A contribuição do estágio supervisionado e do PIBID para o uso de múltiplas linguagens na geografia escolar.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20161 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo compreender de que forma o Estágio Supervisionado e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) podem contribuir com o processo de ensino aprendizagem de geografia. Assim, pensando a importância do desenvolvimento criticoreflexivo do educando e das metodologias adotadas em sala de aula para a construção do conhecimento geográfico escolar, o uso de múltiplas linguagens possibilita de forma significativa a construção do conhecimento do educando. Desse modo, por meio da atuação no Estágio Supervisionado em Geografia II, realizado durante o mês de agosto de 2013 na Escola M.E.I.E.F. Cecilia Estolano Meireles no 6º ano B e de um estudo do meio realizado no município de São José de Piranhas-PB, à transposição do Rio São Francisco em setembro de 2015, com os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e turmas do 8º B e 9º ano B, da Escola E.E.F.M Professor Crispim Coelho, foi possível usar de variadas linguagens no ensino de temáticas geográficas para facilitar a compreensão do conteúdo por parte dos discentes. Para tanto, a construção da pesquisa em questão se deu a partir de um levantamento bibliográfico atrelado as experiências vivenciadas em sala de aula, onde foi possível fazer uma reflexão sobre a importância das metodologias e linguagens utilizadas no Ensino de Geografia. Assim foi visto, no final da pesquisa, que as múltiplas linguagens no Ensino de Geografia contribuem de forma significativa na compreensão do conhecimento e temáticas geográficas no processo de aprendizagem no ambiente escolar. |
id |
UFCG_150ef36cde4e7823f746ab7130d94d05 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/20161 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A contribuição do estágio supervisionado e do PIBID para o uso de múltiplas linguagens na geografia escolar.La contribución de la pasantía supervisada y PIBID al uso de múltiples idiomas en la geografía escolar.Geografia- ensinoFormação docenteEstágio supervisionado- PIBIDGeografía- enseñanzaFormación docentePasantía supervisada - PIBIDGeografia.O presente trabalho tem como objetivo compreender de que forma o Estágio Supervisionado e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) podem contribuir com o processo de ensino aprendizagem de geografia. Assim, pensando a importância do desenvolvimento criticoreflexivo do educando e das metodologias adotadas em sala de aula para a construção do conhecimento geográfico escolar, o uso de múltiplas linguagens possibilita de forma significativa a construção do conhecimento do educando. Desse modo, por meio da atuação no Estágio Supervisionado em Geografia II, realizado durante o mês de agosto de 2013 na Escola M.E.I.E.F. Cecilia Estolano Meireles no 6º ano B e de um estudo do meio realizado no município de São José de Piranhas-PB, à transposição do Rio São Francisco em setembro de 2015, com os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e turmas do 8º B e 9º ano B, da Escola E.E.F.M Professor Crispim Coelho, foi possível usar de variadas linguagens no ensino de temáticas geográficas para facilitar a compreensão do conteúdo por parte dos discentes. Para tanto, a construção da pesquisa em questão se deu a partir de um levantamento bibliográfico atrelado as experiências vivenciadas em sala de aula, onde foi possível fazer uma reflexão sobre a importância das metodologias e linguagens utilizadas no Ensino de Geografia. Assim foi visto, no final da pesquisa, que as múltiplas linguagens no Ensino de Geografia contribuem de forma significativa na compreensão do conhecimento e temáticas geográficas no processo de aprendizagem no ambiente escolar.This work intends to analyze how the supervised practice and the PIBID can contribute to teaching and learning process of geography. Thus, Thus, considering the importance used in the classroom to construct the school geographic knowledge, and how the use of multiple languages enables the construction of the student's knowledge. Thus, by acting on the Supervised Practice in Geography II, executed during the month of August 2013 at M.E.I.E.F. Cecilia Estolano Meireles School in the 6th grade B and an environment study executed in São José de PiranhasPB, the transposition of the São Francisco River in September 2015, with the scholarship students of Teaching Starting Institutional Program (PIBID) and classes of 8th grade B and 9th grade B, of E.E.F.M. Professor Crispim Coelho School, it was possible to use different languages in the teaching of geographic thematic to facilitate the understanding of the content by students. Therefore, the construction of the research this work was based in a bibliographic literature linked to the experiences of practice in the classroom, that was possible to reflect about the importance of methodologies and languages used in the Geography Teaching. So, it was seen, in the end of this research, that the multiple languages, in the Geography Teaching, contribute significantly in the understanding of the knowledge and the geographic thematic, as well as the learning process in the school environmen.