O aspecto contextual da textualidade via LSF numa intervenção pedagógica sobre a atividade tradutória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Teresinha Penaforte
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Praxedes Filho, Pedro Henrique Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Entrepalavras
Texto Completo: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1759
Resumo: Neste artigo, buscamos relatar parte de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar o desenvolvimento da subcompetência bilíngue e metarreflexão de tradutores em formação (HURTADO ALBIR, 2005; PACTE, 2003; VASCONCELLOS; PAGANO, 2005; entre outros) sobre aspectos relativos à textualidade/tessitura (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014), no par linguístico português-inglês. A parte relatada trata apenas do aspecto ‘relação textos-contexto’. A pesquisa, orientada pela LSF e estudos da tradução, foi desenvolvida via intervenção pedagógica aplicada a bacharelandos em Língua Inglesa/Tradução da Universidade Estadual do Ceará. O corpus foi constituído pelas respostas a questões em cinco atividades pedagógicas e pelos comentários feitos em entrevistas inicial e final. Os resultados relativos à Atividade 1, sobre a relação textos-contexto, e a comentários na entrevista final demonstraram uma elevação no nível de subcompetência bilíngue dos participantes e de sua capacidade metarreflexiva sobre esse aspecto, tendo levado ao incremento de suas habilidades de leitura (no sentido amplo), o que, consequentemente, influencia suas escolhas tradutórias. 
id UFC-9_79daa8861fcb3a50869c9ca32bb5a54e
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1759
network_acronym_str UFC-9
network_name_str Entrepalavras
repository_id_str
spelling O aspecto contextual da textualidade via LSF numa intervenção pedagógica sobre a atividade tradutóriaEstudos da tradução. Linguística Sistêmico-Funcional. Competência tradutória.Neste artigo, buscamos relatar parte de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar o desenvolvimento da subcompetência bilíngue e metarreflexão de tradutores em formação (HURTADO ALBIR, 2005; PACTE, 2003; VASCONCELLOS; PAGANO, 2005; entre outros) sobre aspectos relativos à textualidade/tessitura (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014), no par linguístico português-inglês. A parte relatada trata apenas do aspecto ‘relação textos-contexto’. A pesquisa, orientada pela LSF e estudos da tradução, foi desenvolvida via intervenção pedagógica aplicada a bacharelandos em Língua Inglesa/Tradução da Universidade Estadual do Ceará. O corpus foi constituído pelas respostas a questões em cinco atividades pedagógicas e pelos comentários feitos em entrevistas inicial e final. Os resultados relativos à Atividade 1, sobre a relação textos-contexto, e a comentários na entrevista final demonstraram uma elevação no nível de subcompetência bilíngue dos participantes e de sua capacidade metarreflexiva sobre esse aspecto, tendo levado ao incremento de suas habilidades de leitura (no sentido amplo), o que, consequentemente, influencia suas escolhas tradutórias. Universidade Federal do CearáUniversidade Estadual do CearáPosLAVieira, Teresinha PenafortePraxedes Filho, Pedro Henrique Lima2020-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/175910.22168/2237-6321-9esp1759Entrepalavras; v. 10, n. 9esp (10): I Encontro Nacional em LSF; 8-28Entrepalavras; v. 10, n. 9esp (10): I Encontro Nacional em LSF; 8-28Entrepalavras; v. 10, n. 9esp (10): I Encontro Nacional em LSF; 8-28Entrepalavras; v. 10, n. 9esp (10): I Encontro Nacional em LSF; 8-28Entrepalavras; v. 10, n. 9esp (10): I Encontro Nacional em LSF; 8-282237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1759/718Direitos autorais 2020 Entrepalavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-26T00:44:23Zoai:ojs.localhost:article/1759Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2020-08-26T00:44:23Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O aspecto contextual da textualidade via LSF numa intervenção pedagógica sobre a atividade tradutória
title O aspecto contextual da textualidade via LSF numa intervenção pedagógica sobre a atividade tradutória
spellingShingle O aspecto contextual da textualidade via LSF numa intervenção pedagógica sobre a atividade tradutória
Vieira, Teresinha Penaforte
Estudos da tradução. Linguística Sistêmico-Funcional. Competência tradutória.
title_short O aspecto contextual da textualidade via LSF numa intervenção pedagógica sobre a atividade tradutória
title_full O aspecto contextual da textualidade via LSF numa intervenção pedagógica sobre a atividade tradutória
title_fullStr O aspecto contextual da textualidade via LSF numa intervenção pedagógica sobre a atividade tradutória
title_full_unstemmed O aspecto contextual da textualidade via LSF numa intervenção pedagógica sobre a atividade tradutória
title_sort O aspecto contextual da textualidade via LSF numa intervenção pedagógica sobre a atividade tradutória
author Vieira, Teresinha Penaforte
author_facet Vieira, Teresinha Penaforte
Praxedes Filho, Pedro Henrique Lima
author_role author
author2 Praxedes Filho, Pedro Henrique Lima
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Ceará
PosLA
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Teresinha Penaforte
Praxedes Filho, Pedro Henrique Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos da tradução. Linguística Sistêmico-Funcional. Competência tradutória.
topic Estudos da tradução. Linguística Sistêmico-Funcional. Competência tradutória.
description Neste artigo, buscamos relatar parte de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar o desenvolvimento da subcompetência bilíngue e metarreflexão de tradutores em formação (HURTADO ALBIR, 2005; PACTE, 2003; VASCONCELLOS; PAGANO, 2005; entre outros) sobre aspectos relativos à textualidade/tessitura (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014), no par linguístico português-inglês. A parte relatada trata apenas do aspecto ‘relação textos-contexto’. A pesquisa, orientada pela LSF e estudos da tradução, foi desenvolvida via intervenção pedagógica aplicada a bacharelandos em Língua Inglesa/Tradução da Universidade Estadual do Ceará. O corpus foi constituído pelas respostas a questões em cinco atividades pedagógicas e pelos comentários feitos em entrevistas inicial e final. Os resultados relativos à Atividade 1, sobre a relação textos-contexto, e a comentários na entrevista final demonstraram uma elevação no nível de subcompetência bilíngue dos participantes e de sua capacidade metarreflexiva sobre esse aspecto, tendo levado ao incremento de suas habilidades de leitura (no sentido amplo), o que, consequentemente, influencia suas escolhas tradutórias. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1759
10.22168/2237-6321-9esp1759
url http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1759
identifier_str_mv 10.22168/2237-6321-9esp1759
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1759/718
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Entrepalavras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Entrepalavras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Entrepalavras; v. 10, n. 9esp (10): I Encontro Nacional em LSF; 8-28
Entrepalavras; v. 10, n. 9esp (10): I Encontro Nacional em LSF; 8-28
Entrepalavras; v. 10, n. 9esp (10): I Encontro Nacional em LSF; 8-28
Entrepalavras; v. 10, n. 9esp (10): I Encontro Nacional em LSF; 8-28
Entrepalavras; v. 10, n. 9esp (10): I Encontro Nacional em LSF; 8-28
2237-6321
reponame:Entrepalavras
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Entrepalavras
collection Entrepalavras
repository.name.fl_str_mv Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br
_version_ 1798329730207842304