O estágio-docência em geografia e leitura das redes que configuram a paisagem urbana contemporânea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geosaberes |
Texto Completo: | http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/241 |
Resumo: | O presente trabalho discute a importância da construção de conceitos geográficos na formação docente em Geografia no âmbito do estágio supervisionado, em particular, os conceitos de rede e de paisagem urbana contemporânea. Desta feita, partindo do reconhecimento das lacunas teórico-metodológicas dos projetos de intervenção no espaço escolar quando descartam a analise do contexto urbano, convertendo-se em mera aplicação de técnicas ou reprodução de metodologias engessadas sugere a leitura da paisagem do entorno escolas campo de estágio a partir das espacialidades contemporâneas pela relação ensino-pesquisa, teoria-pratica. Esse exercício favorece a formação crítico-reflexiva do licenciado no contexto da cidadania podendo estimular uma futura atuação profissional sintonizada com as mudanças globais e repercussões locais. |
id |
UFC-8_aadfa2f9951c05aa649bd4568dca4129 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/241 |
network_acronym_str |
UFC-8 |
network_name_str |
Geosaberes |
repository_id_str |
|
spelling |
O estágio-docência em geografia e leitura das redes que configuram a paisagem urbana contemporâneaEducação, Ensino de geografiaGeografia das redes. Paisagem urbana contemporânea. Estagio Supervisionado. Relação Ensino-Pesquisa.O presente trabalho discute a importância da construção de conceitos geográficos na formação docente em Geografia no âmbito do estágio supervisionado, em particular, os conceitos de rede e de paisagem urbana contemporânea. Desta feita, partindo do reconhecimento das lacunas teórico-metodológicas dos projetos de intervenção no espaço escolar quando descartam a analise do contexto urbano, convertendo-se em mera aplicação de técnicas ou reprodução de metodologias engessadas sugere a leitura da paisagem do entorno escolas campo de estágio a partir das espacialidades contemporâneas pela relação ensino-pesquisa, teoria-pratica. Esse exercício favorece a formação crítico-reflexiva do licenciado no contexto da cidadania podendo estimular uma futura atuação profissional sintonizada com as mudanças globais e repercussões locais.Universidade Federal do Ceará2014-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/241Geosaberes; Vol 5 No 9 (2014): Jan - June; 39-51Geosaberes; Vol 5 No 9 (2014): Jan - June; 39-51Geosaberes; Vol 5 No 9 (2014): Jan - June; 39-512178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/241/204OLIVEIRA, Marlene Macarioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-31T11:56:48Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/241Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2019-01-31T11:56:48Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O estágio-docência em geografia e leitura das redes que configuram a paisagem urbana contemporânea |
title |
O estágio-docência em geografia e leitura das redes que configuram a paisagem urbana contemporânea |
spellingShingle |
O estágio-docência em geografia e leitura das redes que configuram a paisagem urbana contemporânea OLIVEIRA, Marlene Macario Educação, Ensino de geografia Geografia das redes. Paisagem urbana contemporânea. Estagio Supervisionado. Relação Ensino-Pesquisa. |
title_short |
O estágio-docência em geografia e leitura das redes que configuram a paisagem urbana contemporânea |
title_full |
O estágio-docência em geografia e leitura das redes que configuram a paisagem urbana contemporânea |
title_fullStr |
O estágio-docência em geografia e leitura das redes que configuram a paisagem urbana contemporânea |
title_full_unstemmed |
O estágio-docência em geografia e leitura das redes que configuram a paisagem urbana contemporânea |
title_sort |
O estágio-docência em geografia e leitura das redes que configuram a paisagem urbana contemporânea |
author |
OLIVEIRA, Marlene Macario |
author_facet |
OLIVEIRA, Marlene Macario |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Marlene Macario |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação, Ensino de geografia Geografia das redes. Paisagem urbana contemporânea. Estagio Supervisionado. Relação Ensino-Pesquisa. |
topic |
Educação, Ensino de geografia Geografia das redes. Paisagem urbana contemporânea. Estagio Supervisionado. Relação Ensino-Pesquisa. |
description |
O presente trabalho discute a importância da construção de conceitos geográficos na formação docente em Geografia no âmbito do estágio supervisionado, em particular, os conceitos de rede e de paisagem urbana contemporânea. Desta feita, partindo do reconhecimento das lacunas teórico-metodológicas dos projetos de intervenção no espaço escolar quando descartam a analise do contexto urbano, convertendo-se em mera aplicação de técnicas ou reprodução de metodologias engessadas sugere a leitura da paisagem do entorno escolas campo de estágio a partir das espacialidades contemporâneas pela relação ensino-pesquisa, teoria-pratica. Esse exercício favorece a formação crítico-reflexiva do licenciado no contexto da cidadania podendo estimular uma futura atuação profissional sintonizada com as mudanças globais e repercussões locais. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/241 |
url |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/241 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/241/204 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Geosaberes; Vol 5 No 9 (2014): Jan - June; 39-51 Geosaberes; Vol 5 No 9 (2014): Jan - June; 39-51 Geosaberes; Vol 5 No 9 (2014): Jan - June; 39-51 2178-0463 reponame:Geosaberes instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Geosaberes |
collection |
Geosaberes |
repository.name.fl_str_mv |
Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br |
_version_ |
1798329644049498112 |