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGOLIVEIRA, Mariana Borba de.OLIVEIRA, M. B.http://lattes.cnpq.br/4470015201507206DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.SOUSA, Eliene Damião de.20162021-07-21T13:10:11Z2021-07-212021-07-21T13:10:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20161SOUSA, Eliene Damião de. A contribuição do estágio supervisionado e do PIBID para o uso de múltiplas linguagens na geografia escolar.2016. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil,2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-12-23T12:42:04Zoai:localhost:riufcg/20161Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-12-23T12:42:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A contribuição do estágio supervisionado e do PIBID para o uso de múltiplas linguagens na geografia escolar. La contribución de la pasantía supervisada y PIBID al uso de múltiples idiomas en la geografía escolar. |
title |
A contribuição do estágio supervisionado e do PIBID para o uso de múltiplas linguagens na geografia escolar. |
spellingShingle |
A contribuição do estágio supervisionado e do PIBID para o uso de múltiplas linguagens na geografia escolar. SOUSA, Eliene Damião de. Geografia- ensino Formação docente Estágio supervisionado- PIBID Geografía- enseñanza Formación docente Pasantía supervisada - PIBID Geografia. |
title_short |
A contribuição do estágio supervisionado e do PIBID para o uso de múltiplas linguagens na geografia escolar. |
title_full |
A contribuição do estágio supervisionado e do PIBID para o uso de múltiplas linguagens na geografia escolar. |
title_fullStr |
A contribuição do estágio supervisionado e do PIBID para o uso de múltiplas linguagens na geografia escolar. |
title_full_unstemmed |
A contribuição do estágio supervisionado e do PIBID para o uso de múltiplas linguagens na geografia escolar. |
title_sort |
A contribuição do estágio supervisionado e do PIBID para o uso de múltiplas linguagens na geografia escolar. |
author |
SOUSA, Eliene Damião de. |
author_facet |
SOUSA, Eliene Damião de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Mariana Borba de. OLIVEIRA, M. B. http://lattes.cnpq.br/4470015201507206 DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega. OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUSA, Eliene Damião de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia- ensino Formação docente Estágio supervisionado- PIBID Geografía- enseñanza Formación docente Pasantía supervisada - PIBID Geografia. |
topic |
Geografia- ensino Formação docente Estágio supervisionado- PIBID Geografía- enseñanza Formación docente Pasantía supervisada - PIBID Geografia. |
description |
O presente trabalho tem como objetivo compreender de que forma o Estágio Supervisionado e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) podem contribuir com o processo de ensino aprendizagem de geografia. Assim, pensando a importância do desenvolvimento criticoreflexivo do educando e das metodologias adotadas em sala de aula para a construção do conhecimento geográfico escolar, o uso de múltiplas linguagens possibilita de forma significativa a construção do conhecimento do educando. Desse modo, por meio da atuação no Estágio Supervisionado em Geografia II, realizado durante o mês de agosto de 2013 na Escola M.E.I.E.F. Cecilia Estolano Meireles no 6º ano B e de um estudo do meio realizado no município de São José de Piranhas-PB, à transposição do Rio São Francisco em setembro de 2015, com os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e turmas do 8º B e 9º ano B, da Escola E.E.F.M Professor Crispim Coelho, foi possível usar de variadas linguagens no ensino de temáticas geográficas para facilitar a compreensão do conteúdo por parte dos discentes. Para tanto, a construção da pesquisa em questão se deu a partir de um levantamento bibliográfico atrelado as experiências vivenciadas em sala de aula, onde foi possível fazer uma reflexão sobre a importância das metodologias e linguagens utilizadas no Ensino de Geografia. Assim foi visto, no final da pesquisa, que as múltiplas linguagens no Ensino de Geografia contribuem de forma significativa na compreensão do conhecimento e temáticas geográficas no processo de aprendizagem no ambiente escolar. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2021-07-21T13:10:11Z 2021-07-21 2021-07-21T13:10:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20161 SOUSA, Eliene Damião de. A contribuição do estágio supervisionado e do PIBID para o uso de múltiplas linguagens na geografia escolar.2016. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil,2016. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20161 |
identifier_str_mv |
SOUSA, Eliene Damião de. A contribuição do estágio supervisionado e do PIBID para o uso de múltiplas linguagens na geografia escolar.2016. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil,2016. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744501664645120 |