O trabalho (in)visível do professor da escola básica no estágio supervisionado de espanhol: interfaces entre estudos discursivo e do trabalho
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/3221 |
Resumo: | Esta tese de doutorado se insere num conjunto de pesquisas que se voltam para as articulações existentes entre as práticas de linguagem e as situações de trabalho em diferentes contextos e situações enunciativas. Observamos vários estudos focados em investigar questões relacionadas à formação docente, que se centram, grande parte, na articulação entre a teoria e prática, nas políticas públicas, reformas curriculares, estágio supervisionado, entre outros. No entanto, pouco (ou nunca) se discute sobre os saberes e atribuições que constituem o trabalho do professor em atuação na escola básica que recebe estagiário dos cursos de Licenciatura, que segundo nossa visão, compartilha com o professor da universidade, o papel de formador. Dessa maneira, definimos como objeto de estudo o que se diz sobre o trabalho do professor da escola básica no estágio supervisionado - Habilitação Português-Espanhol. O aporte teórico se situa nas interfaces entre os estudos da linguagem, sob uma perspectiva discursiva de base enunciativa (MAINGUENEAU, 1997, 2002, 2007) e os estudos do trabalho (SCHWARTZ, 1997, 2013), pautadas numa concepção ampliada de situação de trabalho (ROCHA, DAHER, SANT´ANNA, 2002). Os objetivos específicos são: (a) reunir documentos e informações sobre a Licenciatura e o estágio supervisionado de espanhol, com ênfase no estado do Rio de Janeiro; (b) identificar sentidos construídos sobre o trabalho do professor da escola básica no estágio supervisionado de espanhol; e (c) criar um espaço coletivo de discussão para dar voz ao ponto de vista desse profissional sobre seu próprio trabalho. Os encaminhamentos metodológicos consideram: (a) observação acerca do que dizem documentos do âmbito nacional, de universidades públicas (UERJ, UFF, UFRJ e UFRRJ) e de instituições do ensino básico sobre o trabalho do professor, foco deste estudo; (b) realização de entrevistas com professores universitários; e (c) organização e análise de fórum de discussão com professores da escola básica que recebem estagiários. Os resultados evidenciam sentidos discursivos que apontam para um trabalho constituído por diversas ausências, entre as quais destacamos: a ausência de normatização, de diálogo com a universidade e de valorização do seu lugar na formação docente. Esperamos que esta pesquisa, ao dar visibilidade à importância do trabalho do professor da escola básica no estágio supervisionado, possa colaborar com futuros estudos que problematizem esse tema em prol cada vez mais de uma formação docente pública de qualidade. |
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O trabalho (in)visível do professor da escola básica no estágio supervisionado de espanhol: interfaces entre estudos discursivo e do trabalhoPráticas de linguagemTrabalho do professor da escola básicaEstágio supervisionadoPrática de ensinoProfessorLinguagem (ensino)Estágio supervisionadoEnsino fundamentalPrácticas de lenguajeTrabajo del profesor de la escuelaPrácticas profesionales supervisadasEsta tese de doutorado se insere num conjunto de pesquisas que se voltam para as articulações existentes entre as práticas de linguagem e as situações de trabalho em diferentes contextos e situações enunciativas. Observamos vários estudos focados em investigar questões relacionadas à formação docente, que se centram, grande parte, na articulação entre a teoria e prática, nas políticas públicas, reformas curriculares, estágio supervisionado, entre outros. No entanto, pouco (ou nunca) se discute sobre os saberes e atribuições que constituem o trabalho do professor em atuação na escola básica que recebe estagiário dos cursos de Licenciatura, que segundo nossa visão, compartilha com o professor da universidade, o papel de formador. Dessa maneira, definimos como objeto de estudo o que se diz sobre o trabalho do professor da escola básica no estágio supervisionado - Habilitação Português-Espanhol. O aporte teórico se situa nas interfaces entre os estudos da linguagem, sob uma perspectiva discursiva de base enunciativa (MAINGUENEAU, 1997, 2002, 2007) e os estudos do trabalho (SCHWARTZ, 1997, 2013), pautadas numa concepção ampliada de situação de trabalho (ROCHA, DAHER, SANT´ANNA, 2002). Os objetivos específicos são: (a) reunir documentos e informações sobre a Licenciatura e o estágio supervisionado