OS CONHECIMENTOS CARTOGRÁFICOS NA PRÁTICA DOCENTE: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE GEOGRAFIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caminhos de Geografia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/35219 |
Resumo: | Este ensaio tem como objetivo refletir sobre a importância dos conhecimentos cartográficos na prática docente em Geografia na educação básica, partindo de um estudo de caso realizado com professores da rede estadual de ensino no município de Chapecó, em Santa Catarina. Com base em informações qualiquantitativas obtidas em formulários de questões e entrevistas, analisa-se as concepções dos professores acerca da funcionalidade e da utilização dos conhecimentos cartográficos em suas aulas. Constatou-se que as potencialidades do uso da Cartografia no ensino-aprendizagem ainda são pouco exploradas por parcela significativa dos professores, devido, entre outros fatores, à limitada visão em relação a ela - vista apenas como uma técnica ou como um tema específico da disciplina - e à falta de domínio dos princípios teóricos e metodológicos deste conhecimento. Essas limitações, que têm origem, em grande parte, na formação acadêmica dos docentes, dificultam a adoção de práticas docentes que promovam o uso da linguagem cartográfica para a construção de conceitos e para a análise do espaço no âmbito da Geografia escolar. |
id |
UFU-16_79547c8894d79be9fc427ff5569805ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/35219 |
network_acronym_str |
UFU-16 |
network_name_str |
Caminhos de Geografia |
repository_id_str |
|
spelling |
OS CONHECIMENTOS CARTOGRÁFICOS NA PRÁTICA DOCENTE: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE GEOGRAFIAEnsino-aprendizagem de GeografiaCartografia escolarEducação cartográficaEnsino de GeografiaEducação CartográficaEste ensaio tem como objetivo refletir sobre a importância dos conhecimentos cartográficos na prática docente em Geografia na educação básica, partindo de um estudo de caso realizado com professores da rede estadual de ensino no município de Chapecó, em Santa Catarina. Com base em informações qualiquantitativas obtidas em formulários de questões e entrevistas, analisa-se as concepções dos professores acerca da funcionalidade e da utilização dos conhecimentos cartográficos em suas aulas. Constatou-se que as potencialidades do uso da Cartografia no ensino-aprendizagem ainda são pouco exploradas por parcela significativa dos professores, devido, entre outros fatores, à limitada visão em relação a ela - vista apenas como uma técnica ou como um tema específico da disciplina - e à falta de domínio dos princípios teóricos e metodológicos deste conhecimento. Essas limitações, que têm origem, em grande parte, na formação acadêmica dos docentes, dificultam a adoção de práticas docentes que promovam o uso da linguagem cartográfica para a construção de conceitos e para a análise do espaço no âmbito da Geografia escolar.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2016-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/3521910.14393/RCG176013Caminhos de Geografia; Vol. 17 No. 60 (2016): Dezembro ; 183-196Caminhos de Geografia; Vol. 17 Núm. 60 (2016): Dezembro ; 183-196Caminhos de Geografia; v. 17 n. 60 (2016): Dezembro ; 183-1961678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/35219/19459Copyright (c) 2016 Aline Beatriz Ludwig, Ederson Nascimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLudwig, Aline BeatrizNascimento, Ederson2019-12-02T20:37:34Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/35219Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2019-12-02T20:37:34Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS CONHECIMENTOS CARTOGRÁFICOS NA PRÁTICA DOCENTE: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE GEOGRAFIA |
title |
OS CONHECIMENTOS CARTOGRÁFICOS NA PRÁTICA DOCENTE: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE GEOGRAFIA |
spellingShingle |
OS CONHECIMENTOS CARTOGRÁFICOS NA PRÁTICA DOCENTE: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE GEOGRAFIA Ludwig, Aline Beatriz Ensino-aprendizagem de Geografia Cartografia escolar Educação cartográfica Ensino de Geografia Educação Cartográfica |
title_short |
OS CONHECIMENTOS CARTOGRÁFICOS NA PRÁTICA DOCENTE: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE GEOGRAFIA |
title_full |
OS CONHECIMENTOS CARTOGRÁFICOS NA PRÁTICA DOCENTE: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE GEOGRAFIA |
title_fullStr |
OS CONHECIMENTOS CARTOGRÁFICOS NA PRÁTICA DOCENTE: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE GEOGRAFIA |
title_full_unstemmed |
OS CONHECIMENTOS CARTOGRÁFICOS NA PRÁTICA DOCENTE: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE GEOGRAFIA |
title_sort |
OS CONHECIMENTOS CARTOGRÁFICOS NA PRÁTICA DOCENTE: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE GEOGRAFIA |
author |
Ludwig, Aline Beatriz |
author_facet |
Ludwig, Aline Beatriz Nascimento, Ederson |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento, Ederson |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ludwig, Aline Beatriz Nascimento, Ederson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino-aprendizagem de Geografia Cartografia escolar Educação cartográfica Ensino de Geografia Educação Cartográfica |
topic |
Ensino-aprendizagem de Geografia Cartografia escolar Educação cartográfica Ensino de Geografia Educação Cartográfica |
description |
Este ensaio tem como objetivo refletir sobre a importância dos conhecimentos cartográficos na prática docente em Geografia na educação básica, partindo de um estudo de caso realizado com professores da rede estadual de ensino no município de Chapecó, em Santa Catarina. Com base em informações qualiquantitativas obtidas em formulários de questões e entrevistas, analisa-se as concepções dos professores acerca da funcionalidade e da utilização dos conhecimentos cartográficos em suas aulas. Constatou-se que as potencialidades do uso da Cartografia no ensino-aprendizagem ainda são pouco exploradas por parcela significativa dos professores, devido, entre outros fatores, à limitada visão em relação a ela - vista apenas como uma técnica ou como um tema específico da disciplina - e à falta de domínio dos princípios teóricos e metodológicos deste conhecimento. Essas limitações, que têm origem, em grande parte, na formação acadêmica dos docentes, dificultam a adoção de práticas docentes que promovam o uso da linguagem cartográfica para a construção de conceitos e para a análise do espaço no âmbito da Geografia escolar. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/35219 10.14393/RCG176013 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/35219 |
identifier_str_mv |
10.14393/RCG176013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/35219/19459 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Aline Beatriz Ludwig, Ederson Nascimento info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Aline Beatriz Ludwig, Ederson Nascimento |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia; Vol. 17 No. 60 (2016): Dezembro ; 183-196 Caminhos de Geografia; Vol. 17 Núm. 60 (2016): Dezembro ; 183-196 Caminhos de Geografia; v. 17 n. 60 (2016): Dezembro ; 183-196 1678-6343 reponame:Caminhos de Geografia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Caminhos de Geografia |
collection |
Caminhos de Geografia |
repository.name.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
flaviasantosgeo@gmail.com |
_version_ |
1797067015564820480 |