Geografia, arte e filosofia: vivenciando a criação de móbiles como cartografia participativa no ensino de geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Lucia Cunha Lopes de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2558
Resumo: Vivenciando a criação participativa de móbiles em espaços públicos, refletimos sobre sua possível relevância para o ensino de Geografia. A pesquisa orienta-se teórico-metodologicamente por um diálogo inter-transdisciplinar entrelaçando Arte, Geografia, Educação e Filosofia. Vemos que a construção e avaliação coletiva de móbiles interativos ajuda-nos a perceber e a grafar processos-espaços vivos, relacionais, em permanente movimento. Permite-nos reconhecer o papel dos sujeitos na produção de espaços educacionais-sociais, relações entre auto e heteronomia, bem como identificar desafios epistemológicos, políticos e pedagógicos que emergem na docência-discência.
id CP2-1_162ce8decba1bdcbf3aa1db0ce0e03a1
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2558
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Geografia, arte e filosofia: vivenciando a criação de móbiles como cartografia participativa no ensino de geografiaCartografia ParticipativaArteEspaços RelacionaisEducação DialógicaEnsino de Geografia.Ensino de GeografiaEducação GeográficaVivenciando a criação participativa de móbiles em espaços públicos, refletimos sobre sua possível relevância para o ensino de Geografia. A pesquisa orienta-se teórico-metodologicamente por um diálogo inter-transdisciplinar entrelaçando Arte, Geografia, Educação e Filosofia. Vemos que a construção e avaliação coletiva de móbiles interativos ajuda-nos a perceber e a grafar processos-espaços vivos, relacionais, em permanente movimento. Permite-nos reconhecer o papel dos sujeitos na produção de espaços educacionais-sociais, relações entre auto e heteronomia, bem como identificar desafios epistemológicos, políticos e pedagógicos que emergem na docência-discência.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2558Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 4 n. 8 (2017): GIRAMUNDO, OITAVA EDIÇÃO; 47-572358-446710.33025/grgcp2.v4i8reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2558/1666Oliveira, Maria Lucia Cunha Lopes deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-08T17:29:58Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2558Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-06-08T17:29:58Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Geografia, arte e filosofia: vivenciando a criação de móbiles como cartografia participativa no ensino de geografia
title Geografia, arte e filosofia: vivenciando a criação de móbiles como cartografia participativa no ensino de geografia
spellingShingle Geografia, arte e filosofia: vivenciando a criação de móbiles como cartografia participativa no ensino de geografia
Oliveira, Maria Lucia Cunha Lopes de
Cartografia Participativa
Arte
Espaços Relacionais
Educação Dialógica
Ensino de Geografia.
Ensino de Geografia
Educação Geográfica
title_short Geografia, arte e filosofia: vivenciando a criação de móbiles como cartografia participativa no ensino de geografia
title_full Geografia, arte e filosofia: vivenciando a criação de móbiles como cartografia participativa no ensino de geografia
title_fullStr Geografia, arte e filosofia: vivenciando a criação de móbiles como cartografia participativa no ensino de geografia
title_full_unstemmed Geografia, arte e filosofia: vivenciando a criação de móbiles como cartografia participativa no ensino de geografia
title_sort Geografia, arte e filosofia: vivenciando a criação de móbiles como cartografia participativa no ensino de geografia
author Oliveira, Maria Lucia Cunha Lopes de
author_facet Oliveira, Maria Lucia Cunha Lopes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maria Lucia Cunha Lopes de
dc.subject.por.fl_str_mv Cartografia Participativa
Arte
Espaços Relacionais
Educação Dialógica
Ensino de Geografia.
Ensino de Geografia
Educação Geográfica
topic Cartografia Participativa
Arte
Espaços Relacionais
Educação Dialógica
Ensino de Geografia.
Ensino de Geografia
Educação Geográfica
description Vivenciando a criação participativa de móbiles em espaços públicos, refletimos sobre sua possível relevância para o ensino de Geografia. A pesquisa orienta-se teórico-metodologicamente por um diálogo inter-transdisciplinar entrelaçando Arte, Geografia, Educação e Filosofia. Vemos que a construção e avaliação coletiva de móbiles interativos ajuda-nos a perceber e a grafar processos-espaços vivos, relacionais, em permanente movimento. Permite-nos reconhecer o papel dos sujeitos na produção de espaços educacionais-sociais, relações entre auto e heteronomia, bem como identificar desafios epistemológicos, políticos e pedagógicos que emergem na docência-discência.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2558
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2558
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2558/1666
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 4 n. 8 (2017): GIRAMUNDO, OITAVA EDIÇÃO; 47-57
2358-4467
10.33025/grgcp2.v4i8
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042177072201728