Trajetórias de formação docente na licenciatura em geografia: da instrumentalização técnica ao intelectual crítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROCHA, Cléa Cardoso da
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: SANTOS, Francisco de Assis, BRAGA, Maria Cleonice Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geosaberes
Texto Completo: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/253
Resumo: Desde 2008, quando incorporamos a pesquisa como elemento da formação docente no Estágio Supervisionado em Geografia, temos nos dedicado a estudar algumas das principais tendências que tem norteado essas discussões no último século: o professor como técnico, como reflexivo/pesquisador e como intelectual crítico. Nesse texto apresentamos idéias de autores como Donald Schön, José Contreras, Selma Garrido Pimenta, Kenneth Zeichner, Lawrence Stenhouse, que vem tentando traduzir, explicar e problematizar as diferentes formas como o conceito de professor tem sido concebido. Além da reflexão conceitual caracterizamos resultados percebidos ao longo de nossa trajetória sob essa perspectiva. O conceito de professor reflexivo (Schön) foi sendo resignificado desde o início da pesquisa quando percebemos suas limitações para explicar a realidade. Na atualidade, mesmo utilizando o termo professor pesquisador (Stenhouse) para denominar este profissional, agregamos ao mesmo a propriedade de intelectual crítico (Giroux). A trajetória por essas leituras e os significados que temos construído a partir delas embasam e norteiam as análises/resultados que vimos divulgando. A necessidade de aprofundar a compreensão acerca das principais perspectivas teóricas de formação docente persiste. Como alternativa, e visando fortalecer nossa práxis estamos preparando a inserção efetiva do professor parceiro em nosso grupo de estudo e pesquisa.
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