Reflexões sobre a prática de ensino e os recursos adotados nas aulas de geografia: a utilização de músicas em sala de aula por professores do município de Campina Grande, PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, Suellen Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geosaberes
Texto Completo: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/108
Resumo: A disciplina de Geografia, apesar de sua importância para uma melhor interação do ser humano com a natureza e com os problemas que o circundam, vem sofrendo com um velho preconceito que a classificou como mnemônica e, portanto, chata e sem importância. Desse modo, o professor tem um papel fundamental, que é desmistificar o estigma que carrega esta área do conhecimento, através de uma mudança no modo como os conteúdos programáticos são trabalhados em sala de aula. Nesse sentido, este trabalho foi realizado a partir de pesquisa em livros didáticos de Geografia do 9º ano do Ensino Fundamental II; entrevistas com professores de Geografia de dez escolas da rede de ensino da cidade de Campina Grande/PB, objetivando levantar a utilização de letras de música como instrumento alternativo na prática de ensino-aprendizagem. Ficou evidenciado que é fundamental a utilização de novas estratégias didático-pedagógicas, de modo a transformar as aulas de Geografia em algo significativo, evidenciando a necessidade de renovação e inovação no ensino desta disciplina.
id UFC-8_ae87906003c2ed91744f623fb213dfdd
oai_identifier_str oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/108
network_acronym_str UFC-8
network_name_str Geosaberes
repository_id_str
spelling Reflexões sobre a prática de ensino e os recursos adotados nas aulas de geografia: a utilização de músicas em sala de aula por professores do município de Campina Grande, PBGeografia; Educação; Recursos DidáticosEnsino de Geografia; Recursos Didático-Pedagógicos; Música. A disciplina de Geografia, apesar de sua importância para uma melhor interação do ser humano com a natureza e com os problemas que o circundam, vem sofrendo com um velho preconceito que a classificou como mnemônica e, portanto, chata e sem importância. Desse modo, o professor tem um papel fundamental, que é desmistificar o estigma que carrega esta área do conhecimento, através de uma mudança no modo como os conteúdos programáticos são trabalhados em sala de aula. Nesse sentido, este trabalho foi realizado a partir de pesquisa em livros didáticos de Geografia do 9º ano do Ensino Fundamental II; entrevistas com professores de Geografia de dez escolas da rede de ensino da cidade de Campina Grande/PB, objetivando levantar a utilização de letras de música como instrumento alternativo na prática de ensino-aprendizagem. Ficou evidenciado que é fundamental a utilização de novas estratégias didático-pedagógicas, de modo a transformar as aulas de Geografia em algo significativo, evidenciando a necessidade de renovação e inovação no ensino desta disciplina.Universidade Federal do Ceará2011-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/108Geosaberes; Vol 2 No 4 (2011): July - Dec; 88-99Geosaberes; Vol 2 No 4 (2011): July - Dec; 88-99Geosaberes; Vol 2 No 4 (2011): July - Dec; 88-992178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/108/94PEREIRA, Suellen Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-06T18:42:23Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/108Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-01-06T18:42:23Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre a prática de ensino e os recursos adotados nas aulas de geografia: a utilização de músicas em sala de aula por professores do município de Campina Grande, PB
title Reflexões sobre a prática de ensino e os recursos adotados nas aulas de geografia: a utilização de músicas em sala de aula por professores do município de Campina Grande, PB
spellingShingle Reflexões sobre a prática de ensino e os recursos adotados nas aulas de geografia: a utilização de músicas em sala de aula por professores do município de Campina Grande, PB
PEREIRA, Suellen Silva
Geografia; Educação; Recursos Didáticos
Ensino de Geografia; Recursos Didático-Pedagógicos; Música.
title_short Reflexões sobre a prática de ensino e os recursos adotados nas aulas de geografia: a utilização de músicas em sala de aula por professores do município de Campina Grande, PB
title_full Reflexões sobre a prática de ensino e os recursos adotados nas aulas de geografia: a utilização de músicas em sala de aula por professores do município de Campina Grande, PB
title_fullStr Reflexões sobre a prática de ensino e os recursos adotados nas aulas de geografia: a utilização de músicas em sala de aula por professores do município de Campina Grande, PB
title_full_unstemmed Reflexões sobre a prática de ensino e os recursos adotados nas aulas de geografia: a utilização de músicas em sala de aula por professores do município de Campina Grande, PB
title_sort Reflexões sobre a prática de ensino e os recursos adotados nas aulas de geografia: a utilização de músicas em sala de aula por professores do município de Campina Grande, PB
author PEREIRA, Suellen Silva
author_facet PEREIRA, Suellen Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA, Suellen Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia; Educação; Recursos Didáticos
Ensino de Geografia; Recursos Didático-Pedagógicos; Música.
topic Geografia; Educação; Recursos Didáticos
Ensino de Geografia; Recursos Didático-Pedagógicos; Música.
description A disciplina de Geografia, apesar de sua importância para uma melhor interação do ser humano com a natureza e com os problemas que o circundam, vem sofrendo com um velho preconceito que a classificou como mnemônica e, portanto, chata e sem importância. Desse modo, o professor tem um papel fundamental, que é desmistificar o estigma que carrega esta área do conhecimento, através de uma mudança no modo como os conteúdos programáticos são trabalhados em sala de aula. Nesse sentido, este trabalho foi realizado a partir de pesquisa em livros didáticos de Geografia do 9º ano do Ensino Fundamental II; entrevistas com professores de Geografia de dez escolas da rede de ensino da cidade de Campina Grande/PB, objetivando levantar a utilização de letras de música como instrumento alternativo na prática de ensino-aprendizagem. Ficou evidenciado que é fundamental a utilização de novas estratégias didático-pedagógicas, de modo a transformar as aulas de Geografia em algo significativo, evidenciando a necessidade de renovação e inovação no ensino desta disciplina.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/108
url http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/108/94
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Geosaberes; Vol 2 No 4 (2011): July - Dec; 88-99
Geosaberes; Vol 2 No 4 (2011): July - Dec; 88-99
Geosaberes; Vol 2 No 4 (2011): July - Dec; 88-99
2178-0463
reponame:Geosaberes
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Geosaberes
collection Geosaberes
repository.name.fl_str_mv Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br
_version_ 1798329642663280640