Representação social no ensino de geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MAGALHÃES, Gledson Bezerra
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: SILVA, Edson Vicente da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geosaberes
Texto Completo: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/31
Resumo: A pesquisa versa sobre as concepções, idéias, conceitos e imagens sobre a Geografia, que crianças e adolescentes indígenas vão formando em seus cotidianos, incluindo-se aí sua vida escolar, a partir da confluência de estudos envolvendo o ensino de geografia e a psicologia social por meio das representações sociais. A ligação entre Geografia e psicologia social por meio de pesquisas no ensino de Geografia a partir das representações sociais é necessária para entender como esta posto ensino de Geografia na contemporaneidade. Teve-se a possibilidade de observar as percepções de Geografia tidas pelos alunos, assim como a relação com a disciplina em seus vários conteúdos.
id UFC-8_b0c0b754a77bb0016de839577d192a38
oai_identifier_str oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/31
network_acronym_str UFC-8
network_name_str Geosaberes
repository_id_str
spelling Representação social no ensino de geografiaGeografia; Educaçãorepresentação social; Geografia; escola indígena A pesquisa versa sobre as concepções, idéias, conceitos e imagens sobre a Geografia, que crianças e adolescentes indígenas vão formando em seus cotidianos, incluindo-se aí sua vida escolar, a partir da confluência de estudos envolvendo o ensino de geografia e a psicologia social por meio das representações sociais. A ligação entre Geografia e psicologia social por meio de pesquisas no ensino de Geografia a partir das representações sociais é necessária para entender como esta posto ensino de Geografia na contemporaneidade. Teve-se a possibilidade de observar as percepções de Geografia tidas pelos alunos, assim como a relação com a disciplina em seus vários conteúdos. Universidade Federal do Ceará2011-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/31Geosaberes; Vol 1 No 2 (2010): July - Dec; 3-25Geosaberes; Vol 1 No 2 (2010): July - Dec; 3-25Geosaberes; Vol 1 No 2 (2010): July - Dec; 3-252178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/31/58MAGALHÃES, Gledson BezerraSILVA, Edson Vicente dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-06T18:41:19Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/31Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-01-06T18:41:19Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Representação social no ensino de geografia
title Representação social no ensino de geografia
spellingShingle Representação social no ensino de geografia
MAGALHÃES, Gledson Bezerra
Geografia; Educação
representação social; Geografia; escola indígena
title_short Representação social no ensino de geografia
title_full Representação social no ensino de geografia
title_fullStr Representação social no ensino de geografia
title_full_unstemmed Representação social no ensino de geografia
title_sort Representação social no ensino de geografia
author MAGALHÃES, Gledson Bezerra
author_facet MAGALHÃES, Gledson Bezerra
SILVA, Edson Vicente da
author_role author
author2 SILVA, Edson Vicente da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MAGALHÃES, Gledson Bezerra
SILVA, Edson Vicente da
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia; Educação
representação social; Geografia; escola indígena
topic Geografia; Educação
representação social; Geografia; escola indígena
description A pesquisa versa sobre as concepções, idéias, conceitos e imagens sobre a Geografia, que crianças e adolescentes indígenas vão formando em seus cotidianos, incluindo-se aí sua vida escolar, a partir da confluência de estudos envolvendo o ensino de geografia e a psicologia social por meio das representações sociais. A ligação entre Geografia e psicologia social por meio de pesquisas no ensino de Geografia a partir das representações sociais é necessária para entender como esta posto ensino de Geografia na contemporaneidade. Teve-se a possibilidade de observar as percepções de Geografia tidas pelos alunos, assim como a relação com a disciplina em seus vários conteúdos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/31
url http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/31
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/31/58
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Geosaberes; Vol 1 No 2 (2010): July - Dec; 3-25
Geosaberes; Vol 1 No 2 (2010): July - Dec; 3-25
Geosaberes; Vol 1 No 2 (2010): July - Dec; 3-25
2178-0463
reponame:Geosaberes
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Geosaberes
collection Geosaberes
repository.name.fl_str_mv Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br
_version_ 1798329644114509824