Docência e estágio supervisionado: contribuições de uma sequência didática na formação do professor de Geografia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS NETO, Basílio José dos.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36998
Resumo: A formação acadêmica em licenciatura e o estágio supervisionado caminham lado a lado na busca de práticas pedagógicas inovadoras e eficazes. Destaca-se a necessidade de fortalecer a pesquisa e a reflexão acerca de práticas pedagógicas durante a formação inicial de professores no curso de Licenciatura em Geografia, do Centro de Humanidades, da Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba. Para tanto, refletimos sobre o estágio supervisionado como espaço e tempo de aprendizagens durante a relação universidade escola procurando aprender como se ensina e educa os sujeitos com a utilização de distintas metodologias e recursos que possibilitem melhores aprendizagens. Com o objetivo de contribuir na execução de práticas de ensino que proporcionem a aprendizagem aplicamos uma atividade de sequência didática a uma turma do terceiro (3o) do ensino médio na Escola Cidadã Integral Professora Maria José Costa de Albuquerque, entre os dias de 01 de Maio de 2022 a 30 de Agosto de 2022 na cidade de Olivedos-PB que fisiograficamente está localizada na mesorregião do Agreste Paraibano e na microrregião do Curimataú Ocidental, que teve o foco em construir um projeto de ensino que contribua na formação da prática profissional docente. O caminho metodológico seguido foi o da pesquisa-ação, na qual o profissional em formação teve a oportunidade de paralelamente aplicar e avaliar a prática docente. Os resultados alcançados indicam a importância do estágio supervisionado como espaço de pesquisa do graduando e que necessita de um olhar mais amplo que valorize e financie a formação do profissional da educação para melhor desempenho de atividades.
id UFCG_76c684e43d9cf324c27650efc3f43648
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/36998
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Docência e estágio supervisionado: contribuições de uma sequência didática na formação do professor de Geografia.Teaching and supervised internship: contributions of a didactic sequence in the training of geography teachers.Docencia y prácticas tuteladas: aportes de una secuencia didáctica en la formación de profesores de geografía.Estágio supervisionadoSequência didática - ensino de GeografiaSupervised internshipFollowing teachingPrácticas supervisadasDespués de la enseñanzaFormação docente - GeografiaEstágio supervisionado - GeografiaLicenciatura em Geografia - CH UFCGGeografiaA formação acadêmica em licenciatura e o estágio supervisionado caminham lado a lado na busca de práticas pedagógicas inovadoras e eficazes. Destaca-se a necessidade de fortalecer a pesquisa e a reflexão acerca de práticas pedagógicas durante a formação inicial de professores no curso de Licenciatura em Geografia, do Centro de Humanidades, da Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba. Para tanto, refletimos sobre o estágio supervisionado como espaço e tempo de aprendizagens durante a relação universidade escola procurando aprender como se ensina e educa os sujeitos com a utilização de distintas metodologias e recursos que possibilitem melhores aprendizagens. Com o objetivo de contribuir na execução de práticas de ensino que proporcionem a aprendizagem aplicamos uma atividade de sequência didática a uma turma do terceiro (3o) do ensino médio na Escola Cidadã Integral Professora Maria José Costa de Albuquerque, entre os dias de 01 de Maio de 2022 a 30 de Agosto de 2022 na cidade de Olivedos-PB que fisiograficamente está localizada na mesorregião do Agreste Paraibano e na microrregião do Curimataú Ocidental, que teve o foco em construir um projeto de ensino que contribua na formação da prática profissional docente. O caminho metodológico seguido foi o da pesquisa-ação, na qual o profissional em formação teve a oportunidade de paralelamente aplicar e avaliar a prática docente. Os resultados alcançados indicam a importância do estágio supervisionado como espaço de pesquisa do graduando e que necessita de um olhar mais amplo que valorize e financie a formação do profissional da educação para melhor desempenho de atividades.Academic training in teaching degrees and supervised internships go hand in hand in the search for innovative and effective pedagogical practices. It highlights the need to strengthen research and reflection on pedagogical practices during the initial training of teachers in the Licentiate in