O estágio-docência em geografia e leitura das redes que configuram a paisagem urbana contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Marlene Macario
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geosaberes
Texto Completo: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/241
Resumo: O presente trabalho discute a importância da construção de conceitos geográficos na formação docente em Geografia no âmbito do estágio supervisionado, em particular, os conceitos de rede e de paisagem urbana contemporânea. Desta feita, partindo do reconhecimento das lacunas teórico-metodológicas dos projetos de intervenção no espaço escolar quando descartam a analise do contexto urbano, convertendo-se em mera aplicação de técnicas ou reprodução de metodologias engessadas sugere a leitura da paisagem do entorno escolas campo de estágio a partir das espacialidades contemporâneas pela relação ensino-pesquisa, teoria-pratica. Esse exercício favorece a formação crítico-reflexiva do licenciado no contexto da cidadania podendo estimular uma futura atuação profissional sintonizada com as mudanças globais e repercussões locais.
id UFC-8_aadfa2f9951c05aa649bd4568dca4129
oai_identifier_str oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/241
network_acronym_str UFC-8
network_name_str Geosaberes
repository_id_str
spelling O estágio-docência em geografia e leitura das redes que configuram a paisagem urbana contemporâneaEducação, Ensino de geografiaGeografia das redes. Paisagem urbana contemporânea. Estagio Supervisionado. Relação Ensino-Pesquisa.O presente trabalho discute a importância da construção de conceitos geográficos na formação docente em Geografia no âmbito do estágio supervisionado, em particular, os conceitos de rede e de paisagem urbana contemporânea. Desta feita, partindo do reconhecimento das lacunas teórico-metodológicas dos projetos de intervenção no espaço escolar quando descartam a analise do contexto urbano, convertendo-se em mera aplicação de técnicas ou reprodução de metodologias engessadas sugere a leitura da paisagem do entorno escolas campo de estágio a partir das espacialidades contemporâneas pela relação ensino-pesquisa, teoria-pratica. Esse exercício favorece a formação crítico-reflexiva do licenciado no contexto da cidadania podendo estimular uma futura atuação profissional sintonizada com as mudanças globais e repercussões locais.Universidade Federal do Ceará2014-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/241Geosaberes; Vol 5 No 9 (2014): Jan - June; 39-51Geosaberes; Vol 5 No 9 (2014): Jan - June; 39-51Geosaberes; Vol 5 No 9 (2014): Jan - June; 39-512178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/241/204OLIVEIRA, Marlene Macarioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-31T11:56:48Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/241Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2019-01-31T11:56:48Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O estágio-docência em geografia e leitura das redes que configuram a paisagem urbana contemporânea
title O estágio-docência em geografia e leitura das redes que configuram a paisagem urbana contemporânea
spellingShingle O estágio-docência em geografia e leitura das redes que configuram a paisagem urbana contemporânea
OLIVEIRA, Marlene Macario
Educação, Ensino de geografia
Geografia das redes. Paisagem urbana contemporânea. Estagio Supervisionado. Relação Ensino-Pesquisa.
title_short O estágio-docência em geografia e leitura das redes que configuram a paisagem urbana contemporânea
title_full O estágio-docência em geografia e leitura das redes que configuram a paisagem urbana contemporânea
title_fullStr O estágio-docência em geografia e leitura das redes que configuram a paisagem urbana contemporânea
title_full_unstemmed O estágio-docência em geografia e leitura das redes que configuram a paisagem urbana contemporânea
title_sort O estágio-docência em geografia e leitura das redes que configuram a paisagem urbana contemporânea
author OLIVEIRA, Marlene Macario
author_facet OLIVEIRA, Marlene Macario
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Marlene Macario
dc.subject.por.fl_str_mv Educação, Ensino de geografia
Geografia das redes. Paisagem urbana contemporânea. Estagio Supervisionado. Relação Ensino-Pesquisa.
topic Educação, Ensino de geografia
Geografia das redes. Paisagem urbana contemporânea. Estagio Supervisionado. Relação Ensino-Pesquisa.
description O presente trabalho discute a importância da construção de conceitos geográficos na formação docente em Geografia no âmbito do estágio supervisionado, em particular, os conceitos de rede e de paisagem urbana contemporânea. Desta feita, partindo do reconhecimento das lacunas teórico-metodológicas dos projetos de intervenção no espaço escolar quando descartam a analise do contexto urbano, convertendo-se em mera aplicação de técnicas ou reprodução de metodologias engessadas sugere a leitura da paisagem do entorno escolas campo de estágio a partir das espacialidades contemporâneas pela relação ensino-pesquisa, teoria-pratica. Esse exercício favorece a formação crítico-reflexiva do licenciado no contexto da cidadania podendo estimular uma futura atuação profissional sintonizada com as mudanças globais e repercussões locais.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/241
url http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/241/204
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Geosaberes; Vol 5 No 9 (2014): Jan - June; 39-51
Geosaberes; Vol 5 No 9 (2014): Jan - June; 39-51
Geosaberes; Vol 5 No 9 (2014): Jan - June; 39-51
2178-0463
reponame:Geosaberes
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Geosaberes
collection Geosaberes
repository.name.fl_str_mv Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br
_version_ 1798329644049498112