Construção do conhecimento geográfico na educação escolar quilombola: a cartografia participativa como caminho didático metodológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Brenda Thaís Galdino
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Gorayeb, Adryane, Chaves, Leilane Oliveira, Sucupira, Thania Gorayeb
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geosaberes
Texto Completo: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/613
Resumo: O presente estudo sintetiza a experiência, avaliação e reflexão da proposta didático-pedagógica da Cartografia Participativa no ensino de Geografia para a Educação Escolar Quilombola. A intervenção foi aplicada na E.M.E.F. Olímpio Nogueira Lopes no Quilombo Alto Alegre em Horizonte – Ceará, e centrou-se na construção coletiva e participativa de mapas a partir da técnica overlay, utilizando-se de imagens de satélite e papel poliéster para a representação dos elementos a serem mapeados. Nota-se a que construção da Cartografia Participativa na escola é uma potencial ferramenta didática para aprendizagem dos conhecimentos conceituais e procedimentais da Cartografia, além e sobretudo, ter sido instrumento para conhecer, reconhecer e ressignificar o conhecimento sobre o território, saberes e tradições quilombolas no espaço escolar.
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