O lugar do ensino na formação da geografia brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geosaberes |
Texto Completo: | http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/41 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo discutir o lugar do ensino no processo de formação da Geografia Brasileira, buscando compreender a relação entre o ensino de geografia no Brasil na primeira metade do século XIX e o projeto de sociedade defendido por diversos geógrafos daquele momento. Para tanto, fazemos uma análise dos principais autores (Aroldo de Azevedo, Pierre Monbeig, Delgado de Carvalho) que contribuíram na formação da geografia brasileira enquanto uma ciência moderna e que foram essenciais nas primeiras discussões acerca do lugar do ensino desta ciência em todos os níveis. Acreditamos que ao retomar as concepções e propostas apresentadas por tais autores, sem incorrer no erro na crítica vazia ou na apologia das mesmas, podemos construir caminhos e alternativas para pensar os fundamentos epistemológicos da geografia que hoje fazemos, tanto no que diz respeito à pesquisa quanto ao ensino. |
id |
UFC-8_fb9ba92dccaf69ad61a1d6ad95651448 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/41 |
network_acronym_str |
UFC-8 |
network_name_str |
Geosaberes |
repository_id_str |
|
spelling |
O lugar do ensino na formação da geografia brasileiraGeografia, Ensino de GeografiaEpistemologia – Ensino – Geografia Brasileira O presente artigo tem como objetivo discutir o lugar do ensino no processo de formação da Geografia Brasileira, buscando compreender a relação entre o ensino de geografia no Brasil na primeira metade do século XIX e o projeto de sociedade defendido por diversos geógrafos daquele momento. Para tanto, fazemos uma análise dos principais autores (Aroldo de Azevedo, Pierre Monbeig, Delgado de Carvalho) que contribuíram na formação da geografia brasileira enquanto uma ciência moderna e que foram essenciais nas primeiras discussões acerca do lugar do ensino desta ciência em todos os níveis. Acreditamos que ao retomar as concepções e propostas apresentadas por tais autores, sem incorrer no erro na crítica vazia ou na apologia das mesmas, podemos construir caminhos e alternativas para pensar os fundamentos epistemológicos da geografia que hoje fazemos, tanto no que diz respeito à pesquisa quanto ao ensino.Universidade Federal do Ceará2011-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/41Geosaberes; Vol 1 No 2 (2010): July - Dec; 145-159Geosaberes; Vol 1 No 2 (2010): July - Dec; 145-159Geosaberes; Vol 1 No 2 (2010): July - Dec; 145-1592178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/41/67GIROTTO, Eduardo Donizetiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-06T18:41:19Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/41Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-01-06T18:41:19Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O lugar do ensino na formação da geografia brasileira |
title |
O lugar do ensino na formação da geografia brasileira |
spellingShingle |
O lugar do ensino na formação da geografia brasileira GIROTTO, Eduardo Donizeti Geografia, Ensino de Geografia Epistemologia – Ensino – Geografia Brasileira |
title_short |
O lugar do ensino na formação da geografia brasileira |
title_full |
O lugar do ensino na formação da geografia brasileira |
title_fullStr |
O lugar do ensino na formação da geografia brasileira |
title_full_unstemmed |
O lugar do ensino na formação da geografia brasileira |
title_sort |
O lugar do ensino na formação da geografia brasileira |
author |
GIROTTO, Eduardo Donizeti |
author_facet |
GIROTTO, Eduardo Donizeti |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GIROTTO, Eduardo Donizeti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia, Ensino de Geografia Epistemologia – Ensino – Geografia Brasileira |
topic |
Geografia, Ensino de Geografia Epistemologia – Ensino – Geografia Brasileira |
description |
O presente artigo tem como objetivo discutir o lugar do ensino no processo de formação da Geografia Brasileira, buscando compreender a relação entre o ensino de geografia no Brasil na primeira metade do século XIX e o projeto de sociedade defendido por diversos geógrafos daquele momento. Para tanto, fazemos uma análise dos principais autores (Aroldo de Azevedo, Pierre Monbeig, Delgado de Carvalho) que contribuíram na formação da geografia brasileira enquanto uma ciência moderna e que foram essenciais nas primeiras discussões acerca do lugar do ensino desta ciência em todos os níveis. Acreditamos que ao retomar as concepções e propostas apresentadas por tais autores, sem incorrer no erro na crítica vazia ou na apologia das mesmas, podemos construir caminhos e alternativas para pensar os fundamentos epistemológicos da geografia que hoje fazemos, tanto no que diz respeito à pesquisa quanto ao ensino. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/41 |
url |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/41 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/41/67 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Geosaberes; Vol 1 No 2 (2010): July - Dec; 145-159 Geosaberes; Vol 1 No 2 (2010): July - Dec; 145-159 Geosaberes; Vol 1 No 2 (2010): July - Dec; 145-159 2178-0463 reponame:Geosaberes instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Geosaberes |
collection |
Geosaberes |
repository.name.fl_str_mv |
Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br |
_version_ |
1798329642795401216 |