A maquete como ferramenta facilitadora do processo ensino e aprendizagem em geografia: um estudo de caso na escola Ney Rodrigues de Vasconcelos, Timon/MA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Luzinete Santana
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: AQUINO, Cláudia Maria Sabóia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geosaberes
Texto Completo: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/239
Resumo: A cada dia é necessário que se reflita acerca do tratamento que vem se dando ao ensino de Geografia, aos nossos educandos, que atualmente vivem cercados de instrumentos tecnológicos instigantes, a exemplos de mapas virtuais disponível no Google Maps, Google Earth, e-books, etc. Neste contexto  não se admite mais que o professor não utilize nas aulas de Geografia instrumentos que despertem o interesse e venham facilitar o aprendizado do alunado. Considerando esta constatação, este trabalho objetivou: i) discutir a importância das maquetes como recurso didático facilitador do processo ensino aprendizagem nos conteúdos geográficos; ii) avaliar o emprego de maquetes no repasse dos seguintes conteúdos: espaço geográfico,vulcanismo, e camadas da Terra. Os resultados revelaram um grande interesse dos educandos ao fazerem uso da maquete nas aulas, permitindo inferir a significativa eficiência dessa ferramenta para o ensino de Geografia.
id UFC-8_b801e5ce1105bdd62348b4e46b71046d
oai_identifier_str oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/239
network_acronym_str UFC-8
network_name_str Geosaberes
repository_id_str
spelling A maquete como ferramenta facilitadora do processo ensino e aprendizagem em geografia: um estudo de caso na escola Ney Rodrigues de Vasconcelos, Timon/MAEnsino de GeografiaEnsino de Geografia; Interesse; Maquete. A cada dia é necessário que se reflita acerca do tratamento que vem se dando ao ensino de Geografia, aos nossos educandos, que atualmente vivem cercados de instrumentos tecnológicos instigantes, a exemplos de mapas virtuais disponível no Google Maps, Google Earth, e-books, etc. Neste contexto  não se admite mais que o professor não utilize nas aulas de Geografia instrumentos que despertem o interesse e venham facilitar o aprendizado do alunado. Considerando esta constatação, este trabalho objetivou: i) discutir a importância das maquetes como recurso didático facilitador do processo ensino aprendizagem nos conteúdos geográficos; ii) avaliar o emprego de maquetes no repasse dos seguintes conteúdos: espaço geográfico,vulcanismo, e camadas da Terra. Os resultados revelaram um grande interesse dos educandos ao fazerem uso da maquete nas aulas, permitindo inferir a significativa eficiência dessa ferramenta para o ensino de Geografia. Universidade Federal do Ceará2014-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/239Geosaberes; Vol 5 No 9 (2014): Jan - June; 68-79Geosaberes; Vol 5 No 9 (2014): Jan - June; 68-79Geosaberes; Vol 5 No 9 (2014): Jan - June; 68-792178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/239/199SOUSA, Luzinete SantanaAQUINO, Cláudia Maria Sabóiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-31T11:56:48Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/239Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2019-01-31T11:56:48Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A maquete como ferramenta facilitadora do processo ensino e aprendizagem em geografia: um estudo de caso na escola Ney Rodrigues de Vasconcelos, Timon/MA
title A maquete como ferramenta facilitadora do processo ensino e aprendizagem em geografia: um estudo de caso na escola Ney Rodrigues de Vasconcelos, Timon/MA
spellingShingle A maquete como ferramenta facilitadora do processo ensino e aprendizagem em geografia: um estudo de caso na escola Ney Rodrigues de Vasconcelos, Timon/MA
SOUSA, Luzinete Santana
Ensino de Geografia
Ensino de Geografia; Interesse; Maquete.
title_short A maquete como ferramenta facilitadora do processo ensino e aprendizagem em geografia: um estudo de caso na escola Ney Rodrigues de Vasconcelos, Timon/MA
title_full A maquete como ferramenta facilitadora do processo ensino e aprendizagem em geografia: um estudo de caso na escola Ney Rodrigues de Vasconcelos, Timon/MA
title_fullStr A maquete como ferramenta facilitadora do processo ensino e aprendizagem em geografia: um estudo de caso na escola Ney Rodrigues de Vasconcelos, Timon/MA
title_full_unstemmed A maquete como ferramenta facilitadora do processo ensino e aprendizagem em geografia: um estudo de caso na escola Ney Rodrigues de Vasconcelos, Timon/MA
title_sort A maquete como ferramenta facilitadora do processo ensino e aprendizagem em geografia: um estudo de caso na escola Ney Rodrigues de Vasconcelos, Timon/MA
author SOUSA, Luzinete Santana
author_facet SOUSA, Luzinete Santana
AQUINO, Cláudia Maria Sabóia
author_role author
author2 AQUINO, Cláudia Maria Sabóia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, Luzinete Santana
AQUINO, Cláudia Maria Sabóia
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Ensino de Geografia; Interesse; Maquete.
topic Ensino de Geografia
Ensino de Geografia; Interesse; Maquete.
description A cada dia é necessário que se reflita acerca do tratamento que vem se dando ao ensino de Geografia, aos nossos educandos, que atualmente vivem cercados de instrumentos tecnológicos instigantes, a exemplos de mapas virtuais disponível no Google Maps, Google Earth, e-books, etc. Neste contexto  não se admite mais que o professor não utilize nas aulas de Geografia instrumentos que despertem o interesse e venham facilitar o aprendizado do alunado. Considerando esta constatação, este trabalho objetivou: i) discutir a importância das maquetes como recurso didático facilitador do processo ensino aprendizagem nos conteúdos geográficos; ii) avaliar o emprego de maquetes no repasse dos seguintes conteúdos: espaço geográfico,vulcanismo, e camadas da Terra. Os resultados revelaram um grande interesse dos educandos ao fazerem uso da maquete nas aulas, permitindo inferir a significativa eficiência dessa ferramenta para o ensino de Geografia.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/239
url http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/239
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/239/199
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Geosaberes; Vol 5 No 9 (2014): Jan - June; 68-79
Geosaberes; Vol 5 No 9 (2014): Jan - June; 68-79
Geosaberes; Vol 5 No 9 (2014): Jan - June; 68-79
2178-0463
reponame:Geosaberes
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Geosaberes
collection Geosaberes
repository.name.fl_str_mv Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br
_version_ 1798329644100878336