A geografia da população na escola: oficina com recursos didáticos diversificados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geosaberes |
Texto Completo: | http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/306 |
Resumo: | O artigo apresenta uma proposta de ensino-aprendizagem da população, visando que esta deixe de ser tratada, na Geografia Escolar, como algo abstrato, quantitativo e dissociado da vida dos estudantes. O trabalho é resultado de atividades desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBIB/CAPES). Ele segue os preceitos metodológicos da pesquisa-ação através de uma revisão bibliográfica que foi problematizada na oficina realizada em uma escola pública do município de Sobral/CE. Nesta prática, dados da população local foram coletados na internet e correlacionados às tabelas e pirâmides da população mundial disponíveis nos livros didáticos. A partir de uma abordagem multiescalar que integrou recursos didáticos diversificados, a pesquisa comprovou que é possível trabalhar a Geografia da População de forma interessante e prazerosa e ainda fomentar várias estratégias de ensino-aprendizagem que despertem nos alunos a reflexão crítica sobre o lugar e o mundo. |
id |
UFC-8_dcbbb6987b73654a1b63c659f329a09f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/306 |
network_acronym_str |
UFC-8 |
network_name_str |
Geosaberes |
repository_id_str |
|
spelling |
A geografia da população na escola: oficina com recursos didáticos diversificadosGeografia; População; Ensino de GeografiaGeografia; Ensino de Geografia; População; Recurso didáticoO artigo apresenta uma proposta de ensino-aprendizagem da população, visando que esta deixe de ser tratada, na Geografia Escolar, como algo abstrato, quantitativo e dissociado da vida dos estudantes. O trabalho é resultado de atividades desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBIB/CAPES). Ele segue os preceitos metodológicos da pesquisa-ação através de uma revisão bibliográfica que foi problematizada na oficina realizada em uma escola pública do município de Sobral/CE. Nesta prática, dados da população local foram coletados na internet e correlacionados às tabelas e pirâmides da população mundial disponíveis nos livros didáticos. A partir de uma abordagem multiescalar que integrou recursos didáticos diversificados, a pesquisa comprovou que é possível trabalhar a Geografia da População de forma interessante e prazerosa e ainda fomentar várias estratégias de ensino-aprendizagem que despertem nos alunos a reflexão crítica sobre o lugar e o mundo. Universidade Federal do CearáUniversidade Estadual Vale do Acaraú e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESMORAES, Antonio Jarbas Barros deASSIS, Lenilton Francisco de2015-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/306Geosaberes; Vol 6 No 11 (2015): Jan - June; 37 - 46Geosaberes; Vol 6 No 11 (2015): Jan - June; 37 - 46Geosaberes; Vol 6 No 11 (2015): Jan - June; 37 - 462178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/306/261info:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-06T18:49:39Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/306Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-01-06T18:49:39Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A geografia da população na escola: oficina com recursos didáticos diversificados |
title |
A geografia da população na escola: oficina com recursos didáticos diversificados |
spellingShingle |
A geografia da população na escola: oficina com recursos didáticos diversificados MORAES, Antonio Jarbas Barros de Geografia; População; Ensino de Geografia Geografia; Ensino de Geografia; População; Recurso didático |
title_short |
A geografia da população na escola: oficina com recursos didáticos diversificados |
title_full |
A geografia da população na escola: oficina com recursos didáticos diversificados |
title_fullStr |
A geografia da população na escola: oficina com recursos didáticos diversificados |
title_full_unstemmed |
A geografia da população na escola: oficina com recursos didáticos diversificados |
title_sort |
A geografia da população na escola: oficina com recursos didáticos diversificados |
author |
MORAES, Antonio Jarbas Barros de |
author_facet |
MORAES, Antonio Jarbas Barros de ASSIS, Lenilton Francisco de |
author_role |
author |
author2 |
ASSIS, Lenilton Francisco de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Vale do Acaraú e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MORAES, Antonio Jarbas Barros de ASSIS, Lenilton Francisco de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia; População; Ensino de Geografia Geografia; Ensino de Geografia; População; Recurso didático |
topic |
Geografia; População; Ensino de Geografia Geografia; Ensino de Geografia; População; Recurso didático |
description |
O artigo apresenta uma proposta de ensino-aprendizagem da população, visando que esta deixe de ser tratada, na Geografia Escolar, como algo abstrato, quantitativo e dissociado da vida dos estudantes. O trabalho é resultado de atividades desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBIB/CAPES). Ele segue os preceitos metodológicos da pesquisa-ação através de uma revisão bibliográfica que foi problematizada na oficina realizada em uma escola pública do município de Sobral/CE. Nesta prática, dados da população local foram coletados na internet e correlacionados às tabelas e pirâmides da população mundial disponíveis nos livros didáticos. A partir de uma abordagem multiescalar que integrou recursos didáticos diversificados, a pesquisa comprovou que é possível trabalhar a Geografia da População de forma interessante e prazerosa e ainda fomentar várias estratégias de ensino-aprendizagem que despertem nos alunos a reflexão crítica sobre o lugar e o mundo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/306 |
url |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/306 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/306/261 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Geosaberes; Vol 6 No 11 (2015): Jan - June; 37 - 46 Geosaberes; Vol 6 No 11 (2015): Jan - June; 37 - 46 Geosaberes; Vol 6 No 11 (2015): Jan - June; 37 - 46 2178-0463 reponame:Geosaberes instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Geosaberes |
collection |
Geosaberes |
repository.name.fl_str_mv |
Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br |
_version_ |
1798329642246995968 |