Variação pronominal e escolaridade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Entrepalavras |
Texto Completo: | http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/403 |
Resumo: | Neste artigo analisamos a influência da variável escolaridade no uso dos pronomes pessoais nós/a gente e tu/você no falar de Concórdia – SC. Este estudo está apoiado, especialmente, nos pressupostos teóricos da Sociolinguística Variacionista. A amostra foi constituída por 24 entrevistas, coletadas entre os anos de 2007 e 2010 e distribuídas por duas faixas etárias(26 a 45 anos, 50 anos ou mais); sexo (masculino, feminino); e três níveis de escolaridade (fundamental I, fundamental II, ensino médio). Para a análise estatística dos dados coletados foi utilizado o pacote de programas VARBRUL (PINTZUK, 1988). Os resultados da variável escolaridade apresentaram tendências opostas: na análise de nós/a gente, os falantes com nível mais elevado de escolaridade, o nível médio, favoreceram o pronome canônico nós, enquanto no nível fundamental I e II, o uso da forma inovadora a gente predominou; já na variação tu/você,o uso do pronome inovador você predominou entre os falantes mais escolarizados, enquanto os menos escolarizados fizeram maior uso do pronome canônico tu. |
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Variação pronominal e escolaridadeSociolinguística e DialetologiaSociolinguística; Variação pronominal; Escolaridade. Neste artigo analisamos a influência da variável escolaridade no uso dos pronomes pessoais nós/a gente e tu/você no falar de Concórdia – SC. Este estudo está apoiado, especialmente, nos pressupostos teóricos da Sociolinguística Variacionista. A amostra foi constituída por 24 entrevistas, coletadas entre os anos de 2007 e 2010 e distribuídas por duas faixas etárias(26 a 45 anos, 50 anos ou mais); sexo (masculino, feminino); e três níveis de escolaridade (fundamental I, fundamental II, ensino médio). Para a análise estatística dos dados coletados foi utilizado o pacote de programas VARBRUL (PINTZUK, 1988). Os resultados da variável escolaridade apresentaram tendências opostas: na análise de nós/a gente, os falantes com nível mais elevado de escolaridade, o nível médio, favoreceram o pronome canônico nós, enquanto no nível fundamental I e II, o uso da forma inovadora a gente predominou; já na variação tu/você,o uso do pronome inovador você predominou entre os falantes mais escolarizados, enquanto os menos escolarizados fizeram maior uso do pronome canônico tu. Universidade Federal do CearáCAPESFranceschini, Lucelene Teresinha2014-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/40310.22168/2237-6321.4.4.2.78-89Entrepalavras; v. 4, n. 2 (4): Entrepalavras; 78-89Entrepalavras; v. 4, n. 2 (4): Entrepalavras; 78-89Entrepalavras; v. 4, n. 2 (4): Entrepalavras; 78-89Entrepalavras; v. 4, n. 2 (4): Entrepalavras; 78-89Entrepalavras; v. 4, n. 2 (4): Entrepalavras; 78-892237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/403/264info:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-29T02:40:09Zoai:ojs.localhost:article/403Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2014-12-29T02:40:09Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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