Geography course at the Humanities Center at the Federal University of Campina Grande, Paraíba. Therefore, we reflect on the supervised internship as a space and time for learning during the university-school relationship, seeking to learn how to teach and educate subjects using different methodologies and resources that enable better learning. With the aim of contributing to the implementation of teaching practices that provide learning, we applied a didactic sequence activity to a third (3rd) high school class at Escola Cidadã Integral Professora Maria José Costa de Albuquerque, between the days of 01 to 30 of May 2022 in the city of Olivedos-PB, which is physiographically located in the mesoregion of Agreste Paraibano and in the microregion of Western Curimataú, which focused on building a teaching project that contributes to the formation of professional teaching practice. The methodological path followed was that of action research, in which the professional in training had the opportunity to simultaneously apply and evaluate the teaching practice. The results achieved indicate the importance of the supervised internship as a research space for the undergraduate student, which needs a broader view that values and finances the training of education professionals for better performance of activities.La formación académica en licenciatura y prácticas tuteladas van de la mano en búsqueda de prácticas pedagógicas innovadoras y efectivas. La necesidad de fortalecer la Investigación y reflexión sobre las prácticas pedagógicas durante la formación inicial docente. en la carrera de Licenciatura en Geografía, en el Centro de Humanidades, de la Universidad Federal de Campina Grande, Paraíba. Para ello reflexionamos sobre las prácticas tuteladas como espacio y tiempo de aprendizaje durante la relación universidad-escuela que busca aprender cómo enseñar y educar sujetos utilizando diferentes metodologías y recursos que permitir un mejor aprendizaje. Con el objetivo de contribuir a la implementación de enseñanza que proporciona aprendizaje, aplicamos una secuencia didáctica de actividades para una tercera (3ra) promoción de secundaria en la Escola Cidadã Integral Professora Maria José Costa de Albuquerque, entre el 1 de mayo de 2022 y el 30 de agosto de 2022 en la ciudad de Olivedos-PB, que se ubica fisiológicamente en la mesorregión de Agreste Paraibano y en la microrregión Curimataú Oeste, que se centró en la construcción de un proyecto de enseñanza que contribuya a la formación de la práctica profesional docente. El camino metodológico seguido fue la investigación acción, en la que el profesional en formación tuvo la oportunidad de paralelamente, aplicar y evaluar la práctica docente. Los resultados obtenidos indican la importancia de la pasantía supervisada como espacio de investigación para el pregrado y que requiere de una perspectiva más amplia que valore y financie la formación de profesionales de la educación para mejor desempeño de las actividades.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGLORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega Di.DI LORENZO, I. D. N.http://lattes.cnpq.br/8568846210132439AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.MALTA, Sérgio.AZEVEDO, SÉRGIO LUIZ MALTA DE.MALTA DE AZEVEDO, SÉRGIO LUIZ.http://lattes.cnpq.br/3664258994348544ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.ALVES, C. C. E.http://lattes.cnpq.br/4727172806308807SANTOS NETO, Basílio José dos.2023-06-212024-08-02T12:10:51Z2024-08-022024-08-02T12:10:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36998SANTOS NETO, Basílio José dos. Docência e estágio supervisionado: contribuições de uma sequência didática na formação do professor de geografia. 2023. 22 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36998porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-08-02T14:27:09Zoai:localhost:riufcg/36998Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-08-02T14:27:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Docência e estágio supervisionado: contribuições de uma sequência didática na formação do professor de Geografia.
Teaching and supervised internship: contributions of a didactic sequence in the training of geography teachers.
Docencia y prácticas tuteladas: aportes de una secuencia didáctica en la formación de profesores de geografía.
title Docência e estágio supervisionado: contribuições de uma sequência didática na formação do professor de Geografia.
spellingShingle Docência e estágio supervisionado: contribuições de uma sequência didática na formação do professor de Geografia.
