Representação social no ensino de geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geosaberes |
Texto Completo: | http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/31 |
Resumo: | A pesquisa versa sobre as concepções, idéias, conceitos e imagens sobre a Geografia, que crianças e adolescentes indígenas vão formando em seus cotidianos, incluindo-se aí sua vida escolar, a partir da confluência de estudos envolvendo o ensino de geografia e a psicologia social por meio das representações sociais. A ligação entre Geografia e psicologia social por meio de pesquisas no ensino de Geografia a partir das representações sociais é necessária para entender como esta posto ensino de Geografia na contemporaneidade. Teve-se a possibilidade de observar as percepções de Geografia tidas pelos alunos, assim como a relação com a disciplina em seus vários conteúdos. |
id |
UFC-8_b0c0b754a77bb0016de839577d192a38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/31 |
network_acronym_str |
UFC-8 |
network_name_str |
Geosaberes |
repository_id_str |
|
spelling |
Representação social no ensino de geografiaGeografia; Educaçãorepresentação social; Geografia; escola indígena A pesquisa versa sobre as concepções, idéias, conceitos e imagens sobre a Geografia, que crianças e adolescentes indígenas vão formando em seus cotidianos, incluindo-se aí sua vida escolar, a partir da confluência de estudos envolvendo o ensino de geografia e a psicologia social por meio das representações sociais. A ligação entre Geografia e psicologia social por meio de pesquisas no ensino de Geografia a partir das representações sociais é necessária para entender como esta posto ensino de Geografia na contemporaneidade. Teve-se a possibilidade de observar as percepções de Geografia tidas pelos alunos, assim como a relação com a disciplina em seus vários conteúdos. Universidade Federal do Ceará2011-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/31Geosaberes; Vol 1 No 2 (2010): July - Dec; 3-25Geosaberes; Vol 1 No 2 (2010): July - Dec; 3-25Geosaberes; Vol 1 No 2 (2010): July - Dec; 3-252178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/31/58MAGALHÃES, Gledson BezerraSILVA, Edson Vicente dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-06T18:41:19Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/31Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-01-06T18:41:19Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representação social no ensino de geografia |
title |
Representação social no ensino de geografia |
spellingShingle |
Representação social no ensino de geografia MAGALHÃES, Gledson Bezerra Geografia; Educação representação social; Geografia; escola indígena |
title_short |
Representação social no ensino de geografia |
title_full |
Representação social no ensino de geografia |
title_fullStr |
Representação social no ensino de geografia |
title_full_unstemmed |
Representação social no ensino de geografia |
title_sort |
Representação social no ensino de geografia |
author |
MAGALHÃES, Gledson Bezerra |
author_facet |
MAGALHÃES, Gledson Bezerra SILVA, Edson Vicente da |
author_role |
author |
author2 |
SILVA, Edson Vicente da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MAGALHÃES, Gledson Bezerra SILVA, Edson Vicente da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia; Educação representação social; Geografia; escola indígena |
topic |
Geografia; Educação representação social; Geografia; escola indígena |
description |
A pesquisa versa sobre as concepções, idéias, conceitos e imagens sobre a Geografia, que crianças e adolescentes indígenas vão formando em seus cotidianos, incluindo-se aí sua vida escolar, a partir da confluência de estudos envolvendo o ensino de geografia e a psicologia social por meio das representações sociais. A ligação entre Geografia e psicologia social por meio de pesquisas no ensino de Geografia a partir das representações sociais é necessária para entender como esta posto ensino de Geografia na contemporaneidade. Teve-se a possibilidade de observar as percepções de Geografia tidas pelos alunos, assim como a relação com a disciplina em seus vários conteúdos. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/31 |
url |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/31 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/31/58 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Geosaberes; Vol 1 No 2 (2010): July - Dec; 3-25 Geosaberes; Vol 1 No 2 (2010): July - Dec; 3-25 Geosaberes; Vol 1 No 2 (2010): July - Dec; 3-25 2178-0463 reponame:Geosaberes instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Geosaberes |
collection |
Geosaberes |
repository.name.fl_str_mv |
Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br |
_version_ |
1798329644114509824 |