Procurando agulha no palheiro em busca de fraseologismos em dois livros didáticos de português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Davi Pereira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Nunes Salvador, Carlene Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Entrepalavras
Texto Completo: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2135
Resumo: O objetivo deste artigo consiste em analisar o tratamento didático destinado aos fraseologismos em seções de dois livros didáticos do 7º Ano do Ensino Fundamental. A corrente teórica fraseológica adotada se baseia em Mejri (1997; 2012) e em Antunes (2012), Pontes (2011) e Monteiro-Plantin (2017), no que tange ao tratamento do ensino do léxico a partir de livros didáticos e dicionários. A metodologia utilizada foi a de análise de conteúdo, cuja técnica de coleta da amostra foi amparada pela procura, em dois livros didáticos (DELMANTO; CARVALHO, 2018; CORDEIRO, 2018), por fraseologismos nos textos principais de cada unidade e nos boxes intitulados ‘Dicionário’ e ‘Vocabulário’. Os resultados encontrados apontam para a baixa frequência de fraseologismos nos dois livros analisados. A análise mais apurada desse resultado conduz ao entendimento de que as unidades fraseológicas, apesar de constituírem quantidade relevante do léxico, ainda são pouco exploradas no ensino de língua portuguesa.
id UFC-9_7d46bef0d27f87ca4797774f337d7443
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/2135
network_acronym_str UFC-9
network_name_str Entrepalavras
repository_id_str
spelling Procurando agulha no palheiro em busca de fraseologismos em dois livros didáticos de portuguêsFraseologismos. Livros didáticos. Dicionário. Vocabulário.O objetivo deste artigo consiste em analisar o tratamento didático destinado aos fraseologismos em seções de dois livros didáticos do 7º Ano do Ensino Fundamental. A corrente teórica fraseológica adotada se baseia em Mejri (1997; 2012) e em Antunes (2012), Pontes (2011) e Monteiro-Plantin (2017), no que tange ao tratamento do ensino do léxico a partir de livros didáticos e dicionários. A metodologia utilizada foi a de análise de conteúdo, cuja técnica de coleta da amostra foi amparada pela procura, em dois livros didáticos (DELMANTO; CARVALHO, 2018; CORDEIRO, 2018), por fraseologismos nos textos principais de cada unidade e nos boxes intitulados ‘Dicionário’ e ‘Vocabulário’. Os resultados encontrados apontam para a baixa frequência de fraseologismos nos dois livros analisados. A análise mais apurada desse resultado conduz ao entendimento de que as unidades fraseológicas, apesar de constituírem quantidade relevante do léxico, ainda são pouco exploradas no ensino de língua portuguesa.Universidade Federal do Cearáde Souza, Davi PereiraNunes Salvador, Carlene Ferreira2022-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/213510.22168/2237-6321-32135Entrepalavras; v. 11, n. 11esp (11): Dicionário, léxico e ensino de línguas; 357-379Entrepalavras; v. 11, n. 11esp (11): Dicionário, léxico e ensino de línguas; 357-379Entrepalavras; v. 11, n. 11esp (11): Dicionário, léxico e ensino de línguas; 357-379Entrepalavras; v. 11, n. 11esp (11): Dicionário, léxico e ensino de línguas; 357-379Entrepalavras; v. 11, n. 11esp (11): Dicionário, léxico e ensino de línguas; 357-3792237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2135/838Direitos autorais 2022 Entrepalavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-29T22:31:39Zoai:ojs.localhost:article/2135Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2022-03-29T22:31:39Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Procurando agulha no palheiro em busca de fraseologismos em dois livros didáticos de português
title Procurando agulha no palheiro em busca de fraseologismos em dois livros didáticos de português
spellingShingle Procurando agulha no palheiro em busca de fraseologismos em dois livros didáticos de português
de Souza, Davi Pereira
Fraseologismos. Livros didáticos. Dicionário. Vocabulário.
title_short Procurando agulha no palheiro em busca de fraseologismos em dois livros didáticos de português
title_full Procurando agulha no palheiro em busca de fraseologismos em dois livros didáticos de português
title_fullStr Procurando agulha no palheiro em busca de fraseologismos em dois livros didáticos de português
title_full_unstemmed Procurando agulha no palheiro em busca de fraseologismos em dois livros didáticos de português
title_sort Procurando agulha no palheiro em busca de fraseologismos em dois livros didáticos de português
author de Souza, Davi Pereira
author_facet de Souza, Davi Pereira
Nunes Salvador, Carlene Ferreira
author_role author
author2 Nunes Salvador, Carlene Ferreira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza, Davi Pereira
Nunes Salvador, Carlene Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Fraseologismos. Livros didáticos. Dicionário. Vocabulário.
topic Fraseologismos. Livros didáticos. Dicionário. Vocabulário.
description O objetivo deste artigo consiste em analisar o tratamento didático destinado aos fraseologismos em seções de dois livros didáticos do 7º Ano do Ensino Fundamental. A corrente teórica fraseológica adotada se baseia em Mejri (1997; 2012) e em Antunes (2012), Pontes (2011) e Monteiro-Plantin (2017), no que tange ao tratamento do ensino do léxico a partir de livros didáticos e dicionários. A metodologia utilizada foi a de análise de conteúdo, cuja técnica de coleta da amostra foi amparada pela procura, em dois livros didáticos (DELMANTO; CARVALHO, 2018; CORDEIRO, 2018), por fraseologismos nos textos principais de cada unidade e nos boxes intitulados ‘Dicionário’ e ‘Vocabulário’. Os resultados encontrados apontam para a baixa frequência de fraseologismos nos dois livros analisados. A análise mais apurada desse resultado conduz ao entendimento de que as unidades fraseológicas, apesar de constituírem quantidade relevante do léxico, ainda são pouco exploradas no ensino de língua portuguesa.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2135
10.22168/2237-6321-32135
url http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2135
identifier_str_mv 10.22168/2237-6321-32135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2135/838
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Entrepalavras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Entrepalavras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Entrepalavras; v. 11, n. 11esp (11): Dicionário, léxico e ensino de línguas; 357-379
Entrepalavras; v. 11, n. 11esp (11): Dicionário, léxico e ensino de línguas; 357-379
Entrepalavras; v. 11, n. 11esp (11): Dicionário, léxico e ensino de línguas; 357-379
Entrepalavras; v. 11, n. 11esp (11): Dicionário, léxico e ensino de línguas; 357-379
Entrepalavras; v. 11, n. 11esp (11): Dicionário, léxico e ensino de línguas; 357-379
2237-6321
reponame:Entrepalavras
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Entrepalavras
collection Entrepalavras
repository.name.fl_str_mv Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br
_version_ 1798329729575550976