Construção do conhecimento geográfico na educação escolar quilombola: a cartografia participativa como caminho didático metodológico
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Geosaberes |
Texto Completo: | http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/613 |
Resumo: | O presente estudo sintetiza a experiência, avaliação e reflexão da proposta didático-pedagógica da Cartografia Participativa no ensino de Geografia para a Educação Escolar Quilombola. A intervenção foi aplicada na E.M.E.F. Olímpio Nogueira Lopes no Quilombo Alto Alegre em Horizonte – Ceará, e centrou-se na construção coletiva e participativa de mapas a partir da técnica overlay, utilizando-se de imagens de satélite e papel poliéster para a representação dos elementos a serem mapeados. Nota-se a que construção da Cartografia Participativa na escola é uma potencial ferramenta didática para aprendizagem dos conhecimentos conceituais e procedimentais da Cartografia, além e sobretudo, ter sido instrumento para conhecer, reconhecer e ressignificar o conhecimento sobre o território, saberes e tradições quilombolas no espaço escolar. |
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Construção do conhecimento geográfico na educação escolar quilombola: a cartografia participativa como caminho didático metodológico Construction of geographical knowledge in quilombola school education: participatory cartography as a methodological didactic pathGeografia, Educação; metodologias pedagógicasEducação Escolar Quilombola; Ensino de Geografia; Cartografia ParticipativaO presente estudo sintetiza a experiência, avaliação e reflexão da proposta didático-pedagógica da Cartografia Participativa no ensino de Geografia para a Educação Escolar Quilombola. A intervenção foi aplicada na E.M.E.F. Olímpio Nogueira Lopes no Quilombo Alto Alegre em Horizonte – Ceará, e centrou-se na construção coletiva e participativa de mapas a partir da técnica overlay, utilizando-se de imagens de satélite e papel poliéster para a representação dos elementos a serem mapeados. Nota-se a que construção da Cartografia Participativa na escola é uma potencial ferramenta didática para aprendizagem dos conhecimentos conceituais e procedimentais da Cartografia, além e sobretudo, ter sido instrumento para conhecer, reconhecer e ressignificar o conhecimento sobre o território, saberes e tradições quilombolas no espaço escolar.The present study synthesizes the experience, evaluation and reflection of the didactic-pedagogical proposal of Participative Cartography in the teaching of Geography for Quilombola School Education. The intervention was applied in E.M.E.F. Olímpio Nogueira Lopes in Quilombo Alto Alegre in Horizonte - Ceará, and focused on the collective and participatory construction of maps using the overlay technique, using satellite images and polyester paper to represent the elements to be mapped. It is noteworthy that the construction of the Participatory Cartography in the school is a potential didactic tool to learn the conceptual and procedural knowledge of Cartography, besides, and above all, to have been an instrument to know, recognize and re-signify the knowledge about the territory, quilombola knowledge and traditions in the School space.Universidade Federal do Ceará2017-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/61310.26895/geosaberes.v9i17.613Geosaberes; Vol 9 No 17 (2018): Jan - Apr; 1 - 12Geosaberes; Vol 9 No 17 (2018): Jan - Apr; 1 - 12Geosaberes; Vol 9 No 17 (2018): Jan - Apr; 1 - 122178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/613/646Copyright (c) 2018 GEOSABEREShttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Brenda Thaís GaldinoGorayeb, AdryaneChaves, Leilane OliveiraSucupira, Thania Gorayeb2018-05-13T23:14:04Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/613Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-05-13T23:14:04Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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