Do experimento à experiência: construindo saberes e identidades no estágio supervisionado em ensino de geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Girotto, Eduardo Donizeti
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geosaberes
Texto Completo: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/564
Resumo: O presente artigo discute as práticas desenvolvidas no estágio supervisionado em Ensino de Geografia no Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo. Para tanto, analisamos as percepções dos discentes do curso expressas nos relatórios de estágio apresentados no final do processo. Nesta discussão, buscamos compreender as possibilidades que as práticas de estágio supervisionado trazem para a construção de conhecimentos e práticas que ampliem o processo formativo, articulando os saberes acadêmicos àqueles elaborados durante a experiência de estágio.
id UFC-8_d04a34975e6240c49c61bc7f191ae689
oai_identifier_str oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/564
network_acronym_str UFC-8
network_name_str Geosaberes
repository_id_str
spelling Do experimento à experiência: construindo saberes e identidades no estágio supervisionado em ensino de geografia From experiment to the experience: building knowledge and identities in the supervised internship in geography teachingGeografia; Ensino de GeografiaEnsino de Geografia, Estágio, Saberes Docentes.O presente artigo discute as práticas desenvolvidas no estágio supervisionado em Ensino de Geografia no Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo. Para tanto, analisamos as percepções dos discentes do curso expressas nos relatórios de estágio apresentados no final do processo. Nesta discussão, buscamos compreender as possibilidades que as práticas de estágio supervisionado trazem para a construção de conhecimentos e práticas que ampliem o processo formativo, articulando os saberes acadêmicos àqueles elaborados durante a experiência de estágio.The article discuss the supervised internship in Geography Teaching at Geography Department of São Paulo University. Therefore, we analyzed the students perceptions expressed in internship report present in the end of process. In this discussion, we seeking understand the possibilities that supervised internship practices bring to students building knowledge and practices that expand your formative process, articulating the academics knowledge with those elaborate during the internship experience.Universidade Federal do Ceará2017-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/56410.26895/geosaberes.v8i15.564Geosaberes; Vol 8 No 15 (2017): May - Aug; 51 - 66Geosaberes; Vol 8 No 15 (2017): May - Aug; 51 - 66Geosaberes; Vol 8 No 15 (2017): May - Aug; 51 - 662178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/564/562Girotto, Eduardo Donizetiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-02T13:50:37Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/564Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2019-01-02T13:50:37Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Do experimento à experiência: construindo saberes e identidades no estágio supervisionado em ensino de geografia
From experiment to the experience: building knowledge and identities in the supervised internship in geography teaching
title Do experimento à experiência: construindo saberes e identidades no estágio supervisionado em ensino de geografia
spellingShingle Do experimento à experiência: construindo saberes e identidades no estágio supervisionado em ensino de geografia
Girotto, Eduardo Donizeti
Geografia; Ensino de Geografia
Ensino de Geografia, Estágio, Saberes Docentes.
title_short Do experimento à experiência: construindo saberes e identidades no estágio supervisionado em ensino de geografia
title_full Do experimento à experiência: construindo saberes e identidades no estágio supervisionado em ensino de geografia
title_fullStr Do experimento à experiência: construindo saberes e identidades no estágio supervisionado em ensino de geografia
title_full_unstemmed Do experimento à experiência: construindo saberes e identidades no estágio supervisionado em ensino de geografia
title_sort Do experimento à experiência: construindo saberes e identidades no estágio supervisionado em ensino de geografia
author Girotto, Eduardo Donizeti
author_facet Girotto, Eduardo Donizeti
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Girotto, Eduardo Donizeti
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia; Ensino de Geografia
Ensino de Geografia, Estágio, Saberes Docentes.
topic Geografia; Ensino de Geografia
Ensino de Geografia, Estágio, Saberes Docentes.
description O presente artigo discute as práticas desenvolvidas no estágio supervisionado em Ensino de Geografia no Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo. Para tanto, analisamos as percepções dos discentes do curso expressas nos relatórios de estágio apresentados no final do processo. Nesta discussão, buscamos compreender as possibilidades que as práticas de estágio supervisionado trazem para a construção de conhecimentos e práticas que ampliem o processo formativo, articulando os saberes acadêmicos àqueles elaborados durante a experiência de estágio.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/564
10.26895/geosaberes.v8i15.564
url http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/564
identifier_str_mv 10.26895/geosaberes.v8i15.564
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/564/562
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Geosaberes; Vol 8 No 15 (2017): May - Aug; 51 - 66
Geosaberes; Vol 8 No 15 (2017): May - Aug; 51 - 66
Geosaberes; Vol 8 No 15 (2017): May - Aug; 51 - 66
2178-0463
reponame:Geosaberes
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Geosaberes
collection Geosaberes
repository.name.fl_str_mv Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br
_version_ 1798329642760798208