“Eu e a Fazenda olhamos pro futuro”: análise discursiva do anúncio de parceria entre Fazenda Futuro e Anitta
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Entrepalavras |
Texto Completo: | http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2671 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo identificar e analisar elementos do discurso publicitário presentes no anúncio da parceria entre a cantora e empresária Anitta e a foodtech Fazenda Futuro, direcionado ao mercado e aos consumidores/seguidores. A análise é fundamentada nos conceitos de cenas da enunciação, ethos e cronotopo, a partir de uma perspectiva bakhtiniana do discurso e de propostas subsequentes de Maingueneau. Utilizando a metodologia de análise de discurso, este estudo busca compreender como esses elementos discursivos são empregados e seu impacto na construção de significados e identidades. A análise de discurso permite examinar os discursos presentes no anúncio, considerando suas estratégias comunicativas, linguísticas e socioculturais. Assim, este artigo contribui para o campo dos estudos de comunicação e publicidade, ampliando nosso entendimento sobre as estratégias discursivas na publicidade contemporânea. |
id |
UFC-9_12481b891b9f95fef525836b15eb9eea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/2671 |
network_acronym_str |
UFC-9 |
network_name_str |
Entrepalavras |
repository_id_str |
|
spelling |
“Eu e a Fazenda olhamos pro futuro”: análise discursiva do anúncio de parceria entre Fazenda Futuro e Anittadiscurso publicitário; análise do discurso; ethos; cenas da enunciaçãoEste artigo tem como objetivo identificar e analisar elementos do discurso publicitário presentes no anúncio da parceria entre a cantora e empresária Anitta e a foodtech Fazenda Futuro, direcionado ao mercado e aos consumidores/seguidores. A análise é fundamentada nos conceitos de cenas da enunciação, ethos e cronotopo, a partir de uma perspectiva bakhtiniana do discurso e de propostas subsequentes de Maingueneau. Utilizando a metodologia de análise de discurso, este estudo busca compreender como esses elementos discursivos são empregados e seu impacto na construção de significados e identidades. A análise de discurso permite examinar os discursos presentes no anúncio, considerando suas estratégias comunicativas, linguísticas e socioculturais. Assim, este artigo contribui para o campo dos estudos de comunicação e publicidade, ampliando nosso entendimento sobre as estratégias discursivas na publicidade contemporânea.Universidade Federal do CearáJacobsen, Daniel Rossmann2024-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/267110.22168/2237-6321-32671Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 195-212Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 195-212Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 195-212Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 195-212Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 195-2122237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2671/1070Direitos autorais 2024 Entrepalavrashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/deed.esinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-28T22:23:44Zoai:ojs.localhost:article/2671Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2024-04-28T22:23:44Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Eu e a Fazenda olhamos pro futuro”: análise discursiva do anúncio de parceria entre Fazenda Futuro e Anitta |
title |
“Eu e a Fazenda olhamos pro futuro”: análise discursiva do anúncio de parceria entre Fazenda Futuro e Anitta |
spellingShingle |
“Eu e a Fazenda olhamos pro futuro”: análise discursiva do anúncio de parceria entre Fazenda Futuro e Anitta Jacobsen, Daniel Rossmann discurso publicitário; análise do discurso; ethos; cenas da enunciação |
title_short |
“Eu e a Fazenda olhamos pro futuro”: análise discursiva do anúncio de parceria entre Fazenda Futuro e Anitta |
title_full |
“Eu e a Fazenda olhamos pro futuro”: análise discursiva do anúncio de parceria entre Fazenda Futuro e Anitta |
title_fullStr |
“Eu e a Fazenda olhamos pro futuro”: análise discursiva do anúncio de parceria entre Fazenda Futuro e Anitta |
title_full_unstemmed |
“Eu e a Fazenda olhamos pro futuro”: análise discursiva do anúncio de parceria entre Fazenda Futuro e Anitta |
title_sort |
“Eu e a Fazenda olhamos pro futuro”: análise discursiva do anúncio de parceria entre Fazenda Futuro e Anitta |
author |
Jacobsen, Daniel Rossmann |
author_facet |
Jacobsen, Daniel Rossmann |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jacobsen, Daniel Rossmann |
dc.subject.por.fl_str_mv |
discurso publicitário; análise do discurso; ethos; cenas da enunciação |
topic |
discurso publicitário; análise do discurso; ethos; cenas da enunciação |
description |
Este artigo tem como objetivo identificar e analisar elementos do discurso publicitário presentes no anúncio da parceria entre a cantora e empresária Anitta e a foodtech Fazenda Futuro, direcionado ao mercado e aos consumidores/seguidores. A análise é fundamentada nos conceitos de cenas da enunciação, ethos e cronotopo, a partir de uma perspectiva bakhtiniana do discurso e de propostas subsequentes de Maingueneau. Utilizando a metodologia de análise de discurso, este estudo busca compreender como esses elementos discursivos são empregados e seu impacto na construção de significados e identidades. A análise de discurso permite examinar os discursos presentes no anúncio, considerando suas estratégias comunicativas, linguísticas e socioculturais. Assim, este artigo contribui para o campo dos estudos de comunicação e publicidade, ampliando nosso entendimento sobre as estratégias discursivas na publicidade contemporânea. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2671 10.22168/2237-6321-32671 |
url |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2671 |
identifier_str_mv |
10.22168/2237-6321-32671 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2671/1070 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2024 Entrepalavras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/deed.es info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2024 Entrepalavras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/deed.es |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 195-212 Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 195-212 Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 195-212 Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 195-212 Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 195-212 2237-6321 reponame:Entrepalavras instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Entrepalavras |
collection |
Entrepalavras |
repository.name.fl_str_mv |
Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br |
_version_ |
1798329726171873280 |