Desafios e perspectivas para o ensino de climatologia geográfica na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Michele Souza da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cardoso, Cristiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geosaberes
Texto Completo: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/691
Resumo: Este artigo tem por objetivo discutir a realidade do ensino de climatologia nas aulas de Geografia e a formação do docente dessa área. Percebemos um grande despreparo para a abordagem dessa temática pelos professores, sendo que, muitas vezes, esse conteúdo é abordado de forma superficial ou até mesmo não é mencionado nas escolas. Quando lecionado nas aulas, o assunto é apresentado a partir dos livros didáticos, de forma descontextualizada, estática, desarticulada e dissociada das relações sociais. Isso dificulta a compreensão e assimilação do aluno em determinados conteúdos que precisam ser ministrados de uma forma mais prática ou associado ao mundo que o cerca. Diante disso, elaboramos um curso de extensão sobre o Ensino de Climatologia destinado a professores de Geografia da rede de Ensino Básico e para os graduandos em Geografia. Foi possível obter resultados sobre como esses professores e estudantes aprenderam e transmitem os conteúdos de climatologia nas escolas. Compreendemos que a climatologia se enquadra no tipo de conhecimento que deve ser tratado com aulas teóricas e práticas, de modo a compreender sua dinâmica e a sua influência no cotidiano dos alunos.
id UFC-8_bcd09eed141be29d9f7d51690e5deec1
oai_identifier_str oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/691
network_acronym_str UFC-8
network_name_str Geosaberes
repository_id_str
spelling Desafios e perspectivas para o ensino de climatologia geográfica na escola Challenges and perspectives for the teaching of geografic climatology at schoolEste artigo tem por objetivo discutir a realidade do ensino de climatologia nas aulas de Geografia e a formação do docente dessa área. Percebemos um grande despreparo para a abordagem dessa temática pelos professores, sendo que, muitas vezes, esse conteúdo é abordado de forma superficial ou até mesmo não é mencionado nas escolas. Quando lecionado nas aulas, o assunto é apresentado a partir dos livros didáticos, de forma descontextualizada, estática, desarticulada e dissociada das relações sociais. Isso dificulta a compreensão e assimilação do aluno em determinados conteúdos que precisam ser ministrados de uma forma mais prática ou associado ao mundo que o cerca. Diante disso, elaboramos um curso de extensão sobre o Ensino de Climatologia destinado a professores de Geografia da rede de Ensino Básico e para os graduandos em Geografia. Foi possível obter resultados sobre como esses professores e estudantes aprenderam e transmitem os conteúdos de climatologia nas escolas. Compreendemos que a climatologia se enquadra no tipo de conhecimento que deve ser tratado com aulas teóricas e práticas, de modo a compreender sua dinâmica e a sua influência no cotidiano dos alunos.This article aims to discuss the reality of teaching climatology in Geography classes and the training of teachers in this area. We perceive a great lack of preparation for the approach of this theme by the teachers, being that often this content is approached superficially or even not mentioned in the schools. When taught in class, the subject is presented from the textbooks, in a decontextualized, static, disjointed and dissociated form of social relations. This makes it difficult for the student to understand and assimilate certain content that needs to be taught in a more practical way or associated with the world around him. In view of this, we developed an extension course on Teaching Climatology for teachers of Geography of the Basic Education network and for undergraduates in Geography. It was possible to obtain results on how these teachers and students learned and transmitted the contents of climatology in schools. We understand that climatology fits the type of knowledge that must be treated with theoretical and practical classes, in order to understand its dynamics and its influence on students daily lives.Universidade Federal do Ceará2018-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontextoapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/69110.26895/geosaberes.v10i20.691Geosaberes; Vol 10 No 20 (2019): Jan - Apr; 1 - 17Geosaberes; Vol 10 No 20 (2019): Jan - Apr; 1 - 17Geosaberes; Vol 10 No 20 (2019): Jan - Apr; 1 - 172178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/691/700Copyright (c) 2019 Geosabereshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Michele Souza daCardoso, Cristiane2019-05-01T13:01:18Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/691Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2019-05-01T13:01:18Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios e perspectivas para o ensino de climatologia geográfica na escola
Challenges and perspectives for the teaching of geografic climatology at school
title Desafios e perspectivas para o ensino de climatologia geográfica na escola
spellingShingle Desafios e perspectivas para o ensino de climatologia geográfica na escola
Silva, Michele Souza da
title_short Desafios e perspectivas para o ensino de climatologia geográfica na escola
title_full Desafios e perspectivas para o ensino de climatologia geográfica na escola
title_fullStr Desafios e perspectivas para o ensino de climatologia geográfica na escola
title_full_unstemmed Desafios e perspectivas para o ensino de climatologia geográfica na escola
title_sort Desafios e perspectivas para o ensino de climatologia geográfica na escola
author Silva, Michele Souza da
author_facet Silva, Michele Souza da
Cardoso, Cristiane
author_role author
author2 Cardoso, Cristiane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Michele Souza da
Cardoso, Cristiane
description Este artigo tem por objetivo discutir a realidade do ensino de climatologia nas aulas de Geografia e a formação do docente dessa área. Percebemos um grande despreparo para a abordagem dessa temática pelos professores, sendo que, muitas vezes, esse conteúdo é abordado de forma superficial ou até mesmo não é mencionado nas escolas. Quando lecionado nas aulas, o assunto é apresentado a partir dos livros didáticos, de forma descontextualizada, estática, desarticulada e dissociada das relações sociais. Isso dificulta a compreensão e assimilação do aluno em determinados conteúdos que precisam ser ministrados de uma forma mais prática ou associado ao mundo que o cerca. Diante disso, elaboramos um curso de extensão sobre o Ensino de Climatologia destinado a professores de Geografia da rede de Ensino Básico e para os graduandos em Geografia. Foi possível obter resultados sobre como esses professores e estudantes aprenderam e transmitem os conteúdos de climatologia nas escolas. Compreendemos que a climatologia se enquadra no tipo de conhecimento que deve ser tratado com aulas teóricas e práticas, de modo a compreender sua dinâmica e a sua influência no cotidiano dos alunos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/691
10.26895/geosaberes.v10i20.691
url http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/691
identifier_str_mv 10.26895/geosaberes.v10i20.691
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/691/700
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Geosaberes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Geosaberes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Geosaberes; Vol 10 No 20 (2019): Jan - Apr; 1 - 17
Geosaberes; Vol 10 No 20 (2019): Jan - Apr; 1 - 17
Geosaberes; Vol 10 No 20 (2019): Jan - Apr; 1 - 17
2178-0463
reponame:Geosaberes
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Geosaberes
collection Geosaberes
repository.name.fl_str_mv Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br
_version_ 1798329643119411200