A representatividade da população negra em um livro didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Douglas da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6213
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Geografia - Licenciatura.
id UNIL_b9be47e3f7f2a37d4fedfdb9777bcd5a
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/6213
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling A representatividade da população negra em um livro didáticoEnsino de Geografia; População Negra; Livro Didático; imagens.Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Geografia - Licenciatura.O presente trabalho buscou identificar como a população negra está sendo representada em materiais didáticos através de imagens, por meio do livro da editora moderna Araribá mais, Geografia do 7º ano do Ensino Fundamental. Foram realizados levantamentos em fontes bibliográficas referentes ao tema bem como na legislação. Os resultados da discussão teórica e da análise das imagens apontam para a necessidade de ressignificação das imagens da população negra nos livros didáticos, tendo em vista que a pouca visibilidade da população negra não atende aos preceitos da educação intercultural e tende a perpetuar o racismo. Da mesma forma indicam a importância do professor olhar para o livro didático como um material de apoio e que deve ser submetido ao crivo de uma abordagem crítica em sala de aula.OrientaçãoRocha, Douglas da2021-06-12info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfROCHA, Douglas da. A representatividade da população negra em um livro didático. 2021 19 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia licenciatura) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2021https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6213porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:44:12Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/6213Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:44:12Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv A representatividade da população negra em um livro didático
title A representatividade da população negra em um livro didático
spellingShingle A representatividade da população negra em um livro didático
Rocha, Douglas da
Ensino de Geografia; População Negra; Livro Didático; imagens.
title_short A representatividade da população negra em um livro didático
title_full A representatividade da população negra em um livro didático
title_fullStr A representatividade da população negra em um livro didático
title_full_unstemmed A representatividade da população negra em um livro didático
title_sort A representatividade da população negra em um livro didático
author Rocha, Douglas da
author_facet Rocha, Douglas da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Orientação
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Douglas da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia; População Negra; Livro Didático; imagens.
topic Ensino de Geografia; População Negra; Livro Didático; imagens.
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Geografia - Licenciatura.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROCHA, Douglas da. A representatividade da população negra em um livro didático. 2021 19 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia licenciatura) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2021
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6213
identifier_str_mv ROCHA, Douglas da. A representatividade da população negra em um livro didático. 2021 19 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia licenciatura) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2021
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285242508935168