A organização retórica do gênero artigo experimental em comunidades disciplinares distintas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Entrepalavras |
Texto Completo: | http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/72 |
Resumo: | Com esta pesquisa, investigamos, em artigos científicos das áreas de Linguística, Geografia e Medicina, de que modo as unidades retóricas (SWALES, 1990) dos textos foram organizadas por membros experientes destas comunidades. Como objetivo central, pesquisamos se diferentes comunidades disciplinares (HYLAND, 2000) influenciam na construção dos gêneros acadêmicos partindo da hipótese de que campos disciplinares distintos constroem diferentemente os gêneros que utilizam. Para a análise dos artigos, utilizamos o modelo de organização retórica de Bernardino (2007), elaborado com base no modelo CARS (Create a Research Space) proposto por Swales (1990) em sua Análise de Gêneros Textuais, para descrever a organização e a distribuição das unidades. Utilizamos também, como referencial teórico, os estudos de Swales (1990, 1992, 1998, 2004) a respeito de comunidades discursivas e do modelo CARS, o conceito sobre comunidade disciplinar de Hyland (2000) e os pressupostos teóricos de Motta-Roth (2001) e de Bernardino (2007) sobre o gênero artigo experimental (BERNARDINO, 2007). O corpus analisado é formado por seis exemplares do gênero artigo experimental, sendo dois de cada área, selecionados a partir de um levantamento aleatório em periódicos Qualis A e B. Para o reconhecimento das unidades retóricas, buscamos identificar pistas lexicais e pistas fisicamente localizadas no texto, como a marcação dos parágrafos. Os resultados apontaram para a influência das áreas disciplinares na distribuição das informações nos textos, uma vez que cada comunidade acadêmico-científica parece possuir convenções, normas, nomenclaturas e metodologias particulares para a composição de seus textos. |
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A organização retórica do gênero artigo experimental em comunidades disciplinares distintasLinguística Aplicadaartigo experimental; organização retórica; áreas disciplinares.Com esta pesquisa, investigamos, em artigos científicos das áreas de Linguística, Geografia e Medicina, de que modo as unidades retóricas (SWALES, 1990) dos textos foram organizadas por membros experientes destas comunidades. Como objetivo central, pesquisamos se diferentes comunidades disciplinares (HYLAND, 2000) influenciam na construção dos gêneros acadêmicos partindo da hipótese de que campos disciplinares distintos constroem diferentemente os gêneros que utilizam. Para a análise dos artigos, utilizamos o modelo de organização retórica de Bernardino (2007), elaborado com base no modelo CARS (Create a Research Space) proposto por Swales (1990) em sua Análise de Gêneros Textuais, para descrever a organização e a distribuição das unidades. Utilizamos também, como referencial teórico, os estudos de Swales (1990, 1992, 1998, 2004) a respeito de comunidades discursivas e do modelo CARS, o conceito sobre comunidade disciplinar de Hyland (2000) e os pressupostos teóricos de Motta-Roth (2001) e de Bernardino (2007) sobre o gênero artigo experimental (BERNARDINO, 2007). O corpus analisado é formado por seis exemplares do gênero artigo experimental, sendo dois de cada área, selecionados a partir de um levantamento aleatório em periódicos Qualis A e B. Para o reconhecimento das unidades retóricas, buscamos identificar pistas lexicais e pistas fisicamente localizadas no texto, como a marcação dos parágrafos. Os resultados apontaram para a influência das áreas disciplinares na distribuição das informações nos textos, uma vez que cada comunidade acadêmico-científica parece possuir convenções, normas, nomenclaturas e metodologias particulares para a composição de seus textos.Universidade Federal do CearáFundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FUNCAPCosta, Raquel Leite Saboia da2012-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa metodológicaapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/7210.22168/2237-6321.2.2.2.126-146Entrepalavras; v. 2, n. 2 (2): Entrepalavras; 126-146Entrepalavras; v. 2, n. 2 (2): Entrepalavras; 126-146Entrepalavras; v. 2, n. 2 (2): Entrepalavras; 126-146Entrepalavras; v. 2, n. 2 (2): Entrepalavras; 126-146Entrepalavras; v. 2, n. 2 (2): Entrepalavras; 126-1462237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/72/154info:eu-repo/semantics/openAccess2012-11-01T14:59:39Zoai:ojs.localhost:article/72Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2012-11-01T14:59:39Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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