SANTOS NETO, Basílio José dos.
Estágio supervisionado
Sequência didática - ensino de Geografia
Supervised internship
Following teaching
Prácticas supervisadas
Después de la enseñanza
Formação docente - Geografia
Estágio supervisionado - Geografia
Licenciatura em Geografia - CH UFCG
Geografia
title_short Docência e estágio supervisionado: contribuições de uma sequência didática na formação do professor de Geografia.
title_full Docência e estágio supervisionado: contribuições de uma sequência didática na formação do professor de Geografia.
title_fullStr Docência e estágio supervisionado: contribuições de uma sequência didática na formação do professor de Geografia.
title_full_unstemmed Docência e estágio supervisionado: contribuições de uma sequência didática na formação do professor de Geografia.
title_sort Docência e estágio supervisionado: contribuições de uma sequência didática na formação do professor de Geografia.
author SANTOS NETO, Basílio José dos.
author_facet SANTOS NETO, Basílio José dos.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega Di.
DI LORENZO, I. D. N.
http://lattes.cnpq.br/8568846210132439
AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
MALTA, Sérgio.
AZEVEDO, SÉRGIO LUIZ MALTA DE.
MALTA DE AZEVEDO, SÉRGIO LUIZ.
http://lattes.cnpq.br/3664258994348544
ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
ALVES, C. C. E.
http://lattes.cnpq.br/4727172806308807
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS NETO, Basílio José dos.
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio supervisionado
Sequência didática - ensino de Geografia
Supervised internship
Following teaching
Prácticas supervisadas
Después de la enseñanza
Formação docente - Geografia
Estágio supervisionado - Geografia
Licenciatura em Geografia - CH UFCG
Geografia
topic Estágio supervisionado
Sequência didática - ensino de Geografia
Supervised internship
Following teaching
Prácticas supervisadas
Después de la enseñanza
Formação docente - Geografia
Estágio supervisionado - Geografia
Licenciatura em Geografia - CH UFCG
Geografia
description A formação acadêmica em licenciatura e o estágio supervisionado caminham lado a lado na busca de práticas pedagógicas inovadoras e eficazes. Destaca-se a necessidade de fortalecer a pesquisa e a reflexão acerca de práticas pedagógicas durante a formação inicial de professores no curso de Licenciatura em Geografia, do Centro de Humanidades, da Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba. Para tanto, refletimos sobre o estágio supervisionado como espaço e tempo de aprendizagens durante a relação universidade escola procurando aprender como se ensina e educa os sujeitos com a utilização de distintas metodologias e recursos que possibilitem melhores aprendizagens. Com o objetivo de contribuir na execução de práticas de ensino que proporcionem a aprendizagem aplicamos uma atividade de sequência didática a uma turma do terceiro (3o) do ensino médio na Escola Cidadã Integral Professora Maria José Costa de Albuquerque, entre os dias de 01 de Maio de 2022 a 30 de Agosto de 2022 na cidade de Olivedos-PB que fisiograficamente está localizada na mesorregião do Agreste Paraibano e na microrregião do Curimataú Ocidental, que teve o foco em construir um projeto de ensino que contribua na formação da prática profissional docente. O caminho metodológico seguido foi o da pesquisa-ação, na qual o profissional em formação teve a oportunidade de paralelamente aplicar e avaliar a prática docente. Os resultados alcançados indicam a importância do estágio supervisionado como espaço de pesquisa do graduando e que necessita de um olhar mais amplo que valorize e financie a formação do profissional da educação para melhor desempenho de atividades.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-21
2024-08-02T12:10:51Z
2024-08-02
2024-08-02T12:10:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36998
SANTOS NETO, Basílio José dos. Docência e estágio supervisionado: contribuições de uma sequência didática na formação do professor de geografia. 2023. 22 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36998
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36998
identifier_str_mv SANTOS NETO, Basílio José dos. Docência e estágio supervisionado: contribuições de uma sequência didática na formação do professor de geografia. 2023. 22 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36998
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744631294853120