A geografia da população na escola: oficina com recursos didáticos diversificados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MORAES, Antonio Jarbas Barros de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: ASSIS, Lenilton Francisco de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geosaberes
Texto Completo: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/306
Resumo: O artigo apresenta uma proposta de ensino-aprendizagem da população, visando que esta deixe de ser tratada, na Geografia Escolar, como algo abstrato, quantitativo e dissociado da vida dos estudantes. O trabalho é resultado de atividades desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBIB/CAPES). Ele segue os preceitos metodológicos da pesquisa-ação através de uma revisão bibliográfica que foi problematizada na oficina realizada em uma escola pública do município de Sobral/CE. Nesta prática, dados da população local foram coletados na internet e correlacionados às tabelas e pirâmides da população mundial disponíveis nos livros didáticos. A partir de uma abordagem multiescalar que integrou recursos didáticos diversificados, a pesquisa comprovou que é possível trabalhar a Geografia da População de forma interessante e prazerosa e ainda fomentar várias estratégias de ensino-aprendizagem que despertem nos alunos a reflexão crítica sobre o lugar e o mundo. 
id UFC-8_dcbbb6987b73654a1b63c659f329a09f
oai_identifier_str oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/306
network_acronym_str UFC-8
network_name_str Geosaberes
repository_id_str
spelling A geografia da população na escola: oficina com recursos didáticos diversificadosGeografia; População; Ensino de GeografiaGeografia; Ensino de Geografia; População; Recurso didáticoO artigo apresenta uma proposta de ensino-aprendizagem da população, visando que esta deixe de ser tratada, na Geografia Escolar, como algo abstrato, quantitativo e dissociado da vida dos estudantes. O trabalho é resultado de atividades desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBIB/CAPES). Ele segue os preceitos metodológicos da pesquisa-ação através de uma revisão bibliográfica que foi problematizada na oficina realizada em uma escola pública do município de Sobral/CE. Nesta prática, dados da população local foram coletados na internet e correlacionados às tabelas e pirâmides da população mundial disponíveis nos livros didáticos. A partir de uma abordagem multiescalar que integrou recursos didáticos diversificados, a pesquisa comprovou que é possível trabalhar a Geografia da População de forma interessante e prazerosa e ainda fomentar várias estratégias de ensino-aprendizagem que despertem nos alunos a reflexão crítica sobre o lugar e o mundo. Universidade Federal do CearáUniversidade Estadual Vale do Acaraú e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESMORAES, Antonio Jarbas Barros deASSIS, Lenilton Francisco de2015-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/306Geosaberes; Vol 6 No 11 (2015): Jan - June; 37 - 46Geosaberes; Vol 6 No 11 (2015): Jan - June; 37 - 46Geosaberes; Vol 6 No 11 (2015): Jan - June; 37 - 462178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/306/261info:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-06T18:49:39Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/306Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-01-06T18:49:39Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A geografia da população na escola: oficina com recursos didáticos diversificados
title A geografia da população na escola: oficina com recursos didáticos diversificados
spellingShingle A geografia da população na escola: oficina com recursos didáticos diversificados
MORAES, Antonio Jarbas Barros de
Geografia; População; Ensino de Geografia
Geografia; Ensino de Geografia; População; Recurso didático
title_short A geografia da população na escola: oficina com recursos didáticos diversificados
title_full A geografia da população na escola: oficina com recursos didáticos diversificados
title_fullStr A geografia da população na escola: oficina com recursos didáticos diversificados
title_full_unstemmed A geografia da população na escola: oficina com recursos didáticos diversificados
title_sort A geografia da população na escola: oficina com recursos didáticos diversificados
author MORAES, Antonio Jarbas Barros de
author_facet MORAES, Antonio Jarbas Barros de
ASSIS, Lenilton Francisco de
author_role author
author2 ASSIS, Lenilton Francisco de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Vale do Acaraú e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv MORAES, Antonio Jarbas Barros de
ASSIS, Lenilton Francisco de
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia; População; Ensino de Geografia
Geografia; Ensino de Geografia; População; Recurso didático
topic Geografia; População; Ensino de Geografia
Geografia; Ensino de Geografia; População; Recurso didático
description O artigo apresenta uma proposta de ensino-aprendizagem da população, visando que esta deixe de ser tratada, na Geografia Escolar, como algo abstrato, quantitativo e dissociado da vida dos estudantes. O trabalho é resultado de atividades desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBIB/CAPES). Ele segue os preceitos metodológicos da pesquisa-ação através de uma revisão bibliográfica que foi problematizada na oficina realizada em uma escola pública do município de Sobral/CE. Nesta prática, dados da população local foram coletados na internet e correlacionados às tabelas e pirâmides da população mundial disponíveis nos livros didáticos. A partir de uma abordagem multiescalar que integrou recursos didáticos diversificados, a pesquisa comprovou que é possível trabalhar a Geografia da População de forma interessante e prazerosa e ainda fomentar várias estratégias de ensino-aprendizagem que despertem nos alunos a reflexão crítica sobre o lugar e o mundo. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/306
url http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/306/261
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Geosaberes; Vol 6 No 11 (2015): Jan - June; 37 - 46
Geosaberes; Vol 6 No 11 (2015): Jan - June; 37 - 46
Geosaberes; Vol 6 No 11 (2015): Jan - June; 37 - 46
2178-0463
reponame:Geosaberes
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Geosaberes
collection Geosaberes
repository.name.fl_str_mv Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br
_version_ 1798329642246995968