O aspecto contextual da textualidade via LSF numa intervenção pedagógica sobre a atividade tradutória
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Entrepalavras |
Texto Completo: | http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1759 |
Resumo: | Neste artigo, buscamos relatar parte de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar o desenvolvimento da subcompetência bilíngue e metarreflexão de tradutores em formação (HURTADO ALBIR, 2005; PACTE, 2003; VASCONCELLOS; PAGANO, 2005; entre outros) sobre aspectos relativos à textualidade/tessitura (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014), no par linguístico português-inglês. A parte relatada trata apenas do aspecto ‘relação textos-contexto’. A pesquisa, orientada pela LSF e estudos da tradução, foi desenvolvida via intervenção pedagógica aplicada a bacharelandos em Língua Inglesa/Tradução da Universidade Estadual do Ceará. O corpus foi constituído pelas respostas a questões em cinco atividades pedagógicas e pelos comentários feitos em entrevistas inicial e final. Os resultados relativos à Atividade 1, sobre a relação textos-contexto, e a comentários na entrevista final demonstraram uma elevação no nível de subcompetência bilíngue dos participantes e de sua capacidade metarreflexiva sobre esse aspecto, tendo levado ao incremento de suas habilidades de leitura (no sentido amplo), o que, consequentemente, influencia suas escolhas tradutórias. |
id |
UFC-9_79daa8861fcb3a50869c9ca32bb5a54e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/1759 |
network_acronym_str |
UFC-9 |
network_name_str |
Entrepalavras |
repository_id_str |
|
spelling |
O aspecto contextual da textualidade via LSF numa intervenção pedagógica sobre a atividade tradutóriaEstudos da tradução. Linguística Sistêmico-Funcional. Competência tradutória.Neste artigo, buscamos relatar parte de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar o desenvolvimento da subcompetência bilíngue e metarreflexão de tradutores em formação (HURTADO ALBIR, 2005; PACTE, 2003; VASCONCELLOS; PAGANO, 2005; entre outros) sobre aspectos relativos à textualidade/tessitura (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014), no par linguístico português-inglês. A parte relatada trata apenas do aspecto ‘relação textos-contexto’. A pesquisa, orientada pela LSF e estudos da tradução, foi desenvolvida via intervenção pedagógica aplicada a bacharelandos em Língua Inglesa/Tradução da Universidade Estadual do Ceará. O corpus foi constituído pelas respostas a questões em cinco atividades pedagógicas e pelos comentários feitos em entrevistas inicial e final. Os resultados relativos à Atividade 1, sobre a relação textos-contexto, e a comentários na entrevista final demonstraram uma elevação no nível de subcompetência bilíngue dos participantes e de sua capacidade metarreflexiva sobre esse aspecto, tendo levado ao incremento de suas habilidades de leitura (no sentido amplo), o que, consequentemente, influencia suas escolhas tradutórias. Universidade Federal do CearáUniversidade Estadual do CearáPosLAVieira, Teresinha PenafortePraxedes Filho, Pedro Henrique Lima2020-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/175910.22168/2237-6321-9esp1759Entrepalavras; v. 10, n. 9esp (10): I Encontro Nacional em LSF; 8-28Entrepalavras; v. 10, n. 9esp (10): I Encontro Nacional em LSF; 8-28Entrepalavras; v. 10, n. 9esp (10): I Encontro Nacional em LSF; 8-28Entrepalavras; v. 10, n. 9esp (10): I Encontro Nacional em LSF; 8-28Entrepalavras; v. 10, n. 9esp (10): I Encontro Nacional em LSF; 8-282237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1759/718Direitos autorais 2020 Entrepalavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-26T00:44:23Zoai:ojs.localhost:article/1759Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2020-08-26T00:44:23Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O aspecto contextual da textualidade via LSF numa intervenção pedagógica sobre a atividade tradutória |
title |
O aspecto contextual da textualidade via LSF numa intervenção pedagógica sobre a atividade tradutória |
spellingShingle |
O aspecto contextual da textualidade via LSF numa intervenção pedagógica sobre a atividade tradutória Vieira, Teresinha Penaforte Estudos da tradução. Linguística Sistêmico-Funcional. Competência tradutória. |
title_short |
O aspecto contextual da textualidade via LSF numa intervenção pedagógica sobre a atividade tradutória |
title_full |
O aspecto contextual da textualidade via LSF numa intervenção pedagógica sobre a atividade tradutória |
title_fullStr |
O aspecto contextual da textualidade via LSF numa intervenção pedagógica sobre a atividade tradutória |
title_full_unstemmed |
O aspecto contextual da textualidade via LSF numa intervenção pedagógica sobre a atividade tradutória |
title_sort |
O aspecto contextual da textualidade via LSF numa intervenção pedagógica sobre a atividade tradutória |
author |
Vieira, Teresinha Penaforte |
author_facet |
Vieira, Teresinha Penaforte Praxedes Filho, Pedro Henrique Lima |
author_role |
author |
author2 |
Praxedes Filho, Pedro Henrique Lima |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Ceará PosLA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Teresinha Penaforte Praxedes Filho, Pedro Henrique Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudos da tradução. Linguística Sistêmico-Funcional. Competência tradutória. |
topic |
Estudos da tradução. Linguística Sistêmico-Funcional. Competência tradutória. |
description |
Neste artigo, buscamos relatar parte de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar o desenvolvimento da subcompetência bilíngue e metarreflexão de tradutores em formação (HURTADO ALBIR, 2005; PACTE, 2003; VASCONCELLOS; PAGANO, 2005; entre outros) sobre aspectos relativos à textualidade/tessitura (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014), no par linguístico português-inglês. A parte relatada trata apenas do aspecto ‘relação textos-contexto’. A pesquisa, orientada pela LSF e estudos da tradução, foi desenvolvida via intervenção pedagógica aplicada a bacharelandos em Língua Inglesa/Tradução da Universidade Estadual do Ceará. O corpus foi constituído pelas respostas a questões em cinco atividades pedagógicas e pelos comentários feitos em entrevistas inicial e final. Os resultados relativos à Atividade 1, sobre a relação textos-contexto, e a comentários na entrevista final demonstraram uma elevação no nível de subcompetência bilíngue dos participantes e de sua capacidade metarreflexiva sobre esse aspecto, tendo levado ao incremento de suas habilidades de leitura (no sentido amplo), o que, consequentemente, influencia suas escolhas tradutórias. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1759 10.22168/2237-6321-9esp1759 |
url |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1759 |
identifier_str_mv |
10.22168/2237-6321-9esp1759 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1759/718 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Entrepalavras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Entrepalavras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Entrepalavras; v. 10, n. 9esp (10): I Encontro Nacional em LSF; 8-28 Entrepalavras; v. 10, n. 9esp (10): I Encontro Nacional em LSF; 8-28 Entrepalavras; v. 10, n. 9esp (10): I Encontro Nacional em LSF; 8-28 Entrepalavras; v. 10, n. 9esp (10): I Encontro Nacional em LSF; 8-28 Entrepalavras; v. 10, n. 9esp (10): I Encontro Nacional em LSF; 8-28 2237-6321 reponame:Entrepalavras instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Entrepalavras |
collection |
Entrepalavras |
repository.name.fl_str_mv |
Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br |
_version_ |
1798329730207842304 |