A contribuição do estágio supervisionado e do PIBID para o uso de múltiplas linguagens na geografia escolar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Eliene Damião de.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20161
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender de que forma o Estágio Supervisionado e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) podem contribuir com o processo de ensino aprendizagem de geografia. Assim, pensando a importância do desenvolvimento critico­reflexivo do educando e das metodologias adotadas em sala de aula para a construção do conhecimento geográfico escolar, o uso de múltiplas linguagens possibilita de forma significativa a construção do conhecimento do educando. Desse modo, por meio da atuação no Estágio Supervisionado em Geografia II, realizado durante o mês de agosto de 2013 na Escola M.E.I.E.F. Cecilia Estolano Meireles no 6º ano B e de um estudo do meio realizado no município de São José de Piranhas-­PB, à transposição do Rio São Francisco em setembro de 2015, com os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e turmas do 8º B e 9º ano B, da Escola E.E.F.M Professor Crispim Coelho, foi possível usar de variadas linguagens no ensino de temáticas geográficas para facilitar a compreensão do conteúdo por parte dos discentes. Para tanto, a construção da pesquisa em questão se deu a partir de um levantamento bibliográfico atrelado as experiências vivenciadas em sala de aula, onde foi possível fazer uma reflexão sobre a importância das metodologias e linguagens utilizadas no Ensino de Geografia. Assim foi visto, no final da pesquisa, que as múltiplas linguagens no Ensino de Geografia contribuem de forma significativa na compreensão do conhecimento e temáticas geográficas no processo de aprendizagem no ambiente escolar.
id UFCG_150ef36cde4e7823f746ab7130d94d05
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/20161
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A contribuição do estágio supervisionado e do PIBID para o uso de múltiplas linguagens na geografia escolar.La contribución de la pasantía supervisada y PIBID al uso de múltiples idiomas en la geografía escolar.Geografia- ensinoFormação docenteEstágio supervisionado- PIBIDGeografía- enseñanzaFormación docentePasantía supervisada - PIBIDGeografia.O presente trabalho tem como objetivo compreender de que forma o Estágio Supervisionado e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) podem contribuir com o processo de ensino aprendizagem de geografia. Assim, pensando a importância do desenvolvimento critico­reflexivo do educando e das metodologias adotadas em sala de aula para a construção do conhecimento geográfico escolar, o uso de múltiplas linguagens possibilita de forma significativa a construção do conhecimento do educando. Desse modo, por meio da atuação no Estágio Supervisionado em Geografia II, realizado durante o mês de agosto de 2013 na Escola M.E.I.E.F. Cecilia Estolano Meireles no 6º ano B e de um estudo do meio realizado no município de São José de Piranhas-­PB, à transposição do Rio São Francisco em setembro de 2015, com os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e turmas do 8º B e 9º ano B, da Escola E.E.F.M Professor Crispim Coelho, foi possível usar de variadas linguagens no ensino de temáticas geográficas para facilitar a compreensão do conteúdo por parte dos discentes. Para tanto, a construção da pesquisa em questão se deu a partir de um levantamento bibliográfico atrelado as experiências vivenciadas em sala de aula, onde foi possível fazer uma reflexão sobre a importância das metodologias e linguagens utilizadas no Ensino de Geografia. Assim foi visto, no final da pesquisa, que as múltiplas linguagens no Ensino de Geografia contribuem de forma significativa na compreensão do conhecimento e temáticas geográficas no processo de aprendizagem no ambiente escolar.This work intends to analyze how the supervised practice and the PIBID can contribute to teaching and learning process of geography. Thus, Thus, considering the importance used in the classroom to construct the school geographic knowledge, and how the use of multiple languages enables the construction of the student's knowledge. Thus, by acting on the Supervised Practice in Geography II, executed during the month of August 2013 at M.E.I.E.F. Cecilia Estolano Meireles School in the 6th grade B and an environment study executed in São José de Piranhas­PB, the transposition of the São Francisco River in September 2015, with the scholarship students of Teaching Starting Institutional Program (PIBID) and classes of 8th grade B and 9th grade B, of E.E.F.M. Professor Crispim Coelho School, it was possible to use different languages in the teaching of geographic thematic to facilitate the understanding of the content by students. Therefore, the construction of the research this work was based in a bibliographic literature linked to the experiences of practice in the classroom, that was possible to reflect about the importance of methodologies and languages used in the Geography Teaching. So, it was seen, in the end of this research, that the multiple languages, in the Geography Teaching, contribute significantly in the understanding of the knowledge and the geographic thematic, as well as the learning process in the school environmen.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGOLIVEIRA, Mariana Borba de.OLIVEIRA, M. B.http://lattes.cnpq.br/4470015201507206DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.SOUSA, Eliene Damião de.20162021-07-21T13:10:11Z2021-07-212021-07-21T13:10:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20161SOUSA, Eliene Damião de. A contribuição do estágio supervisionado e do PIBID para o uso de múltiplas linguagens na geografia escolar.2016. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil,2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-12-23T12:42:04Zoai:localhost:riufcg/20161Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-12-23T12:42:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição do estágio supervisionado e do PIBID para o uso de múltiplas linguagens na geografia escolar.
