A maquete como ferramenta facilitadora do processo ensino e aprendizagem em geografia: um estudo de caso na escola Ney Rodrigues de Vasconcelos, Timon/MA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geosaberes |
Texto Completo: | http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/239 |
Resumo: | A cada dia é necessário que se reflita acerca do tratamento que vem se dando ao ensino de Geografia, aos nossos educandos, que atualmente vivem cercados de instrumentos tecnológicos instigantes, a exemplos de mapas virtuais disponível no Google Maps, Google Earth, e-books, etc. Neste contexto não se admite mais que o professor não utilize nas aulas de Geografia instrumentos que despertem o interesse e venham facilitar o aprendizado do alunado. Considerando esta constatação, este trabalho objetivou: i) discutir a importância das maquetes como recurso didático facilitador do processo ensino aprendizagem nos conteúdos geográficos; ii) avaliar o emprego de maquetes no repasse dos seguintes conteúdos: espaço geográfico,vulcanismo, e camadas da Terra. Os resultados revelaram um grande interesse dos educandos ao fazerem uso da maquete nas aulas, permitindo inferir a significativa eficiência dessa ferramenta para o ensino de Geografia. |
id |
UFC-8_b801e5ce1105bdd62348b4e46b71046d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/239 |
network_acronym_str |
UFC-8 |
network_name_str |
Geosaberes |
repository_id_str |
|
spelling |
A maquete como ferramenta facilitadora do processo ensino e aprendizagem em geografia: um estudo de caso na escola Ney Rodrigues de Vasconcelos, Timon/MAEnsino de GeografiaEnsino de Geografia; Interesse; Maquete. A cada dia é necessário que se reflita acerca do tratamento que vem se dando ao ensino de Geografia, aos nossos educandos, que atualmente vivem cercados de instrumentos tecnológicos instigantes, a exemplos de mapas virtuais disponível no Google Maps, Google Earth, e-books, etc. Neste contexto não se admite mais que o professor não utilize nas aulas de Geografia instrumentos que despertem o interesse e venham facilitar o aprendizado do alunado. Considerando esta constatação, este trabalho objetivou: i) discutir a importância das maquetes como recurso didático facilitador do processo ensino aprendizagem nos conteúdos geográficos; ii) avaliar o emprego de maquetes no repasse dos seguintes conteúdos: espaço geográfico,vulcanismo, e camadas da Terra. Os resultados revelaram um grande interesse dos educandos ao fazerem uso da maquete nas aulas, permitindo inferir a significativa eficiência dessa ferramenta para o ensino de Geografia. Universidade Federal do Ceará2014-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/239Geosaberes; Vol 5 No 9 (2014): Jan - June; 68-79Geosaberes; Vol 5 No 9 (2014): Jan - June; 68-79Geosaberes; Vol 5 No 9 (2014): Jan - June; 68-792178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/239/199SOUSA, Luzinete SantanaAQUINO, Cláudia Maria Sabóiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-31T11:56:48Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/239Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2019-01-31T11:56:48Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A maquete como ferramenta facilitadora do processo ensino e aprendizagem em geografia: um estudo de caso na escola Ney Rodrigues de Vasconcelos, Timon/MA |
title |
A maquete como ferramenta facilitadora do processo ensino e aprendizagem em geografia: um estudo de caso na escola Ney Rodrigues de Vasconcelos, Timon/MA |
spellingShingle |
A maquete como ferramenta facilitadora do processo ensino e aprendizagem em geografia: um estudo de caso na escola Ney Rodrigues de Vasconcelos, Timon/MA SOUSA, Luzinete Santana Ensino de Geografia Ensino de Geografia; Interesse; Maquete. |
title_short |
A maquete como ferramenta facilitadora do processo ensino e aprendizagem em geografia: um estudo de caso na escola Ney Rodrigues de Vasconcelos, Timon/MA |
title_full |
A maquete como ferramenta facilitadora do processo ensino e aprendizagem em geografia: um estudo de caso na escola Ney Rodrigues de Vasconcelos, Timon/MA |
title_fullStr |
A maquete como ferramenta facilitadora do processo ensino e aprendizagem em geografia: um estudo de caso na escola Ney Rodrigues de Vasconcelos, Timon/MA |
title_full_unstemmed |
A maquete como ferramenta facilitadora do processo ensino e aprendizagem em geografia: um estudo de caso na escola Ney Rodrigues de Vasconcelos, Timon/MA |
title_sort |
A maquete como ferramenta facilitadora do processo ensino e aprendizagem em geografia: um estudo de caso na escola Ney Rodrigues de Vasconcelos, Timon/MA |
author |
SOUSA, Luzinete Santana |
author_facet |
SOUSA, Luzinete Santana AQUINO, Cláudia Maria Sabóia |
author_role |
author |
author2 |
AQUINO, Cláudia Maria Sabóia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUSA, Luzinete Santana AQUINO, Cláudia Maria Sabóia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Geografia Ensino de Geografia; Interesse; Maquete. |
topic |
Ensino de Geografia Ensino de Geografia; Interesse; Maquete. |
description |
A cada dia é necessário que se reflita acerca do tratamento que vem se dando ao ensino de Geografia, aos nossos educandos, que atualmente vivem cercados de instrumentos tecnológicos instigantes, a exemplos de mapas virtuais disponível no Google Maps, Google Earth, e-books, etc. Neste contexto não se admite mais que o professor não utilize nas aulas de Geografia instrumentos que despertem o interesse e venham facilitar o aprendizado do alunado. Considerando esta constatação, este trabalho objetivou: i) discutir a importância das maquetes como recurso didático facilitador do processo ensino aprendizagem nos conteúdos geográficos; ii) avaliar o emprego de maquetes no repasse dos seguintes conteúdos: espaço geográfico,vulcanismo, e camadas da Terra. Os resultados revelaram um grande interesse dos educandos ao fazerem uso da maquete nas aulas, permitindo inferir a significativa eficiência dessa ferramenta para o ensino de Geografia. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/239 |
url |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/239 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/239/199 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Geosaberes; Vol 5 No 9 (2014): Jan - June; 68-79 Geosaberes; Vol 5 No 9 (2014): Jan - June; 68-79 Geosaberes; Vol 5 No 9 (2014): Jan - June; 68-79 2178-0463 reponame:Geosaberes instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Geosaberes |
collection |
Geosaberes |
repository.name.fl_str_mv |
Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br |
_version_ |
1798329644100878336 |