OS CONHECIMENTOS CARTOGRÁFICOS NA PRÁTICA DOCENTE: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE GEOGRAFIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ludwig, Aline Beatriz
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Nascimento, Ederson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos de Geografia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/35219
Resumo: Este ensaio tem como objetivo refletir sobre a importância dos conhecimentos cartográficos na prática docente em Geografia na educação básica, partindo de um estudo de caso realizado com professores da rede estadual de ensino no município de Chapecó, em Santa Catarina. Com base em informações qualiquantitativas obtidas em formulários de questões e entrevistas, analisa-se as concepções dos professores acerca da funcionalidade e da utilização dos conhecimentos cartográficos em suas aulas. Constatou-se que as potencialidades do uso da Cartografia no ensino-aprendizagem ainda são pouco exploradas por parcela significativa dos professores, devido, entre outros fatores, à limitada visão em relação a ela - vista apenas como uma técnica ou como um tema específico da disciplina - e à falta de domínio dos princípios teóricos e metodológicos deste conhecimento. Essas limitações, que têm origem, em grande parte, na formação acadêmica dos docentes, dificultam a adoção de práticas docentes que promovam o uso da linguagem cartográfica para a construção de conceitos e para a análise do espaço no âmbito da Geografia escolar.
id UFU-16_79547c8894d79be9fc427ff5569805ed
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/35219
network_acronym_str UFU-16
network_name_str Caminhos de Geografia
repository_id_str
spelling OS CONHECIMENTOS CARTOGRÁFICOS NA PRÁTICA DOCENTE: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE GEOGRAFIAEnsino-aprendizagem de GeografiaCartografia escolarEducação cartográficaEnsino de GeografiaEducação CartográficaEste ensaio tem como objetivo refletir sobre a importância dos conhecimentos cartográficos na prática docente em Geografia na educação básica, partindo de um estudo de caso realizado com professores da rede estadual de ensino no município de Chapecó, em Santa Catarina. Com base em informações qualiquantitativas obtidas em formulários de questões e entrevistas, analisa-se as concepções dos professores acerca da funcionalidade e da utilização dos conhecimentos cartográficos em suas aulas. Constatou-se que as potencialidades do uso da Cartografia no ensino-aprendizagem ainda são pouco exploradas por parcela significativa dos professores, devido, entre outros fatores, à limitada visão em relação a ela - vista apenas como uma técnica ou como um tema específico da disciplina - e à falta de domínio dos princípios teóricos e metodológicos deste conhecimento. Essas limitações, que têm origem, em grande parte, na formação acadêmica dos docentes, dificultam a adoção de práticas docentes que promovam o uso da linguagem cartográfica para a construção de conceitos e para a análise do espaço no âmbito da Geografia escolar.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2016-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/3521910.14393/RCG176013Caminhos de Geografia; Vol. 17 No. 60 (2016): Dezembro ; 183-196Caminhos de Geografia; Vol. 17 Núm. 60 (2016): Dezembro ; 183-196Caminhos de Geografia; v. 17 n. 60 (2016): Dezembro ; 183-1961678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/35219/19459Copyright (c) 2016 Aline Beatriz Ludwig, Ederson Nascimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLudwig, Aline BeatrizNascimento, Ederson2019-12-02T20:37:34Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/35219Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2019-12-02T20:37:34Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv OS CONHECIMENTOS CARTOGRÁFICOS NA PRÁTICA DOCENTE: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE GEOGRAFIA
title OS CONHECIMENTOS CARTOGRÁFICOS NA PRÁTICA DOCENTE: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE GEOGRAFIA
spellingShingle OS CONHECIMENTOS CARTOGRÁFICOS NA PRÁTICA DOCENTE: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE GEOGRAFIA
Ludwig, Aline Beatriz
Ensino-aprendizagem de Geografia
Cartografia escolar
Educação cartográfica
Ensino de Geografia
Educação Cartográfica
title_short OS CONHECIMENTOS CARTOGRÁFICOS NA PRÁTICA DOCENTE: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE GEOGRAFIA
title_full OS CONHECIMENTOS CARTOGRÁFICOS NA PRÁTICA DOCENTE: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE GEOGRAFIA
title_fullStr OS CONHECIMENTOS CARTOGRÁFICOS NA PRÁTICA DOCENTE: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE GEOGRAFIA
title_full_unstemmed OS CONHECIMENTOS CARTOGRÁFICOS NA PRÁTICA DOCENTE: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE GEOGRAFIA
title_sort OS CONHECIMENTOS CARTOGRÁFICOS NA PRÁTICA DOCENTE: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE GEOGRAFIA
author Ludwig, Aline Beatriz
author_facet Ludwig, Aline Beatriz
Nascimento, Ederson
author_role author
author2 Nascimento, Ederson
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ludwig, Aline Beatriz
Nascimento, Ederson
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem de Geografia
Cartografia escolar
Educação cartográfica
Ensino de Geografia
Educação Cartográfica
topic Ensino-aprendizagem de Geografia
Cartografia escolar
Educação cartográfica
Ensino de Geografia
Educação Cartográfica
description Este ensaio tem como objetivo refletir sobre a importância dos conhecimentos cartográficos na prática docente em Geografia na educação básica, partindo de um estudo de caso realizado com professores da rede estadual de ensino no município de Chapecó, em Santa Catarina. Com base em informações qualiquantitativas obtidas em formulários de questões e entrevistas, analisa-se as concepções dos professores acerca da funcionalidade e da utilização dos conhecimentos cartográficos em suas aulas. Constatou-se que as potencialidades do uso da Cartografia no ensino-aprendizagem ainda são pouco exploradas por parcela significativa dos professores, devido, entre outros fatores, à limitada visão em relação a ela - vista apenas como uma técnica ou como um tema específico da disciplina - e à falta de domínio dos princípios teóricos e metodológicos deste conhecimento. Essas limitações, que têm origem, em grande parte, na formação acadêmica dos docentes, dificultam a adoção de práticas docentes que promovam o uso da linguagem cartográfica para a construção de conceitos e para a análise do espaço no âmbito da Geografia escolar.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/35219
10.14393/RCG176013
url https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/35219
identifier_str_mv 10.14393/RCG176013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/35219/19459
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Aline Beatriz Ludwig, Ederson Nascimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Aline Beatriz Ludwig, Ederson Nascimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Caminhos de Geografia; Vol. 17 No. 60 (2016): Dezembro ; 183-196
Caminhos de Geografia; Vol. 17 Núm. 60 (2016): Dezembro ; 183-196
Caminhos de Geografia; v. 17 n. 60 (2016): Dezembro ; 183-196
1678-6343
reponame:Caminhos de Geografia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Caminhos de Geografia
collection Caminhos de Geografia
repository.name.fl_str_mv Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv flaviasantosgeo@gmail.com
_version_ 1797067015564820480