La contribución de la pasantía supervisada y PIBID al uso de múltiples idiomas en la geografía escolar.
title A contribuição do estágio supervisionado e do PIBID para o uso de múltiplas linguagens na geografia escolar.
spellingShingle A contribuição do estágio supervisionado e do PIBID para o uso de múltiplas linguagens na geografia escolar.
SOUSA, Eliene Damião de.
Geografia- ensino
Formação docente
Estágio supervisionado- PIBID
Geografía- enseñanza
Formación docente
Pasantía supervisada - PIBID
Geografia.
title_short A contribuição do estágio supervisionado e do PIBID para o uso de múltiplas linguagens na geografia escolar.
title_full A contribuição do estágio supervisionado e do PIBID para o uso de múltiplas linguagens na geografia escolar.
title_fullStr A contribuição do estágio supervisionado e do PIBID para o uso de múltiplas linguagens na geografia escolar.
title_full_unstemmed A contribuição do estágio supervisionado e do PIBID para o uso de múltiplas linguagens na geografia escolar.
title_sort A contribuição do estágio supervisionado e do PIBID para o uso de múltiplas linguagens na geografia escolar.
author SOUSA, Eliene Damião de.
author_facet SOUSA, Eliene Damião de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Mariana Borba de.
OLIVEIRA, M. B.
http://lattes.cnpq.br/4470015201507206
DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, Eliene Damião de.
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia- ensino
Formação docente
Estágio supervisionado- PIBID
Geografía- enseñanza
Formación docente
Pasantía supervisada - PIBID
Geografia.
topic Geografia- ensino
Formação docente
Estágio supervisionado- PIBID
Geografía- enseñanza
Formación docente
Pasantía supervisada - PIBID
Geografia.
description O presente trabalho tem como objetivo compreender de que forma o Estágio Supervisionado e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) podem contribuir com o processo de ensino aprendizagem de geografia. Assim, pensando a importância do desenvolvimento critico­reflexivo do educando e das metodologias adotadas em sala de aula para a construção do conhecimento geográfico escolar, o uso de múltiplas linguagens possibilita de forma significativa a construção do conhecimento do educando. Desse modo, por meio da atuação no Estágio Supervisionado em Geografia II, realizado durante o mês de agosto de 2013 na Escola M.E.I.E.F. Cecilia Estolano Meireles no 6º ano B e de um estudo do meio realizado no município de São José de Piranhas-­PB, à transposição do Rio São Francisco em setembro de 2015, com os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e turmas do 8º B e 9º ano B, da Escola E.E.F.M Professor Crispim Coelho, foi possível usar de variadas linguagens no ensino de temáticas geográficas para facilitar a compreensão do conteúdo por parte dos discentes. Para tanto, a construção da pesquisa em questão se deu a partir de um levantamento bibliográfico atrelado as experiências vivenciadas em sala de aula, onde foi possível fazer uma reflexão sobre a importância das metodologias e linguagens utilizadas no Ensino de Geografia. Assim foi visto, no final da pesquisa, que as múltiplas linguagens no Ensino de Geografia contribuem de forma significativa na compreensão do conhecimento e temáticas geográficas no processo de aprendizagem no ambiente escolar.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2021-07-21T13:10:11Z
2021-07-21
2021-07-21T13:10:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20161
SOUSA, Eliene Damião de. A contribuição do estágio supervisionado e do PIBID para o uso de múltiplas linguagens na geografia escolar.2016. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil,2016.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20161
identifier_str_mv SOUSA, Eliene Damião de. A contribuição do estágio supervisionado e do PIBID para o uso de múltiplas linguagens na geografia escolar.2016. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil,2016.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744501664645120