A representatividade da população negra em um livro didático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6213 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Geografia - Licenciatura. |
id |
UNIL_b9be47e3f7f2a37d4fedfdb9777bcd5a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/6213 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
A representatividade da população negra em um livro didáticoEnsino de Geografia; População Negra; Livro Didático; imagens.Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Geografia - Licenciatura.O presente trabalho buscou identificar como a população negra está sendo representada em materiais didáticos através de imagens, por meio do livro da editora moderna Araribá mais, Geografia do 7º ano do Ensino Fundamental. Foram realizados levantamentos em fontes bibliográficas referentes ao tema bem como na legislação. Os resultados da discussão teórica e da análise das imagens apontam para a necessidade de ressignificação das imagens da população negra nos livros didáticos, tendo em vista que a pouca visibilidade da população negra não atende aos preceitos da educação intercultural e tende a perpetuar o racismo. Da mesma forma indicam a importância do professor olhar para o livro didático como um material de apoio e que deve ser submetido ao crivo de uma abordagem crítica em sala de aula.OrientaçãoRocha, Douglas da2021-06-12info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfROCHA, Douglas da. A representatividade da população negra em um livro didático. 2021 19 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia licenciatura) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2021https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6213porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:44:12Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/6213Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:44:12Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A representatividade da população negra em um livro didático |
title |
A representatividade da população negra em um livro didático |
spellingShingle |
A representatividade da população negra em um livro didático Rocha, Douglas da Ensino de Geografia; População Negra; Livro Didático; imagens. |
title_short |
A representatividade da população negra em um livro didático |
title_full |
A representatividade da população negra em um livro didático |
title_fullStr |
A representatividade da população negra em um livro didático |
title_full_unstemmed |
A representatividade da população negra em um livro didático |
title_sort |
A representatividade da população negra em um livro didático |
author |
Rocha, Douglas da |
author_facet |
Rocha, Douglas da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Orientação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Douglas da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Geografia; População Negra; Livro Didático; imagens. |
topic |
Ensino de Geografia; População Negra; Livro Didático; imagens. |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Geografia - Licenciatura. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ROCHA, Douglas da. A representatividade da população negra em um livro didático. 2021 19 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia licenciatura) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2021 https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6213 |
identifier_str_mv |
ROCHA, Douglas da. A representatividade da população negra em um livro didático. 2021 19 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia licenciatura) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2021 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6213 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285242508935168 |