Do experimento à experiência: construindo saberes e identidades no estágio supervisionado em ensino de geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geosaberes |
Texto Completo: | http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/564 |
Resumo: | O presente artigo discute as práticas desenvolvidas no estágio supervisionado em Ensino de Geografia no Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo. Para tanto, analisamos as percepções dos discentes do curso expressas nos relatórios de estágio apresentados no final do processo. Nesta discussão, buscamos compreender as possibilidades que as práticas de estágio supervisionado trazem para a construção de conhecimentos e práticas que ampliem o processo formativo, articulando os saberes acadêmicos àqueles elaborados durante a experiência de estágio. |
id |
UFC-8_d04a34975e6240c49c61bc7f191ae689 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/564 |
network_acronym_str |
UFC-8 |
network_name_str |
Geosaberes |
repository_id_str |
|
spelling |
Do experimento à experiência: construindo saberes e identidades no estágio supervisionado em ensino de geografia From experiment to the experience: building knowledge and identities in the supervised internship in geography teachingGeografia; Ensino de GeografiaEnsino de Geografia, Estágio, Saberes Docentes.O presente artigo discute as práticas desenvolvidas no estágio supervisionado em Ensino de Geografia no Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo. Para tanto, analisamos as percepções dos discentes do curso expressas nos relatórios de estágio apresentados no final do processo. Nesta discussão, buscamos compreender as possibilidades que as práticas de estágio supervisionado trazem para a construção de conhecimentos e práticas que ampliem o processo formativo, articulando os saberes acadêmicos àqueles elaborados durante a experiência de estágio.The article discuss the supervised internship in Geography Teaching at Geography Department of São Paulo University. Therefore, we analyzed the students perceptions expressed in internship report present in the end of process. In this discussion, we seeking understand the possibilities that supervised internship practices bring to students building knowledge and practices that expand your formative process, articulating the academics knowledge with those elaborate during the internship experience.Universidade Federal do Ceará2017-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/56410.26895/geosaberes.v8i15.564Geosaberes; Vol 8 No 15 (2017): May - Aug; 51 - 66Geosaberes; Vol 8 No 15 (2017): May - Aug; 51 - 66Geosaberes; Vol 8 No 15 (2017): May - Aug; 51 - 662178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/564/562Girotto, Eduardo Donizetiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-02T13:50:37Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/564Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2019-01-02T13:50:37Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do experimento à experiência: construindo saberes e identidades no estágio supervisionado em ensino de geografia From experiment to the experience: building knowledge and identities in the supervised internship in geography teaching |
title |
Do experimento à experiência: construindo saberes e identidades no estágio supervisionado em ensino de geografia |
spellingShingle |
Do experimento à experiência: construindo saberes e identidades no estágio supervisionado em ensino de geografia Girotto, Eduardo Donizeti Geografia; Ensino de Geografia Ensino de Geografia, Estágio, Saberes Docentes. |
title_short |
Do experimento à experiência: construindo saberes e identidades no estágio supervisionado em ensino de geografia |
title_full |
Do experimento à experiência: construindo saberes e identidades no estágio supervisionado em ensino de geografia |
title_fullStr |
Do experimento à experiência: construindo saberes e identidades no estágio supervisionado em ensino de geografia |
title_full_unstemmed |
Do experimento à experiência: construindo saberes e identidades no estágio supervisionado em ensino de geografia |
title_sort |
Do experimento à experiência: construindo saberes e identidades no estágio supervisionado em ensino de geografia |
author |
Girotto, Eduardo Donizeti |
author_facet |
Girotto, Eduardo Donizeti |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Girotto, Eduardo Donizeti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia; Ensino de Geografia Ensino de Geografia, Estágio, Saberes Docentes. |
topic |
Geografia; Ensino de Geografia Ensino de Geografia, Estágio, Saberes Docentes. |
description |
O presente artigo discute as práticas desenvolvidas no estágio supervisionado em Ensino de Geografia no Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo. Para tanto, analisamos as percepções dos discentes do curso expressas nos relatórios de estágio apresentados no final do processo. Nesta discussão, buscamos compreender as possibilidades que as práticas de estágio supervisionado trazem para a construção de conhecimentos e práticas que ampliem o processo formativo, articulando os saberes acadêmicos àqueles elaborados durante a experiência de estágio. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/564 10.26895/geosaberes.v8i15.564 |
url |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/564 |
identifier_str_mv |
10.26895/geosaberes.v8i15.564 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/564/562 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Geosaberes; Vol 8 No 15 (2017): May - Aug; 51 - 66 Geosaberes; Vol 8 No 15 (2017): May - Aug; 51 - 66 Geosaberes; Vol 8 No 15 (2017): May - Aug; 51 - 66 2178-0463 reponame:Geosaberes instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Geosaberes |
collection |
Geosaberes |
repository.name.fl_str_mv |
Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br |
_version_ |
1798329642760798208 |