Procurando agulha no palheiro em busca de fraseologismos em dois livros didáticos de português
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Entrepalavras |
Texto Completo: | http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2135 |
Resumo: | O objetivo deste artigo consiste em analisar o tratamento didático destinado aos fraseologismos em seções de dois livros didáticos do 7º Ano do Ensino Fundamental. A corrente teórica fraseológica adotada se baseia em Mejri (1997; 2012) e em Antunes (2012), Pontes (2011) e Monteiro-Plantin (2017), no que tange ao tratamento do ensino do léxico a partir de livros didáticos e dicionários. A metodologia utilizada foi a de análise de conteúdo, cuja técnica de coleta da amostra foi amparada pela procura, em dois livros didáticos (DELMANTO; CARVALHO, 2018; CORDEIRO, 2018), por fraseologismos nos textos principais de cada unidade e nos boxes intitulados ‘Dicionário’ e ‘Vocabulário’. Os resultados encontrados apontam para a baixa frequência de fraseologismos nos dois livros analisados. A análise mais apurada desse resultado conduz ao entendimento de que as unidades fraseológicas, apesar de constituírem quantidade relevante do léxico, ainda são pouco exploradas no ensino de língua portuguesa. |
id |
UFC-9_7d46bef0d27f87ca4797774f337d7443 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/2135 |
network_acronym_str |
UFC-9 |
network_name_str |
Entrepalavras |
repository_id_str |
|
spelling |
Procurando agulha no palheiro em busca de fraseologismos em dois livros didáticos de portuguêsFraseologismos. Livros didáticos. Dicionário. Vocabulário.O objetivo deste artigo consiste em analisar o tratamento didático destinado aos fraseologismos em seções de dois livros didáticos do 7º Ano do Ensino Fundamental. A corrente teórica fraseológica adotada se baseia em Mejri (1997; 2012) e em Antunes (2012), Pontes (2011) e Monteiro-Plantin (2017), no que tange ao tratamento do ensino do léxico a partir de livros didáticos e dicionários. A metodologia utilizada foi a de análise de conteúdo, cuja técnica de coleta da amostra foi amparada pela procura, em dois livros didáticos (DELMANTO; CARVALHO, 2018; CORDEIRO, 2018), por fraseologismos nos textos principais de cada unidade e nos boxes intitulados ‘Dicionário’ e ‘Vocabulário’. Os resultados encontrados apontam para a baixa frequência de fraseologismos nos dois livros analisados. A análise mais apurada desse resultado conduz ao entendimento de que as unidades fraseológicas, apesar de constituírem quantidade relevante do léxico, ainda são pouco exploradas no ensino de língua portuguesa.Universidade Federal do Cearáde Souza, Davi PereiraNunes Salvador, Carlene Ferreira2022-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/213510.22168/2237-6321-32135Entrepalavras; v. 11, n. 11esp (11): Dicionário, léxico e ensino de línguas; 357-379Entrepalavras; v. 11, n. 11esp (11): Dicionário, léxico e ensino de línguas; 357-379Entrepalavras; v. 11, n. 11esp (11): Dicionário, léxico e ensino de línguas; 357-379Entrepalavras; v. 11, n. 11esp (11): Dicionário, léxico e ensino de línguas; 357-379Entrepalavras; v. 11, n. 11esp (11): Dicionário, léxico e ensino de línguas; 357-3792237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2135/838Direitos autorais 2022 Entrepalavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-29T22:31:39Zoai:ojs.localhost:article/2135Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2022-03-29T22:31:39Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Procurando agulha no palheiro em busca de fraseologismos em dois livros didáticos de português |
title |
Procurando agulha no palheiro em busca de fraseologismos em dois livros didáticos de português |
spellingShingle |
Procurando agulha no palheiro em busca de fraseologismos em dois livros didáticos de português de Souza, Davi Pereira Fraseologismos. Livros didáticos. Dicionário. Vocabulário. |
title_short |
Procurando agulha no palheiro em busca de fraseologismos em dois livros didáticos de português |
title_full |
Procurando agulha no palheiro em busca de fraseologismos em dois livros didáticos de português |
title_fullStr |
Procurando agulha no palheiro em busca de fraseologismos em dois livros didáticos de português |
title_full_unstemmed |
Procurando agulha no palheiro em busca de fraseologismos em dois livros didáticos de português |
title_sort |
Procurando agulha no palheiro em busca de fraseologismos em dois livros didáticos de português |
author |
de Souza, Davi Pereira |
author_facet |
de Souza, Davi Pereira Nunes Salvador, Carlene Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Nunes Salvador, Carlene Ferreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Souza, Davi Pereira Nunes Salvador, Carlene Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fraseologismos. Livros didáticos. Dicionário. Vocabulário. |
topic |
Fraseologismos. Livros didáticos. Dicionário. Vocabulário. |
description |
O objetivo deste artigo consiste em analisar o tratamento didático destinado aos fraseologismos em seções de dois livros didáticos do 7º Ano do Ensino Fundamental. A corrente teórica fraseológica adotada se baseia em Mejri (1997; 2012) e em Antunes (2012), Pontes (2011) e Monteiro-Plantin (2017), no que tange ao tratamento do ensino do léxico a partir de livros didáticos e dicionários. A metodologia utilizada foi a de análise de conteúdo, cuja técnica de coleta da amostra foi amparada pela procura, em dois livros didáticos (DELMANTO; CARVALHO, 2018; CORDEIRO, 2018), por fraseologismos nos textos principais de cada unidade e nos boxes intitulados ‘Dicionário’ e ‘Vocabulário’. Os resultados encontrados apontam para a baixa frequência de fraseologismos nos dois livros analisados. A análise mais apurada desse resultado conduz ao entendimento de que as unidades fraseológicas, apesar de constituírem quantidade relevante do léxico, ainda são pouco exploradas no ensino de língua portuguesa. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2135 10.22168/2237-6321-32135 |
url |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2135 |
identifier_str_mv |
10.22168/2237-6321-32135 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2135/838 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Entrepalavras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Entrepalavras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Entrepalavras; v. 11, n. 11esp (11): Dicionário, léxico e ensino de línguas; 357-379 Entrepalavras; v. 11, n. 11esp (11): Dicionário, léxico e ensino de línguas; 357-379 Entrepalavras; v. 11, n. 11esp (11): Dicionário, léxico e ensino de línguas; 357-379 Entrepalavras; v. 11, n. 11esp (11): Dicionário, léxico e ensino de línguas; 357-379 Entrepalavras; v. 11, n. 11esp (11): Dicionário, léxico e ensino de línguas; 357-379 2237-6321 reponame:Entrepalavras instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Entrepalavras |
collection |
Entrepalavras |
repository.name.fl_str_mv |
Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br |
_version_ |
1798329729575550976 |