“Eu e a Fazenda olhamos pro futuro”: análise discursiva do anúncio de parceria entre Fazenda Futuro e Anitta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacobsen, Daniel Rossmann
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Entrepalavras
Texto Completo: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2671
Resumo: Este artigo tem como objetivo identificar e analisar elementos do discurso publicitário presentes no anúncio da parceria entre a cantora e empresária Anitta e a foodtech Fazenda Futuro, direcionado ao mercado e aos consumidores/seguidores. A análise é fundamentada nos conceitos de cenas da enunciação, ethos e cronotopo, a partir de uma perspectiva bakhtiniana do discurso e de propostas subsequentes de Maingueneau. Utilizando a metodologia de análise de discurso, este estudo busca compreender como esses elementos discursivos são empregados e seu impacto na construção de significados e identidades. A análise de discurso permite examinar os discursos presentes no anúncio, considerando suas estratégias comunicativas, linguísticas e socioculturais. Assim, este artigo contribui para o campo dos estudos de comunicação e publicidade, ampliando nosso entendimento sobre as estratégias discursivas na publicidade contemporânea.
id UFC-9_12481b891b9f95fef525836b15eb9eea
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/2671
network_acronym_str UFC-9
network_name_str Entrepalavras
repository_id_str
spelling “Eu e a Fazenda olhamos pro futuro”: análise discursiva do anúncio de parceria entre Fazenda Futuro e Anittadiscurso publicitário; análise do discurso; ethos; cenas da enunciaçãoEste artigo tem como objetivo identificar e analisar elementos do discurso publicitário presentes no anúncio da parceria entre a cantora e empresária Anitta e a foodtech Fazenda Futuro, direcionado ao mercado e aos consumidores/seguidores. A análise é fundamentada nos conceitos de cenas da enunciação, ethos e cronotopo, a partir de uma perspectiva bakhtiniana do discurso e de propostas subsequentes de Maingueneau. Utilizando a metodologia de análise de discurso, este estudo busca compreender como esses elementos discursivos são empregados e seu impacto na construção de significados e identidades. A análise de discurso permite examinar os discursos presentes no anúncio, considerando suas estratégias comunicativas, linguísticas e socioculturais. Assim, este artigo contribui para o campo dos estudos de comunicação e publicidade, ampliando nosso entendimento sobre as estratégias discursivas na publicidade contemporânea.Universidade Federal do CearáJacobsen, Daniel Rossmann2024-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/267110.22168/2237-6321-32671Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 195-212Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 195-212Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 195-212Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 195-212Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 195-2122237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2671/1070Direitos autorais 2024 Entrepalavrashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/deed.esinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-28T22:23:44Zoai:ojs.localhost:article/2671Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2024-04-28T22:23:44Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv “Eu e a Fazenda olhamos pro futuro”: análise discursiva do anúncio de parceria entre Fazenda Futuro e Anitta
title “Eu e a Fazenda olhamos pro futuro”: análise discursiva do anúncio de parceria entre Fazenda Futuro e Anitta
spellingShingle “Eu e a Fazenda olhamos pro futuro”: análise discursiva do anúncio de parceria entre Fazenda Futuro e Anitta
Jacobsen, Daniel Rossmann
discurso publicitário; análise do discurso; ethos; cenas da enunciação
title_short “Eu e a Fazenda olhamos pro futuro”: análise discursiva do anúncio de parceria entre Fazenda Futuro e Anitta
title_full “Eu e a Fazenda olhamos pro futuro”: análise discursiva do anúncio de parceria entre Fazenda Futuro e Anitta
title_fullStr “Eu e a Fazenda olhamos pro futuro”: análise discursiva do anúncio de parceria entre Fazenda Futuro e Anitta
title_full_unstemmed “Eu e a Fazenda olhamos pro futuro”: análise discursiva do anúncio de parceria entre Fazenda Futuro e Anitta
title_sort “Eu e a Fazenda olhamos pro futuro”: análise discursiva do anúncio de parceria entre Fazenda Futuro e Anitta
author Jacobsen, Daniel Rossmann
author_facet Jacobsen, Daniel Rossmann
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Jacobsen, Daniel Rossmann
dc.subject.por.fl_str_mv discurso publicitário; análise do discurso; ethos; cenas da enunciação
topic discurso publicitário; análise do discurso; ethos; cenas da enunciação
description Este artigo tem como objetivo identificar e analisar elementos do discurso publicitário presentes no anúncio da parceria entre a cantora e empresária Anitta e a foodtech Fazenda Futuro, direcionado ao mercado e aos consumidores/seguidores. A análise é fundamentada nos conceitos de cenas da enunciação, ethos e cronotopo, a partir de uma perspectiva bakhtiniana do discurso e de propostas subsequentes de Maingueneau. Utilizando a metodologia de análise de discurso, este estudo busca compreender como esses elementos discursivos são empregados e seu impacto na construção de significados e identidades. A análise de discurso permite examinar os discursos presentes no anúncio, considerando suas estratégias comunicativas, linguísticas e socioculturais. Assim, este artigo contribui para o campo dos estudos de comunicação e publicidade, ampliando nosso entendimento sobre as estratégias discursivas na publicidade contemporânea.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2671
10.22168/2237-6321-32671
url http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2671
identifier_str_mv 10.22168/2237-6321-32671
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2671/1070
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2024 Entrepalavras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/deed.es
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2024 Entrepalavras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/deed.es
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 195-212
Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 195-212
Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 195-212
Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 195-212
Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 195-212
2237-6321
reponame:Entrepalavras
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Entrepalavras
collection Entrepalavras
repository.name.fl_str_mv Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br
_version_ 1798329726171873280