212
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Geosaberes; Vol 5 No 10 (2014): July - Dec; 17-35
Geosaberes; Vol 5 No 10 (2014): July - Dec; 17-35
Geosaberes; Vol 5 No 10 (2014): July - Dec; 17-35
2178-0463
reponame:Geosaberes
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Geosaberes
collection Geosaberes
repository.name.fl_str_mv Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br
_version_ 1798329643579736064