de espanhol, com ênfase no estado do Rio de Janeiro; (b) identificar sentidos construídos sobre o trabalho do professor da escola básica no estágio supervisionado de espanhol; e (c) criar um espaço coletivo de discussão para dar voz ao ponto de vista desse profissional sobre seu próprio trabalho. Os encaminhamentos metodológicos consideram: (a) observação acerca do que dizem documentos do âmbito nacional, de universidades públicas (UERJ, UFF, UFRJ e UFRRJ) e de instituições do ensino básico sobre o trabalho do professor, foco deste estudo; (b) realização de entrevistas com professores universitários; e (c) organização e análise de fórum de discussão com professores da escola básica que recebem estagiários. Os resultados evidenciam sentidos discursivos que apontam para um trabalho constituído por diversas ausências, entre as quais destacamos: a ausência de normatização, de diálogo com a universidade e de valorização do seu lugar na formação docente. Esperamos que esta pesquisa, ao dar visibilidade à importância do trabalho do professor da escola básica no estágio supervisionado, possa colaborar com futuros estudos que problematizem esse tema em prol cada vez mais de uma formação docente pública de qualidade.Esta tesis doctoral se inserta en un conjunto de investigaciones que se dedican a las articulaciones existentes entre las prácticas de lenguaje y las situaciones de trabajo en diferentes contextos y situaciones enunciativas. Observamos diversos estudios enfocados en investigar cuestiones relacionadas a la formación docente, que se centran, muchas veces, en la articulación entre teoría y práctica, en las políticas públicas, en reformas curriculares, en prácticas profesionales supervisadas, entre otros. Sin embargo, poco (o nunca) se discuten los saberes y las atribuciones que constituyen el trabajo del profesor en actuación en la escuela de educación básica brasileña que recibe a los pasantes de los cursos universitarios de formación docente. Según nuestra perspectiva, ese profesional comparte con el profesor de la universidad, el papel de formador. De ese modo, definimos como objeto de estudio lo que se dice sobre el trabajo del profesor de la educación básica en las prácticas curriculares supervisadas – grado en Portugués/Español. El aporte teórico se sitúa en la relación entre los estudios del lenguaje, en la perspectiva discursiva de base enunciativa (MAINGUENEAU, 1997, 2002, 2007) y los estudios del trabajo (SCHWARTZ, 1997, 2013), orientada por una concepción ampliada de situación de trabajo (ROCHA, DAHER, SANT´ANNA, 2002). Los objetivos específicos son: (a) reunir documentos e informaciones sobre los cursos superiores de formación de profesores y las prácticas supervisadas de español, en la provincia de Río de Janeiro; (b) identificar sentidos construidos sobre el trabajo del profesor de la escuela básica en las prácticas supervisadas de español; y (c) crear un espacio colectivo de discusión para dar voz al punto de vista de este profesional sobre su propio trabajo. Los pasos metodológicos consideran: (a) observación sobre lo que dicen los documentos de ámbito nacional, de universidades públicas (UERJ, UFF, UFRJ e UFRRJ) y de instituciones de educación básica sobre el trabajo del profesor, enfoque de este estudio; (b) realización de entrevistas con profesores universitarios; y (c) organización y análisis de foro de discusión con profesores de la educación básica que reciben a los pasantes. Los resultados evidencian sentidos discursivos que apuntan para un trabajo constituido por diversas ausencias, entre las cuales destacamos: la ausencia de normalización, de diálogo con la universidad y de valoración de su espacio en la formación docente. Esperamos que esta investigación, mientras da visibilidad a la importancia del trabajo del profesor de la educación básica en la práctica curricular supervisada, pueda colaborar para futuros estudios que problematicen ese tema en pro cada vez más de una formación docente pública de calidad. Palabras clave: prácticas de lenguaje, trabajo del profesor de la escuela, prácticas profesionales supervisadas.Daher, Del CarmenFerreira, Charlene Cidrini2017-03-30T18:01:42Z2017-03-30T18:01:42Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3221CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-13T19:30:05Zoai:app.uff.br:1/3221Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:47:10.973284Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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